Ultima atualização 04 de junho

Ibracor atuará na fiscalização preventiva do mercado

O novo presidente Paulo dos Santos, que deve assumir o cargo em julho, afirma que a entidade fiscalizará, num primeiro momento, apenas seus associados

A primeira entidade autorreguladora dos corretores de seguros brasileiros está ativa desde o ano passado. Ainda em fase de estruturação operacional, o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor) deverá iniciar efetivamente suas atividades a partir do segundo semestre.
De acordo com o presidente eleito da entidade, Paulo dos Santos, em princípio serão fiscalizados apenas os associados. “Nesta primeira etapa, faremos um esforço para conseguir os associados. A associação ao Ibracor será como um selo de qualidade”, adianta.
A fiscalização terá um caráter educativo e preventivo, num primeiro momento, com objetivo de orientar os corretores em sua atuação. A equipe de fiscais começa a ser montada e o Ibracor já conversou com a Escola Nacional de Seguros sobre um convênio para a formação de profissionais para esta função.
Os atuais mantenedores da autorreguladora são os sindicatos de corretores, juntamente com a Fenacor. Em breve, a entidade deverá contar também com recursos advindos dos seus associados.
“Basicamente, precisamos fazer as pessoas entenderem que a nossa atuação será baseada no orientação. Esperamos que a associação será considerada como um selo de garantia do corretor, tanto para clientes quanto para as seguradoras”, afirma Santos. No futuro, a Susep poderá delegar outras atividades para a entidade, estendendo a fiscalização para corretores não associados.
Paulo dos Santos assumirá a presidência do Ibracor em 1º de julho. Ele declara que dará continuidade às ações da gestão atual, comandada pelo corretor Roberto Barbosa.

 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock