Ultima atualização 06 de maio

Confira as 7 dúvidas mais comuns sobre saúde bucal na gravidez

Para esclarecer essas questões, conversamos com a Dra. Maria Cristina Treno Rita*, gerente Operacional e cirurgiã dentista da operadora Inpao Dental

Durante os nove meses de gestação, as futuras mamães ficam com muitas dúvidas quando o assunto é saúde bucal. Muito se fala sobre, por exemplo, riscos de uma gengivite induzir o trabalho de parto de forma prematura. Para esclarecer essas e outras questões, conversamos com a Dra. Maria Cristina Treno Rita*, gerente Operacional e cirurgiã dentista da operadora Inpao Dental.

1-     Que problemas bucais podem ocorrer durante a gravidez?
Os problemas mais comuns são a gengivite e cáries em geral, devido ao aumento no consumo de alimentos, especialmente doces e carboidratos, e a dificuldade que a grávida possui em fazer uma higiene adequada devido aos enjoos. Além disso, pode ocorrer uma maior sensibilidade gengival, em decorrência das alterações hormonais que acontecem neste período. Outro risco é que aconteça algum tipo de descalcificação dental devido aos vômitos constantes, o que aumenta a acidez na boca.

2-     A saúde bucal pode afetar a gravidez?
A gravidez causa flutuações hormonais e isso aumenta o risco de gengivite e agravamento de doença periodontal preexistente. As bactérias existentes nesse tipo de doença podem cair na circulação sanguínea e se espalharem por todo o corpo. Em consequência, há também um risco considerável de induzir o trabalho de parto precocemente, provocando o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.
Porém, essa doença não é a responsável pela perda de dentes. Quando isso acontece, geralmente está associada à higiene inadequada e hábitos alimentares prejudiciais. 

3-     O que é recomendado para uma gestante fazer nesse período?
Gestantes podem e devem receber tratamento odontológico, especialmente o preventivo. As consultas periódicas, a profilaxia (limpeza), a aplicação tópica de flúor (se necessário) e orientações de higiene oral e de dieta alimentar são muito importantes. Os tratamentos eletivos (não urgências) devem preferencialmente ser agendados para o segundo trimestre de gravidez.

4-     O que a futura mamãe pode esperar de uma consulta com o dentista durante seu período de gravidez?
A gestante pode realizar consultas odontológicas sem problema algum. Neste período, inclusive, é melhor marcar consultas entre o 4º e 6º mês de gestação, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança.
Além disso, a posição da cadeira de dentista pode ser algo muito desconfortável nos últimos meses da gestação. Entretanto, se houver necessidade de consultas de urgência devido à incidência de dor, elas podem ser realizadas a qualquer momento, postergando os procedimentos invasivos.

5-     Existe algum procedimento que a gestante deve evitar durante a gravidez?
Na maior parte dos casos, devem-se evitar radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos (especialmente a tetraciclina) durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente imprescindíveis. 

6-     Como se prevenir de problemas odontológicos durante a gravidez?
É preciso escovar os dentes sempre após as refeições, evitando o acúmulo da placa bacteriana, sobretudo próximo à gengiva. Dessa forma, a utilização diária de fio dental torna-se imprescindível, pelo menos antes de dormir. Também a redução no consumo de doces e o aumento na ingestão de alimentos integrais, verduras e frutas secas é uma medida bastante recomendável. 

7-     E depois do nascimento, quando se deve levar o bebê ao dentista?
A primeira visita ao odontopediatra deve acontecer o mais rápido possível, pois o cirurgião dentista irá orientar a mãe em questões relacionadas à higiene bucal (inclusive gengival, enquanto não há dentes) e hábitos (tipos de mamadeiras e chupetas, entre outros, além do uso adequado do flúor).

* Dra. Maria Cristina Treno Rita (CRO nº 29817) é cirurgiã dentista desde 1981.

T.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO