Ultima atualização 28 de maio

Plano de saúde pós-pago diminui cerca de 20% o custo das empresas

Modelo pode ser customizado e permite que companhias gastem menos com planos de saúde

No Brasil, a maioria dos planos de saúde corporativos é contratada na modalidade de pré-pagamento, ou seja, a empresa, com base no perfil de sua carteira de funcionários, paga um valor fixo por mês à operadora de saúde, que absorve o risco das despesas assistenciais. No entanto, em busca de uma redução nos custos, muitas companhias têm migrado para o modelo de pós-pagamento, conhecido também como plano administrado, no qual se paga para a operadora, basicamente, pelos serviços utilizados pelos beneficiários do plano.
O custo de administração desse produto para as empresas pode ser até 20% inferior ao do pré-pago, já que o valor do plano não está atrelado aos sinistros – custos com despesas médicas –, como no modelo de pré-pagamento.
Segundo José Augusto de Paula, vice-presidente da Gama Saúde, nesse modelo a remuneração se dá exclusivamente pela prestação dos serviços. “O plano de pós-pagamento passa a ser vantajoso para companhias com mais de 3.000 vidas, considerando titulares e beneficiários, dado que a própria empresa administra seu risco”.
O aumento da procura pelos planos administrados ocorre, principalmente, porque os reajustes das operadoras de planos pré-pagos ficaram impraticáveis para o consumidor, por conta do aumento do custo assistencial prestado pelas instituições médico-hospitalares, além das incorporações tecnológicas, das coberturas obrigatórias e do desenvolvimento de novos medicamentos.
“O custo do plano pré-pago, por vezes, é alto para as companhias, pois além da taxa de administração, as operadoras costumam cobrar para constituir reservas financeiras e, assim, reduzir os riscos atuariais”, afirma o executivo da operadora. Ele acrescenta ainda que as principais vantagens do modelo de pós-pagamento são “a redução de custo, a taxa de administração fixa independente do sinistro, a possibilidade de inclusão de coberturas adicionais ao Rol mínimo da ANS, desenho de reembolso customizado, personalização do plano desenhado de acordo com as necessidades da empresa, entre outras”.
Atualmente, a rede credenciada da operadora conta com cerca de 3 mil médicos e mais de 38 mil pontos de atendimento em todo o Brasil.

T.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock