Ultima atualização 05 de maio

Índice de Confiança do Setor de Seguros cai para 82,1

60% dos executivos acreditam que rentabilidade irá piorar em 2014

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor, caiu para 82,1 no mês de abril, indicando forte tendência pessimista no mercado. Essa foi a terceira avaliação divulgada desde o lançamento do índice, em março. Na primeira pesquisa, o índice chegou a 97,7 e, no mês passado, ficou em 94,0.
O ICSS é obtido a partir da combinação de três indicadores: o ICGC – Índice de Confiança das Grandes Corretoras; o ICES – Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras; e o ICER – Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras.
Em abril, o ICES atingiu o seu menor valor, desde que esse indicador foi criado (94,3). A trajetória também não é favorável no ICER (63,7) e no ICGC (92,1).
Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, esses percentuais sinalizam uma preocupação crescente das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e, naturalmente, com as possíveis consequências nos seus negócios.
Nesta terceira amostragem, os resseguradores demonstraram uma visão bastante pessimista. Para 60% dos executivos desse segmento, a rentabilidade do setor deverá piorar em 2014.
Entre os dirigentes de corretoras de seguros que responderam à pesquisa quase a metade (46%) acredita que a rentabilidade será reduzida este ano.
Em contrapartida, 63% dos seguradores apostam que a rentabilidade permanecerá no mesmo patamar.
A pesquisa apurou ainda que 70% dos resseguradores, 36% dos dirigentes de grandes corretoras de seguros e 53% dos seguradores avaliam que haverá uma piora do quadro na economia brasileira.
Nenhum corretor ou ressegurador respondeu que acredita em uma melhora na economia, perspectiva apontada por 3% dos seguradores entrevistados.
Mais detalhes da pesquisa estão disponíveis no site da FENACOR, através do link: http://www.fenacor.com.br/download/ICSSabr2014.pdf

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO