13/08/2022

Fundación Mapfre Espanha conquista a certificação ISO 39001

Promover iniciativas capazes de disseminar atitudes preventivas e colaborar com a redução dos acidentes de trânsito em âmbito mundial sempre foi um dos focos de atuação da Fundación Mapfre, que conta, inclusive, com uma área específica para tratar do tema: o Instituto de Segurança Viária.
Em linha com esse posicionamento, a Fundación Mapfre deu mais um importante passo para contribuir com a questão da segurança viária no dia a dia de seus colaboradores e da sociedade, com a obtenção da certificação ISO 39001. Conquistada no último dia 5, a norma foi concedida pela Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR) e contribuirá para reduzir o risco de possíveis impactos no tráfego dos colaboradores e visitantes ao pavilhão de exposições da instituição, localizado em Madri, na Espanha.
Antes de conceder a certificação, a AENOR analisou os hábitos de deslocamento dos colaboradores da instituição, bem como o método de transporte utilizado, a distância existente entre o domicílio e o local de trabalho e o tempo que o colaborador dedica em seus deslocamentos de casa ao trabalho e vice-e-versa, entre outros itens. Isso porque a norma ISO 39001 engloba diferentes fatores que podem influenciar na segurança viária, como a velocidade da condução (para que seja segura), o uso de equipamentos pessoais de segurança viária, um plano de seguro viagem e os primeiros socorros em caso de acidentes.Para obter a certificação, a instituição desenvolveu uma série de medidas que permitiram melhorar a segurança viária e promover formas de deslocamentos mais seguras e sustentáveis, dentre elas: cursos de formação para colaboradores e familiares, plataforma para fomentar o uso compartilhado de veículos entre os colaboradores, realização de campanhas específicas de segurança viária em período de férias, etc.
“Para contribuir com a redução dos índices de acidentes, a Fundación Mapfre mantém uma atuação destacada na área de segurança viária, promovendo diversas iniciativas sobre o tema. No Brasil, graças à nossa atuação expressiva nesse contexto, viramos referência quando o assunto é educação para o trânsito. Por isso, tenho certeza de que a conquista da ISO 39001 trará benefícios, diretos ou indiretos, para todas as operações mantidas em todo o mundo, inclusive no Brasil”, destaca Wilson Toneto, presidente da Fundación Mapfre no Brasil.

T. C.
Revista Apólice