Ultima atualização 22 de maio

Seguradora investe em ferramenta de Loss Control e subscrição

Conversamos com Jaime Gutierrez, gerente de Loss Control da Chubb Seguros, para conhecer o novo serviço que a companhia disponibilizará no Brasil a partir do próximo mês
Time Loss Control Chubb
Jaime Gutierrez, Cindy Callaghan, Ronni Ward, Tom Newark, Bridget Seyerle IT,
Ursula Markewicz

Jaime Gutierrez – Gerente de Loss Control da Chubb Seguros

APÓLICE: Como funciona esta nova plataforma de Loss Control e Subscrição?
Jaime Gutierrez: A nova plataforma “Guidepoint” vem como parte do trabalho contínuo de modernização e aprimoramento dos processos na Chubb para Seguros Corporativos. O trabalho conjunto das equipes de Subscrição e Análise de Riscos tem agora uma ferramenta inovadora, que favorece e agiliza a avaliação dos riscos, melhora o apoio em prevenção de perdas para os segurados e fortalece a proposta em engenharia de prevenção que oferecemos sem custo para o mercado segurador em conjunto com as corretoras de seguros.

APÓLICE: Que tipo de serviços estão envolvidos no Loss Control Services?
Jaime Gutierrez: LCS oferece apoio, sem custo, com uma equipe de profissionais especializados que conduzem vistorias ou análises de riscos das operações dos clientes com o intuito de apoiá-los no controle das exposições e perigos que poderiam prejudicar o normal desenvolvimento das operações e o sucesso dos negócios deles. Além de otimizar os tempos de resposta, a plataforma acessível na web faz acompanhamento automático das melhorias nos processos, procedimentos, controles e proteções nas operações dos segurados agilizando o trabalho de corretores e profissionais da companhia.

APÓLICE: Existe um perfil específico de clientes?
Jaime Gutierrez: A inovação tem aplicabilidade para todos os segmentos corporativos servidos pela seguradora, sem exceção. Todos os segurados corporativos e os respectivos corretores servidos pela seguradora terão um benefício significativo no valor agregado pelos serviços de Loss Control.

APÓLICE: É possível citar um exemplo de um sinistro com e sem o programa de Loss Control e Subscrição?
Jaime Gutierrez: Infelizmente, todos os dias vemos na imprensa eventos sinistrais que ocorreram e poderiam ser evitados se as instituições tivessem melhor consciência dos seus riscos. Muitas das catástrofes históricas com perdas de vidas e grandes perdas financeiras na América Latina que ocorreram em prédios comerciais, fábricas, boates, eventos, operações logísticas, serviços financeiros, lazer, projetos, espaços públicos e privados,  poderiam ser prevenidas, e talvez evitadas, se os gestores e as respectivas seguradoras tivessem feito avaliações oportunas dos perigos e exposições, implementado planos de ação para as deficiências identificadas e alguém tivesse feito um acompanhamento profissional para alertar quando as ações necessárias não foram atendidas.
Em nossa carteira do segmento corporativo recebemos, com alguma frequência, informes de sinistro ocorridos e em 100% dos casos os prejuízos são menores para aqueles segurados que trabalham na cultura da prevenção, atendendo as recomendações e sugestões feitas por os profissionais de Loss Control. Lamentavelmente, todo sinistro maior gera perdas ocultas que não podem ser indenizadas por nenhuma seguradora, como imagem negativa da marca, queda do valor das ações da empresa, redução do market share ou quota no mercado, perda da confiança dos fornecedores, clientes e investidores etc.

APÓLICE: Em quanto é possível reduzir as perdas de um sinistro quando se adota um programa de prevenção?
Jaime Gutierrez: Nunca tivemos casos de sinistros semelhantes em segurados que tinham programas de prevenção opostos, mas temos visto perdas maiores em prédios onde a gestão dos riscos não foi a adequada, os processos e procedimentos não foram desenvolvidos no ritmo em que as operações cresciam ou as proteções foram esquecidas por excessiva confiança dos gestores. Um evento de fogo, um incidente de furto, os prejuízos por um alagamento, um dano elétrico, os danos por queda de raio ou granizo, com certeza, são menores nas instalações de segurados que trabalham conjuntamente com os profissionais de análise de risco e prevenção de perdas, com o acompanhamento costumeiro do corretor de seguros.

 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock