Ultima atualização 12 de março

Seguro Rural tem novas regras que estimulam o setor no Brasil

Decisões devem encorajar novas seguradoras a ingressarem no mercado, acirrando a competição e trazendo produtos mais qualificados

As novas medidas para o funcionamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) anunciadas pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR) foram recebidas com otimismo pelas seguradoras e resseguradoras que atuam no setor.
A decisão do governo de conceder o mesmo limite de aplicação para todas as seguradoras é um dos pontos que mais deve estimular o segmento. Até agora, os valores eram definidos de acordo com o desempenho de anos anteriores, o que desestimulava novas empresas a entrar no mercado. Com a mudança, o desempenho das seguradoras será revisto todos os meses e caso uma empresa não use toda a sua margem, o valor será repassado para as concorrentes.
“Com cotas iguais para as seguradoras a concorrência ficará ainda mais acirrada e a oferta de produtos mais qualificados será um grande diferencial”, analisa Bruno Valentim, head de Agronegócios da Austral Re, que possui cerca de 15% de participação de mercado no setor de seguro rural.
O pacote de mudanças inclui ainda a definição da distribuição de limites por cultura – 25% irão para soja, 10% para milho verão, 20% para milho inverno, 10% para uva, 15% para trigo, 10% para maçã e 10% para outras culturas. Para ele, além de mais transparência, a divulgação prévia dos percentuais e do montante de subvenção vai favorecer o planejamento das seguradoras e pode refletir em uma redução de custos no longo prazo.
Para o executivo, as mudanças são um passo importante na direção correta, mas ainda é preciso investir em uma estratégia nacional. “São necessárias políticas de longo prazo para subsídio do prêmio do seguro rural, capacitação de novos profissionais e estímulo à concorrência”, conclui.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO