Ultima atualização 12 de maio

Mapfre obtém 219 mi de lucro líquido no primeiro trimestre

O patrimônio líquido aumentou 477 milhões, atingindo 10,371 bilhões, e a poupança administrada subiu para aproximadamente 35,614 bilhões (+7,7%)

No primeiro trimestre deste ano, a Mapfre obteve um volume de prêmios no valor de 5,961.2 bilhões de euros, o que representa um aumento de 1% graças ao impulso dado pelo crescimento orgânico da companhia. No começo do exercício, o crescimento foi caracterizado pela apreciação do euro em relação às principais moedas. Se as comparações fossem feitas em moeda constante, os prêmios teriam crescido aproximadamente 10%. As receitas, por sua vez, subiram para 6,901 bilhões de euros (-0,6%) e o lucro ficou situado em 219 milhões de euros, aproximadamente 17,1% a menos. Descontando o efeito dos lucros extraordinários do ano, o resultado livre de impostos não apresenta praticamente nenhuma variação.
O ramo de Não Vida registrou crescimento nos principais mercados e linhas de negócios, principalmente os obtidos no Brasil e nos Estados Unidos e, na Espanha, nos ramos de Familiar, Resseguro e Assistência. Os prêmios desse ramo subiram para 4,362.8 bilhões de euros, uma redução de 2,3% originada pela apreciação do euro. Os prêmios do ramo de Vida, por outro lado, se aproximaram a 1,6 bilhões de euros (+11,1%), mostrando um crescimento significativo na área de seguro de Poupança em todos os canais na Espanha.
O presidente da seguradora, Antonio Huertas, salientou que “na Espanha, estão sendo observados os primeiros sinais de reativação econômica, e o setor de seguros deixa entrever uma mudança de tendência no ramo de seguros privados”.
Nos últimos doze meses, os fundos próprios chegaram a 8,148.9 bilhões, o que representa 1,9% de aumento. Os ativos totais administrados aumentaram 3,3%, crescendo para 70,262.1 bilhões.
A poupança administrada teve 7,7% de aumento, chegando a 35,613.9 bilhões. O patrimônio líquido aumentou 477 milhões de euros nos três primeiros meses deste ano e atingiu 10,371 bilhões graças à queda significativa experimentada pelo prêmio de risco na Espanha, entre outros motivos.
Durante este trimestre, por outro lado, as principais agências de qualificação melhoraram o ranking da seguradora e de diversas filiais da companhia. Por exemplo, a agência Standard & Poor’s aumentou a qualificação da Mapfre S.A. de BBB- para BBB, com perspectiva estável. As qualificações de crédito da Mapfre RE, Mapfre Global Risks e da Mapfre Assistência, bem como da Mapfre USA e da Mapfre Praico também foram melhoradas.

Evolução da companhia
→ Na Área Regional Ibéria (Espanha e Portugal), que contribui com 40,3% dos prêmios e 43,1% do lucro, os prêmios atingiram 2,627 bilhões de euros, representando 7,8% de incremento em relação ao primeiro trimestre de 2013. Na Espanha, os prêmios subiram para 2,558.4 bilhões de euros, 7,2% a mais, com destaque especial para o crescimento do ramo de Vida (+31,6%) e de seguros de Saúde (+6,4% em comparação com 3% do setor). Os fundos de investimentos e as carteiras administradas, bem como os fundos de pensão, tiveram um aumento de, respectivamente, 20% e 6,8%. Por outro lado, no ramo de Veículos, os prêmios cresceram para 490,3 bilhões de euros. Entre os 20 maiores grupos de seguros na Espanha, o Grupo Mapfre registrou o maior crescimento no primeiro trimestre deste ano.
→ Os prêmios da Área Regional Brasil subiram para 1,174.1 bilhões de euros, representando 17,6% de aumento na moeda local, com destaque especial para o crescimento do ramo de Vida Risco e a redução do índice de despesas. O Brasil contribui com 18% dos prêmios e 12,7% dos lucros da seguradora.

Resultados do primeiro trimestre de 2014
→ Na Área Regional América Latina – Sul (Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), os prêmios chegaram a 703 milhões (-1,6%). O destaque ficou com o crescimento dos negócios no Peru (+18,9% na moeda local), impelido pelo bom comportamento do ramo de Veículos. Esta área contribui com 10,7% dos prêmios e 9,3% dos lucros da seguradora.
→ Os prêmios da Área Regional América Latina – Norte (Costa Rica, El Salvador, Guatemala Honduras, México, Nicarágua Panamá e República Dominicana) chegaram a 300,2 milhões (-1,4%), representando 4,6% do total. Esta Área contribui com 5,6% para o resultado da seguradora. O destaque ficou com o México, com 198,3 milhões de euros em volume de prêmios (+ 1,6% em moeda local), graças ao forte crescimento do ramo de seguro de Vida e Saúde e Acidentes.
→ Na Área Regional América do Norte (Canadá, Estados Unidos e Porto Rico), no primeiro trimestre, os prêmios ficaram em 486 milhões de euros (-2%) devido à depreciação do dólar em relação ao euro. Este mercado contribui com 7,4% dos prêmios da seguradora e 3,1% do lucro. O destaque ficou com os Estados Unidos, com 424,9 milhões de euros em volume de prêmios (+ 4,5% em moeda local), um crescimento que foi impelido pelo ramo de Veículos e seguros particulares.
→ Os prêmios da Área Regional EMEA (África, Europa – exceto Espanha e Portugal – e Oriente Médio) atingiram 324,2 milhões de euros (-5%), com destaque especial para a Turquia, onde os prêmios excederam 158 milhões de euros (+16,5% na moeda local), registrando aumento nos ramos de Veículos. Malta também se destacou pelo volume de prêmios no valor de 41,8 milhões (+10,9%). Esta área contribui com 5% dos prêmios e 7,6% dos lucros da seguradora.
→ Os negócios na Área Regional da APAC (Austrália, China, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão e Taiwan) registraram 60% de aumento, chegando a 23,2 milhões de euros. Nessa Área Regional, o destaque ficou com a contribuição das Filipinas, de 8,6 milhões de euros, representando 0,4% de prêmios e 0,5% do lucro da seguradora.
→ Os prêmios do ramo de resseguros subiram para 885,8 milhões de euros, representando 1,2% de crescimento. Esse ramo representa 13,6% dos prêmios e 18,1% dos lucros da seguradora.

Estes resultados respondem à nova estrutura da seguradora vigente a partir de janeiro deste ano visando adaptar o Grupo à sua dimensão e presença atual como seguradora global de confiança.

Dividendos
O Conselho de Administração concordou em pagar, no dia 20 de junho próximo, um dividendo complementar de 8 cêntimos de euro brutos por ação. Desta forma, o desembolso realizado, relativo aos resultados do ano de 2013, chegará a 400,3 milhões de euros, representando 18% a mais do que aquele pago referente aos resultados de 2012.

T.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO