Ultima atualização 14 de maio

Investimento em tecnologia e atendimento móvel

Com planos de ampliar a atuação em todo o território nacional, a HDI utiliza plataforma de cotação elaborada e aproximação dos clientes para se destacar no mercado

No setor de seguros, contratações para a proteção de automóveis são as mais procuradas. A carteira no mercado tem grande concorrência e as seguradoras buscam constantes inovações para poder atender as demandas dos clientes. Pensando nisso, a HDI investe em tecnologia para aprimorar o atendimento e ter condições de oferecer atendimento modernizado, tanto para clientes quanto para os corretores parceiros.

Preencher as lacunas
A questão do gap existente na carteira de automóvel traz otimismo à seguradora. Mesmo que exista uma frota grande circulando no país, muitos veículos ainda não possuem seguro, o que dá uma boa margem de prospecção de crescimento.  Baseado em dados da Anfavea  (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ), o diretor de Automóvel, Fabio Leme mostra que a HDI está otimista em relação aos futuros segurados, já que as companhias focam, principalmente, em veículos com até oito anos de uso. “Qualquer situação de venda [das montadoras] que se situe entre 3% e -3%, em média, nos próximos anos, trará um aumento da frota de semi-novos entre 30 e 50%”, afirmou Leme.
Pensando nisso, a seguradora que já ocupa a 5ª posição no ranking de seguros de automóveis, ou 7,1% do mercado, aposta nos formatos online para fidelizar o corretor e se tornar uma empresa atrativa e competitiva. Esses resultados são atribuídos, dentre outros fatores, ao HDI Digital, ferramenta disponibilizada ao corretor.  Fábio Leme recordou que a HDI foi a primeira seguradora a apostar no modelo de corretagem totalmente online.
Atualmente, as demais seguradoras já possuem uma plataforma online. Leme afirma que foi importante apostar em um diferencial. O HDI Digital disponibiliza cada cotação que é realizada dentro do programa, possibilitando que a companhia acompanhe e enxergue padrões e perfis que possam ser oportunidades de negócios. “Fazemos isso para termos o preço adequado a cada segmento de clientes”, afirma Leme. Além disso, a plataforma ajuda ainda donos de corretoras a terem um melhor controle sobre o que é feito em suas empresas, já que cada funcionário, por meio de seu CPF, tem um login que identifica suas transações.
Esses dados servem também para que a HDI desenvolva novas propostas, ofertas e realize campanhas para atrair o os profissionais.
Ainda para ajudar os corretores, há uma ferramenta que pode ser disponibilizada em páginas de corretoras, tanto portais da empresa quanto em redes sociais, que possibilitam ao consumidor final realizar uma cotação e, caso se interesse pelas condições oferecidas, selecionar um corretor. A HDI fará a mediação do contato, para que eles possam aprimorar a cotação e, com uma venda consultiva, fechar a apólice mais adequada ao segurado.

Atendimento
A seguradora oferece atendimento em todo território nacional. Mesmo que não possua filiais em todos os estados, há executivos disponíveis para atender todo o país. Há também os chamados “Bate-Pronto”, centros de atendimento rápido onde o segurado, logo após o sinistro, pode fazer a perícia em até 30 minutos e ser encaminhado para a oficina para realizar os reparos necessários. “Pode ocorrer problemas no mercado, como oficinas lotadas ou falta de peças. Mas a parte da seguradora é feita em meia-hora”, contou Paulo Moraes, diretor de Marketing da HDI.
Moraes adianta que para dinamizar os atendimentos em locais que ainda não possuem escritórios e nem os centros de atendimentos fixos, a companhia está investindo no “Bate-Pronto Móvel”. A ideia é que uma van equipada possa se deslocar para os locais onde os sinistros ocorreram e dar o suporte necessário ao cliente. No momento, três unidades estão em projeto piloto no Rio de Janeiro, uma delas atende a Barra desde o Carnaval. “É um projeto que nos dá uma boa visibilidade e nos deixa perto do cliente no momento em que ele precisa”, pontuou Moraes.

Amanda Cruz / Revista Apólice

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