Ultima atualização 17 de junho

Mercado Segurador demonstra preocupação com economia

Estudos demonstram dose de pessimismo marcada por preocupações com crescimento do PIB e inflação

Em junho de 2014, a partir dos números e projeções obtidos, a Carta de Conjuntura do Setor de Seguros n°3 destaca que ao longo dos últimos meses, houve diminuição na expectativas favoráveis dos agentes com o comportamento da economia brasileira. Os fatores que motivaram esse comportamento foram a preocupação com o endividamento das contas públicas, o saldo da balança comercial, a inflação, taxa de crescimento da economia  e a política de administração de preços (como preço de combustíveis).
O pessimismo pode ser representado pela evolução das previsões de comportamento da trajetória do PIB , previsões inflacionárias para 2014 ou queda dos indicadores de confiança de diversos setores, como indústrias, comércio e até mesmo o setor de seguros.
Segundo costa na Carta de Conjuntura, no mercado de seguros no Brasil, esse cenário mais desfavorável na economia já está trazendo as suas conseqüências.
Inicialmente, é importante assinalar que, nos primeiros meses de 2014, houve a ausência dos dados oficiais de uma importante seguradora, o que prejudicou as análises comparativas com o ano interior. Mesmo considerando esse fato nas previsões realizadas, as expectativas de receitas e reservas foram ajustadas em junho em função desse novo cenário econômico.
Nesse início do ano, em dados até abril, o faturamento como um todo teve queda, sobretudo pelo comportamento do segmento de VGBL + Previdência. A variação foi de menos 15%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa variação desfavorável, nesse montante elevado, é inédita.
Na Receita de Seguros, a variação foi de 6%, positiva, valor parcialmente subavaliado, conforme o comentário acima (pela ausência de dados). Caso a empresa mencionada tivesse enviado as informações faltantes de 2014, estimamos uma variação positiva de 9 a 10%.
Ao final, no total (Receita Total de Seguros, Sem Saúde), houve uma variação negativa de 4%. Também como no caso anterior, caso a seguradora tivesse enviado as informações do ano, estimamos uma variação negativa de 2%.
Por fim, um último aspecto extremamente relevante, abordado na análise de qualquer setor econômico, se refere às expectativas das empresas. No caso do setor de seguros, uma boa referência é o comportamento do indicador ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), criado em 2012. Em maio, o valor desse indicador foi 92,37, que confirma o aumento de pessimismo.
Nesse caso, para a determinação desse número, que envolve entrevistas mensais com todas as companhias do setor, o aspecto mais bem avaliado se refere ao comportamento da receita das seguradoras, sendo o pior a evolução da economia brasileira.
Já o ICSS (Índice de Confiança do Setor de Seguros) é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO