Ultima atualização 28 de maio

Catástrofes e seguro são tema de palestra em São Paulo

O assunto foi abordado por Rodrigo Botti e outros especialistas, na última quinta-feira, 22 de maio, em evento no hotel Meliã Paulista

Catástrofes naturais estão se tornando uma das principais causas de prejuízos. É o que afirmou Rodrigo Botti, diretor de risco da Terra Brasis Resseguros, em palestra ministrada na última quinta-feira, 22 de maio, no hotel Meliã Paulista.
O evento, uma mesa-redonda intitulada “Economia e Seguro: Catástrofes”, foi promovido pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e contou também com a participação de Renato Flores, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas – FGV, Claudio Contador, diretor de Ensino Superior e Pesquisa da Escola, e Lauro Faria, assessor da Diretoria Executiva da Funenseg.
Botti ressaltou que, no mundo, há diferentes catástrofes, e o Brasil é atingido, principalmente, pelas inundações – o correspondente a 69% dos desastres naturais que afetam o País. Além disso, o executivo falou sobre a importância da securitização, “um tema que está revolucionando o mercado de seguros e resseguros”.
Segundo Flores, para o senso-comum, catástrofe é um evento raro, no entanto não é. “Há catástrofes que apresentam um comportamento cíclico, como no caso das inundações”, afirmou. Para o professor e pesquisador, há a “necessidade de bem codificar, classificar e mensurar a catástrofe. Sem se ter ideia da magnitude, é difícil fazer uma avaliação de impacto e securitizá-la”.
Flores salientou também que para o desenvolvimento de seguros são necessários dados. Deve-se levar em conta a gestão de risco, que é “composta por dois braços: em um, o conjunto de procedimentos para se evitar a catástrofe; no outro, os comportamentos durante e depois, a fim de mitigar seus impactos”. E completou : “ao se desenhar um seguro, dada a dimensão, não podemos nos ater à catástrofe em si, mas sim aos impactos diretos e colaterais”.

Thaís Carapiá
Revista Apólice

 

 

 

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO