A Allianz Seguros está apoiando o Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para reduzir acidentes no trânsito. O mês se tornou a referência mundial para colocar em pauta o tema da segurança automotiva para a sociedade e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
A segurança no transito é uma das bandeiras da seguradora, que apoia ações globais de prevenção a acidentes. O Centro de Tecnologia Allianz (Allianz Center for Tecnology – AZT), que fica em Munique, na Alemanha, estuda os sistemas de prevenção, causas e consequências dos acidentes e divulga informações sobre condução segura através do site da companhia – drive safely – programa de comunicação e ações globais de marketing.
Parceira global da Fórmula 1™ desde 2000 e patrocinadora oficial do Safety Car, a seguradora está empenhada em utilizar o esporte para transmitir a importância de melhorar a segurança nas estradas ao redor do mundo, além de trabalhar continuamente para elevar os padrões de segurança dos pilotos nas pistas.
A cor amarela, escolhida como símbolo da campanha do mês de maio, representa a sinalização de advertência no trânsito, chamando atenção para que todos os países membros das Nações Unidas se debrucem em ações para essa questão que engloba saúde, educação e transportes. A intenção é alertar a sociedade sobre o alto índice de acidentes com mortes e feridos no trânsito, principalmente no Brasil.
Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, cerca de um milhão de benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são destinados a vítimas de acidentes de trânsito. Isso representa uma despesa de mais de R$ 12 bilhões. Se esse número incluir os custos do Ministério da Saúde, além dos organismos federais, estaduais e municipais, que atuam na área de trânsito e transportes, esse valor é bem maior. De acordo com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), acidentes de trânsito geram, por ano, prejuízo de R$ 40 bilhões ao País.
A Allianz, juntamente com outras seguradoras e entidades, vai levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e do amarelo, a cor da “atenção pela vida”. Saiba mais em www.maioamarelo.com.
T.C.
Revista Apólice