Ultima atualização 27 de março

Seguros Unimed investe na qualidade de vida de seus colaboradores

Empresa contratou psicóloga para tratar doenças relacionadas ao estresse

Em mais um investimento na sua gestão de RH, a Seguros Unimed contrata uma psicóloga exclusiva para tratar doenças associadas ao estresse de seus colaboradores. Josiane Isaac é psicanalista e trabalha com estresse, pesquisando e implantando as metodologias utilizadas pelos institutos dedicados ao estudo de  Estresse Organizacional por todo o mundo.
Segundo uma pesquisa da Towers Watson, o estresse é a principal fonte de ameaça à saúde dos profissionais. Na lista de riscos, o problema aparece antes mesmo da obesidade e sedentarismo (terceiro lugar) e do uso do tabaco (sétimo).
O estudo, realizado entre maio e julho de 2013 e divulgado recentemente, ouviu 892 profissionais de recursos humanos em 15 mercados pelo mundo.
De acordo com a psicóloga, as atividades na Seguros Unimed iniciam com um mapeamento das áreas com maior pressão. “Através de pesquisas de clima organizacional já realizadas, vamos trabalhar as áreas que apresentam maior necessidade. Para isso, mapearemos o estresse da área e vamos propor um trabalho junto ao gestor e à equipe, levando em consideração as características pessoais, a natureza do trabalho e o grupo.”
Endometriose, obesidade e dificuldades para engravidar, doenças mais acometidas pelas mulheres, também estarão na pauta. “As funcionárias da empresa serão convidadas a participar de grupos de discussão sobre essas doenças, quase sempre relacionadas aos múltiplos papéis que a mulher exerce”, explica Isaac.
O projeto está em fase piloto e a experiência será transferida ao mercado, assim como ocorreu com outras iniciativas.

Estresse amigo
“Bem administrado, o estresse vira motivação. Todos nós precisamos dele para aprender. Uma empresa que consegue compreender isso, ganha em produtividade. Isso porque, além de aumentar o engajamento, tratar o problema também diminui doenças e, consequentemente, o número de faltas na companhia”, ressalta a psicanalista.
Na seguradora, o crescimento de aproximadamente 20% dos casos a cada ano foi um dos fatores que chamaram a atenção para a necessidade de cuidar do estresse da equipe, de acordo com Isaac. “É importante crescer com sustentabilidade, ser uma empresa saudável”, avalia ela.

Qualidade de vida
Não é de hoje que a Seguros Unimed investe na qualidade de vida de seus colaboradores. Por meio do Programa Viver Melhor, a seguradora oferece um leque de benefícios em prol da saúde de seu time de trabalho.
Orientação nutricional, distribuição de frutas, grupos de corrida, convênio com academias, auxílio lactante, programa de gestantes, jornada flexível, coleta de exames laboratoriais na própria companhia e programa antitabagismo são algumas iniciativas disponíveis.

T.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock