Ultima atualização 20 de março

Gristec faz radiografia do setor de rastreamento e gerenciamento de riscos

Estudo que contempla período de 2005 a 2013 mostra a importância dessas atividades para diversos segmentos e para a economia do País

A primeira radiografia dos mercados brasileiros de rastreamento de veículos e cargas e gerenciamento de riscos acaba de ser concluída. Realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec), entidade que reúne as principais empresas do setor, a pesquisa resultou em um relatório com dados que provam como essas tecnologias e serviços foram vitais para a segurança e o desenvolvimento econômico do País.
O estudo aponta, por exemplo, que o número de roubos e furtos saltou de cerca de 2,5 mil em 1994 (ano em que foram coletados os primeiros dados desse tipo de ocorrência) para 32,2 mil em 2013 (pico histórico). No entanto, nesse mesmo período, nada menos que 563 mil tentativas de furto ou roubo foram frustradas graças à ação de equipamentos antifurto ou das centrais de monitoramento. “Ou seja, as tecnologias e os serviços de rastreamento e gerenciamento de riscos são vitais para que as cadeias logísticas não sejam completamente destruídas pela ação de criminosos”, observa o presidente da associação, Cyro Buonavoglia.
A pesquisa demonstra também vantagens econômicas que as atividades do setor geraram. Por exemplo, R$ 26 bilhões foram economizados graças aos roubos e furtos evitados nesse período. Em relação à proteção de cargas, o valor estimado das mercadorias gerenciadas ficou acima de R$ 650 bilhões.
Além dos benefícios à segurança e ao desenvolvimento econômico, o estudo faz uma radiografia do tamanho dos mercados de gerenciamento de riscos e rastreamento veicular. Esses setores empregam hoje, diretamente, cerca de 8 mil pessoas, além de 4 mil colaboradores indiretos. “Se levarmos em conta que as estruturas trabalham principalmente com tecnologia, área em que o número de funcionários costuma ser reduzido, a quantidade de empregos gerada é expressiva”, explica o diretor responsável pela área de gerenciamento da entidade, Evandro Vaz.
As cerca de 300 empresas desses segmentos possuem atualmente 100 lojas próprias e 2 mil lojas credenciadas em todo o território brasileiro. O número de clientes gira em torno de 740 mil, e mesmo assim, estima-se que apenas 2,3 milhões de veículos possuam sistemas de monitoramento e rastreamento. Isso representa somente 5% do total de veículos circulantes no Brasil. “O potencial ainda é enorme”, completa Cileneu Nunes, diretor de tecnologias de rastreamento e monitoramento de cargas da Gristec.

T.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO