Neste domingo, 27 de abril, será a vez de Sorocaba receber, pela sétima vez, o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. O evento, que entra em seu oitavo ano consecutivo, tem por objetivo estimular a prática de exercícios físicos para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar.
— A longevidade do brasileiro é um fato, como mostram muitos levantamentos demográficos. E, se vamos viver mais, precisamos assegurar que esses anos sejam vividos com qualidade e bem-estar — explica Alexandre Nogueira, diretor da seguradora.
O interesse dos sorocabanos em participar foi grande e as vagas esgotaram-se rapidamente. Cerca de 4 mil pessoas devem participar das provas de corrida (6 km) e de caminhada (3 km) no Parque das Águas. Ao todo, a temporada 2014 terá 14 etapas, com a participação de mais de 50 mil pessoas.
O evento, uma iniciativa da seguradora — patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos Rio 2016 —, tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. O coordenador técnico do evento é o preparador físico e comentarista esportivo Lauter Nogueira.
O valor equivalente ao da renda obtida será destinado às atividades do Fundo Social da Prefeitura de Sorocaba. Desde o início do Circuito da Longevidade, mais de R$ 1,5 milhão foram doados. O objetivo dessa ação é canalizar recursos para projetos que privilegiem a inclusão e o atendimento de pessoas carentes.
A entrega dos kits de participação ocorrerá na véspera do evento (dia 26, sábado), no local da largada, de 9h às 17h. Na ocasião, e também na data da prova, os inscritos poderão realizar, gratuitamente, avaliação física e teste de pisada. Por meio de um equipamento de última geração, os participantes têm acesso a uma série de dados sobre as condições de seu organismo e recebem orientações de profissionais especializados para potencializar o treino e ganhar mais qualidade de vida. Já no teste da pisada, o participante é orientado a utilizar o tênis mais adequado ao seu passo.

Corrida e caminhada da longevidade
A prova de corrida tem caráter competitivo, com participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros, além de amadores e iniciantes. Os cinco primeiros colocados, nos pelotões masculino e feminino, recebem prêmios em dinheiro, além de medalhas e troféus. Já a caminhada tem foco maior nos sedentários, com a presença de participantes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. O objetivo é estimular os que caminharam para que, em uma próxima oportunidade, possam participar correndo.
Os mais longevos têm destaque especial. Eles são homenageados com troféus, na corrida e na caminhada. Com essa ação, a seguradora dá visibilidade a pessoas mais velhas que, por meio do exercício físico, conquistaram uma vida saudável.
O Circuito da Longevidade Bradesco Seguros conta também com a participação de portadores de necessidades especiais que, com frequência, marcam presença nas pistas. A eles, é reservada uma largada diferenciada, que acontece antes da oficial.

T.C.
Revista Apólice

 

Deixe uma resposta