Ultima atualização 19 de fevereiro

Lei Anticorrupção pode ampliar mercado de D&O

Embora as normas sirvam para diminuir desvios de empresas, ainda há muitas dúvidas em torno da aplicação da nova legislação

“A partir da sanção da chamada Lei Anticorrupção, quem está em volta do fato também é responsável”. É o que garante o Prof. Dr. Giovani Agostini Saavedra, que participou hoje, 19, de palestra realizada pela AIDA.
Segundo ele, a nova lei responsabiliza objetivamente as pessoas jurídicas e não apenas o indivíduo. Com isso, gestores, dirigentes e todos que tiverem algum tipo de relação com o departamento investigado serão também considerados suspeitos. Assim como, em processos de fusão ou aquisição de empresas, quem compra será responsável por corrupção identificada, mesmo que ela tenha ocorrido antes do fechamento de contrato.
Saavedra intera que essa decisão é uma espécie de “privatização” da fiscalização de corrupção.
Ainda sobre as normas da lei, as empresas que forem condenadas nesses processos deverão pagar multas que vão de 0,1 a 20% do faturamento bruto da empresa.

Mercado segurador
Embora essas normas possam afetar também empresas que lidam com o mercado de seguros, há uma oportunidade em vista. Com esse aumento de responsabilidades o seguro D&O deverá ser cada vez mais procurado para que os executivos possam estar seguros caso sejam surpreendidos por processos de corrupção.
Em vista desses novos termos de regulamentações e necessidade de transparência operacional, Saavedra e Angélica Carlini, advogada especializada em direito de seguro, enfatizaram a necessidade de um Compliance que seja bem estruturado e vá além das normas básicas estabelecidas pela Susep. Para que as companhias possam se preparar melhor para atender demandas da legislação.
Durante o evento, foi ressaltada, também, a importância da atenção com quem irá fiscalizar denúncias de corrupção, para que disso não surjam outras maneiras de driblar a lei.

Amanda Cruz/ Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock