O atual panorama e os desafios do mercado brasileiro de seguro de transporte serão os destaques durante o Encontro Internacional IUMI Spring Meeting, a ser realizado nesta quinta-feira, 22 de maio, das 8h às 12h, no Rio de Janeiro. O evento, que ocorre pela primeira vez no Brasil, é resultado de uma parceria entre a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e a International Union of Marine Insurance (IUMI).
Entre os participantes, o presidente da Federação, Paulo Marraccini, o diretor da FenSeg, Luiz Felipe Smith, também diretor executivo da Tokio Marine, o gerente regional de marítimo da América Latina da Chubb, Amílcar Spencer, o diretor da Argo, Salvatore Lombardi, o presidente da comissão de seguro de transportes da FenSeg, Paulo Robson Alves, também da Zurich Seguros, e o advogado Christian Smera, do Smera Advogados Associados & Consultores em Sinistros.
Entre janeiro e novembro de 2013, a carteira de transportes teve arrecadação de R$ 2,5 bilhões, 3,8% a mais do que os R$ 2,4 bilhões registrados no ano anterior. Os números mostram que hoje, no Brasil, há forte e crescente demanda pelo seguro de transportes, especialmente pelo fato de o país estar reforçando sua posição no cenário de importações.
Um dos coordenadores do evento, Alves, ressalta que o Brasil vive um momento diferenciado, também  pelo alto volume de cargas vindo para o país por conta dos grandes eventos. “A expectativa é que haja uma maior eficiência dos portos, o que faz com que os custos caiam, tornando o País um lugar atrativo para aportar mercadorias”, destaca o executivo. “O mercado de seguros de transportes no Brasil está altamente competitivo, o que reduziu as taxas e pode ajudar a impulsionar a contratação no País”, completa.

T.C.
Revista Apólice

 

Deixe uma resposta