Em 2013 a Bradesco Seguros economizou 543 milhões de folhas de papelusadas na impressão de apólices, redução de 76% no volume impresso total. Essa economia foi obtida por meio do Kit Digital Auto, implantado pela empresa no início do ano com o objetivo de diminuir o uso de papel em apólices dos ramos Automóvel, Residencial e Vida e Previdência, que passaram a ser encaminhadas aos segurados em arquivo digital (PDF).
“Buscamos não apenas oferecer produtos e serviços alinhados com as necessidades do consumidor moderno, cada vez mais exigente, mas mostrar para o cliente que o Grupo está atento às boas práticas de sustentabilidade com o mínimo de impacto ao meio ambiente”, afirma Eugênio Velasques, diretor da seguradora.
Somente no último ano, a implantação da iniciativa pela companhia gerou a economia de 632 toneladas de massa de papel (50 kg de papel equivalem a 1 árvore). Já a redução da água utilizada na fabricação do material atingiu um volume de 63 milhões de litros (1 tonelada de papel utiliza 100 mil litros de água).

Parcerias sustentáveis
Essa é apenas a mais recente de uma série de ações sustentáveis que o Grupo Segurador desenvolve. Em 2004, o segmento de capitalização lançou títulos com apelo socioambiental, abrangendo áreas como Ecologia, Educação e Saúde. Ao adquirir os produtos, além de concorrer a prêmios em sorteios, os clientes contribuem diretamente com entidades de cunho social que mantêm parcerias com  o Grupo.
Os resultados incluem o plantio de mais de 24 milhões de mudas de árvores nativas (Fundação SOS Mata Atlântica) e o atendimento de mais de 35 mil pessoas em 15 Unidades de Conservação da região amazônica (Fundação Amazonas Sustentável). Além disso, a parceria com o Projeto Tamar tem sido decisiva para o monitoramento, pesquisa e proteção do ciclo de vida das tartarugas marinhas, já tendo assegurado a manutenção de mais de 15 milhões de filhotes.

Programa Auto Reciclagem
Com o objetivo de propiciar uma destinação final correta ao material descartado por oficinas de automóveis e reduzir o impacto ao meio ambiente, o Grupo Segurador lançou em 2009, também de forma pioneira, o “Programa Auto Reciclagem”.  Desde então, foram recicladas mais de 7,6 mil toneladas de peças resultantes dos reparos de carros, caminhonetes, caminhões e motocicletas danificados em acidentes com segurados e terceiros. Somente no ano passado, 1,9 mil toneladas de material foram encaminhadas à reciclagem.
A marca também foi a primeira, no mercado segurador, a aderir aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês). A PSI é uma iniciativa financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, lançada em 2012. O Grupo Segurador também participa do Protocolo Verde, iniciativa criada pela CNseg e pelo Sindicato das Seguradoras (RJ/ES) para implantar uma agenda de sustentabilidade na indústria de seguros.

T.C.
Revista Apólice 

Deixe uma resposta