Ultima atualização 25 de fevereiro

Ação regressiva contra agentes de cargas

*Por Aparecido Mendes Rocha

A companhia de seguros ao indenizar seu segurado por conta de um sinistro de transporte, sub-roga-se, nos limites do valor efetivamente desembolsado, nos direitos e ações que competirem ao segurado contra o autor do dano ou responsáveis pelos prejuízos ocorridos. A aplicabilidade da sub-rogação de direitos no seguro tem fundamento no artigo 786 do Código Civil Brasileiro.
A sub-rogação é um elemento importante para minimizar as despesas com sinistros, já que permite à seguradora a possibilidade de recuperação dos valores pagos, o que também  reflete positivamente nas condições do seguro ao segurado, quando se obtém uma sinistralidade equilibrada.
Ao contratarem os serviços de um freight forwarder – agente de cargas, os importadores e exportadores raramente sabem para qual empresa de transporte suas cargas serão entregues. Havendo apólice de seguro de transporte internacional, e na hipótese da ocorrência de sinistro coberto, como de extravios, perdas, faltas e avarias às mercadorias, a seguradora indeniza seu cliente e posteriormente busca o ressarcimento junto ao responsável pelos prejuízos pagos.
As seguradoras costumam acionar todos os responsáveis pelo transporte sinistrado, mas o alvo principal nos processos de ressarcimento é o agente de cargas, e nesse sentido, tem obtido êxito na maioria das ações regressivas. A tese de que os agentes são meros agenciadores de cargas e que atuam apenas como intermediários, e não como transportador de fato, não é aceita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e quando as ações chegam nessa instância, os agentes normalmente são condenados ao pagamento dos prejuízos. No entendimento do STJ, o agente de cargas tem responsabilidade objetiva (independente de culpa) pela carga que lhe foi confiada para transporte e é responsável civilmente por serviços da mesma natureza do transportador.
Os agentes de cargas são empresas com importante participação no comércio internacional e a alta carga de responsabilidade no exercício de suas funções, requer cuidados com a possibilidade de responder por erro, omissão, negligência, imprudência, atrasos, quebra de contrato e incidentes no transporte de cargas. Também estão sujeito a ações promovidas pelos seus próprios clientes visando à reparação de prejuízos financeiros ocorridos pelos serviços para o qual foi contratado, e pelas empresas marítimas, companhias aéreas, transportadores, armazéns e terceiros de modo geral, e inclusive ser responsabilizados por ocorrências de culpa atribuída pela Receita Federal, Aduana e órgãos governamentais.
Diante dessa situação e exposição de riscos, para o agente de cargas se manter competitivo em um ambiente com fortes tendências de responsabilização, é imprescindível a contratação do seguro de Erros e Omissões e Responsabilidade Civil. Este seguro reembolsa o agente de cargas as quantias que lhe forem impostas judicialmente em ações indenizatórias, em especial ações regressivas de ressarcimento das seguradoras.
O seguro disponível para os agentes de cargas oferece as coberturas de responsabilidades por: a) perdas e danos materiais às mercadorias decorrentes do transporte; b) perdas e danos materiais ao contêiner e equipamentos de transportes; c) perdas ou danos por erro ou omissão do agente de cargas; d) danos materiais e/ou corporais, a terceiros, devido ao transporte de mercadorias; e) perdas ou danos às mercadorias em armazéns.
A contratação da apólice de seguro de Erros e Omissões e Responsabilidade Civil pelo agente de cargas não se limita apenas a sua proteção securitária, mas sobre os resultados e a imagem da empresa com a prevenção das operações de seus clientes.

*Aparecido Mendes Rocha é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock