Ultima atualização 20 de março

Seguradoras acusam GM de 303 mortes por adiar recall nos EUA

A soma de carros envolvidos pode passar de 1,7 milhão de unidades

carroA General Motors pode estar prestes a enfrentar sua pior crise, considerando até mesmo a concordata durante a turbulência financeira de 2008-09, quando foi salva da quase-extinção com o dinheiro da Casa Branca, do contribuinte canadense e dos fundos de pensão. O problema é o adiamento do recall de cilindros de ignição de carros fabricados entre 2003 e 2007 na América do Norte. Parecia algo bobo, mas a soma de veículos envolvidos pode passar de 1,7 milhão de unidades. Pior: uma empresa ligada a seguradoras do Texas afirma que a falha pode ter causado 303 mortes.
Segundo a Friedman Research Corporation, que presta serviços a diferentes seguradoras automotivas e está sediada em Austin (capital texana), uma nova análise dos dados americanos sobre acidentes mostra que mais de 300 mortes em acidentes nos últimos anos pode ter relação direta com a falha do cilindro de ignição. A informação foi publicada pelo jornal “The New York Times” desta quinta-feira (13).
O defeito parece risível em um primeiro momento: o miolo do cilindro da ignição de alguns carros se desgasta com o tempo e pode não aguentar o peso do chaveiro (e de outros penduricalhos usados pelo motorista) junto à chave do carro. A chave carregada pode rodar dentro do cilindro para a posição de desligar, mesmo com o carro em movimento. Com o carro desligado, as rodas podem travar e pedal de freio, câmbio e mesmo airbags e freios com ABS (antitravamento) deixam de funcionar — qualquer um desses fatores pode causar acidentes graves.
A falha envolve os modelos Chevrolet Cobalt (o americano, sem qualquer relação como brasileiro), Pontiac G5, Pontiac Pursuit fabricados entre 2005 e 2007 e vendidos no Canadá; Saturn Ion 2003 a 2007, Chevrolet HHR e Pontiac Solstice 2006 a 2007 e Saturn Sky 2007, estes últimos vendidos nos Estados Unidos.

Fonte: Portal UOL

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock