Ultima atualização 21 de maio

Hábitos de mobilidade passam por mudanças

Urbanização, custo, consciência ambiental, envelhecimento e a tecnologia estão mudando a forma como nos locomovemos, dizem especialistas da Allianz

O carro está perdendo a sua relevância como símbolo de status, afirmam os especialistas do Grupo Allianz. Levantamento feito pela seguradora apontou que os consumidores de hoje se comportam de uma maneira diferente do que até poucos anos atrás e a urbanização, o aumento dos custos dos combustíveis, a consciência ambiental, o envelhecimento da sociedade e o e-commerce são as causas dessa mudança. Além da mobilidade, o novo cenário está criando, em todo o mundo, tendências que vão influenciar pelos próximos anos a forma como nos deslocamos. “As decisões de mobilidade vão incluir cada vez mais questões como a emissão de carbono e a responsabilidade social”, analisa Clem Booth, membro do Conselho do Grupo Allianz e presidente do Conselho de Supervisão da Allianz Global Corporate & Specialty. A concentração da população em cidades é um dos principais impulsionadores das mudanças. Metade da população do mundo vive em regiões urbanas e este percentual deve chegar a quase dois terços em 20 anos, segundo a ONU. Mas outras mudanças acontecem e devem equilibrar os problemas de circulação. As pessoas estão diminuindo a quantidade de deslocamentos, por exemplo, como aponta uma pesquisa do Departamento de Transporte do Reino Unido que mostrou que o comércio pela internet reduziu em 10%, em 15 anos, o número de viagem com o objetivo de compras. Assim como, os avanços tecnológicos impulsionados pela digitalização estão permitindo que novos serviços surjam.  É o caso do aumento do número de smartphones, que facilitou o uso do car sharing*, já que exibe a localização de carros disponíveis e de vagas acessíveis em um mapa, assim como os aplicativos para solicitar taxis, que já oferecem a possibilidade de pagamento via celular.

As cinco grandes tendências da nova mobilidade
– Popularização dos carros inteligentes e conectados
– Massificação do car sharing (carro compartilhado)
– Veículos a preços mais acessíveis
– Carros perdem o símbolo de status
– Trânsito fica cada vez mais pesado

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO