Ultima atualização 27 de maio

Apesar da diminuição no Brasil, número de fumantes no mundo aumenta

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, países emergentes lideram lista; o País é uma das exceções

Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Washington em 187 países revela que o número de fumantes subiu de 721 milhões, em 1980, para 967 milhões, em 2012. Além disso, o volume de cigarros consumidos por ano aumentou em 26% no mesmo período.
A explicação está em dois fatores principais: no crescimento populacional e na crescente popularização do consumo do tabaco em nações emergentes. China, Rússia, Indonésia, Índia e Bangladesh são os maiores responsáveis pela elevação na taxa de tabagismo mundial. Somados, somente esses países acrescentaram mais de 136 milhões de fumantes às estatísticas.
Entretanto, no Brasil a situação é diferente. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, nos últimos oito anos o número de fumantes maiores de idade caiu de 15,7% para 11,3%, em 2013. As restrições ao tabaco e a conscientização crescente das pessoas são os principais motivos desse sucesso.
“Se as pessoas deixassem de fumar hoje, diminuiríamos em 80% os casos de câncer de pulmão e 3 entre 10 casos de câncer de qualquer tipo também deixariam de existir. Vale ressaltar que, em qualquer idade, é válido deixar o cigarro”, destaca o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center, Jefferson Luiz Gross.
Porém, não são apenas essas as doenças e problemas de saúde que o fumo pode causar. Como combustão do tabaco resulta em quase cinco mil substâncias químicas que são transportadas até os pulmões, a boca é um dos órgãos que mais sofre os impactos nocivos do cigarro.
“O fumo está associado a diversas patologias bucais, como o comprometimento dos tecidos periodontais (gengivas); manchas nos dentes; a xerostomia (sensação de boca seca); a candidíase (sapinho); a halitose; e, a mais grave de todas, o câncer bucal”, lembra José Henrique de Oliveira, cirurgião dentista e diretor de Operações do Inpao Dental.
Além disso, o consumo do cigarro pode gerar problemas nos olhos (como cataratas); descoloração dos dedos; perda progressiva da audição, deformação de espermatozóides e impotência sexual.

T.C.
Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO