Ultima atualização 22 de abril

Estudo revela que boa gestão de riscos traz estabilidade às empresas

Companhias de capital aberto maduras têm quedas menores em suas ações

Empresas com mais maturidade na gestão de riscos têm maior retorno no patrimônio líquido. É o que aponta um estudo da consultoria e corretora de seguros Aon, realizado em parceria com a Universidade Wharton, da Pensilvânia (EUA). O levantamento questionou mais de 500 companhias de capital aberto sobre suas práticas de gerenciamento e seus resultados financeiros. Enquanto as organizações que ficaram no topo da escala de gerenciamento de riscos tiveram um retorno médio de 37% nos ativos, as piores colocadas tiveram um índice negativo de 11%.
A pesquisa demonstrou também que empresas mais maduras tiveram uma volatilidade até 50% inferior no valor dos papéis em comparação a outras menos preparadas. Segundo Alexandre Botelho, diretor da área de Consultoria em Gestão de Riscos da Aon Brasil, o estudo também mostrou uma maior resiliência de empresas maduras em momentos de crise. “Quando o mercado está bom, empresas com processos menos estruturados também podem ter um bom desempenho. Mas em um cenário adverso, a queda nas ações de companhias mais maduras chega a ser de 30 a 91% menor”, diz.
Os resultados do levantamento confirmam a percepção dos especialistas de que a gestão de riscos se tornou uma ferramenta indispensável para evitar prejuízos e aproveitar oportunidades de agregar valor à operação. “As empresas que foram bem avaliadas em nossa pesquisa e que tiveram um bom desempenho financeiro têm muitos pontos em comum. Em geral, elas compreendem com muita clareza a complexidade dos riscos a que estão expostas e a relação com outros riscos, indiretos, que também podem atingi-las”, afirma Botelho.
Para o executivo, o desafio é incorporar essa percepção em todos os níveis da organização. “É preciso que a visão de riscos da empresa esteja integrada à operação para que realmente exerça influência na tomada de decisões estratégicas e consequentemente nos resultados financeiros”, diz.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO