Ultima atualização 11 de fevereiro

IBDS discorda de mudanças propostas na lei de contratos de seguros

Em Manifesto Público, instituto aponta divergências com o novo substitutivo

A Comissão Especial de Normas Gerais de Contrato de Seguro Privado se reunirá na próxima quarta-feira (12/2) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Armando Vergílio (SDD-GO), ao Projeto de Lei 3555/04, que estabelece regras para contratos de seguro privado e revoga dispositivos do Código Civil (Lei 10.406/02) e do Código Comercial Brasileiro (Lei 556/1850), entre outras leis. Para o advogado Ernesto Tzirulnik, advogado especialista em direito securitário e também presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), o Substitutivo de Armando Vergílio ao PL 3555/04 é “desastroso para os consumidores, empresários, sociedade civil em geral, seguradoras, resseguradores e corretores”.
Em Manifesto Público, o IBDS destaca os problemas e falhas do atual Substitutivo em comparação com o texto original do Projeto de Lei 3555/2004, apresentado em 2004 pelo então deputado José Eduardo Martins Cardozo, um dos membros do IBDS. O texto foi aperfeiçoado por diversos substitutivos e discutido em dezenas de congressos e seminários específicos. Também foi objeto de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento nas mais diversas universidades, como USP, PUC-SP, UFMG, UFRJ, UFPE, UFRS. Programas de especialização internacionais, como o da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Banca, Bolsa e Seguro) e o da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires discutiram o projeto anos a fio. Todos os aperfeiçoamentos acabaram sendo perdidos com o novo Substitutivo.
“O Substitutivo entulha com regras assistemáticas o Código Civil, depreciando-o, e dispersa a regulação do contrato de seguro em diversos diplomas, mantendo inúmeras questões sob regulação de outras leis, como o Código Civil, o Decreto-lei nº 73/66 e a Lei Complementar nº 126/2007. Além disso, ao suprimir importantes regras a respeito do assunto, o Substitutivo estimula a regulação administrativa — e a consequente insegurança jurídica — a respeito de assuntos que somente a lei pode tratar. Embora muitos esqueçam, compete à União legislar sobre o contrato de seguro (CF, art. 22, I e VII). O desastrado Substitutivo deixa sem regulação temas tão importantes como a regulação e liquidação dos sinistros, promovendo a continuidade da regulamentação da matéria por circulares e portarias”, analisa o especialista.
Para Tzirulnik, em vez de promover a transparência técnica, o texto faz desaparecer regras contratuais gerais que haviam sido trazidas para o Projeto de Lei para facilitar a compreensão da totalidade da operação de seguros. E destaca ainda que o projeto “abduz quase todos os dispositivos dedicados à proteção dos consumidores (segurados, beneficiários e terceiros prejudicados) e aqueles destinados a enfatizar a função social do seguro e de sua utilização como instrumento para o bem estar social e apoio à política nacional de desenvolvimento”.
Clique abaixo para ler a manifestação pública:

http://www.ibds.com.br/artigos/ibds-manifestacao-publica-pl3555-substitutivo-deputado-armando-vergilio.pdf

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO