Ultima atualização 23 de janeiro

O desafio do compliance no setor de saúde

Por Nelson Pires*
A criação da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) em 2000 inaugurou no Brasil uma nova relação entre os planos de saúde e os órgãos de controle do governo federal. A mudança consolidou-se em outubro de 2012, quando uma resolução da entidade estabeleceu o padrão obrigatório para a Troca de Informações na Saúde Suplementar, o Padrão TISS. A norma orienta em que formato, com que periodicidade e quais dados devem ser informados pelos planos à ANS. Trata-se de um grande volume de informações, o que gera um cenário desafiador, do ponto de vista de compliance (do inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra), para as operadoras.
A metodologia de TISS padroniza as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização e cobrança por parte da ANS, subsidia ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos e compõe o registro eletrônico dos dados dos beneficiários de planos privados.
Para se ter uma ideia do arcabouço regulatório a que estão submetidos os planos de saúde, nesses 13 anos, desde sua criação, a ANS editou nada menos que 2.402 normas, entre leis, decretos, resoluções, comunicados e outros instrumentos. Se excluirmos as normas já revogadas, temos, em vigor, um montante de 2.196 regras. O levantamento foi feito com base em dados disponíveis no portal da ANS.
As normas são permanentemente atualizadas de acordo com as diretrizes da Agenda Regulatória, que compila temas estratégicos e prioritários para a ANS por um prazo de dois anos.
O cenário muda a forma de trabalhar dos gestores de corporações de saúde suplementar. Se antes esses executivos concentravam esforços e tempo na busca por melhores resultados e por inovação, agora passam a ter de se dedicar também para atender a uma legislação densa e em constante transformação. O tempo disponível para a gestão, no entanto, continua o mesmo. Como, então, solucionar essa equação?
A resposta está na Tecnologia da Informação (TI). A adesão a softwares de gestão tornou-se um fator de produtividade e competitividade para as empresas do setor de saúde. Só a automatização permite acompanhar e compilar o volume de dados exigido pelos órgãos de regulação.
Softwares de gestão são desenhados para estruturar processos e fluxos de informação dentro de uma corporação e permitir a geração de relatórios atualizados, em tempo real, com dados que suportem a tomada de decisão e atendam às exigências regulatórias.
O uso da tecnologia garante precisão das informações, eliminação de controles manuais, redução de custos e eficiência na gestão. Com um sistema automatizado, as operadoras de plano de saúde podem ter a segurança de estar em conformidade com as exigências legais.
O Brasil tem o segundo maior sistema privado de saúde do mundo, portanto, controle e fiscalização são fundamentais para o bom funcionamento do setor. A missão dos órgãos reguladores é, sobretudo, garantir que o interesse público seja atendido. Com o estabelecimento do Padrão TISS, a ANS passa a ter em mãos um rico banco de dados sobre o sistema de saúde suplementar no país. E, com a Tecnologia da Informação, os planos de saúde contam com um aliado para vencer o seu desafio de compliance.
*Nelson Pires é diretor do segmento de Saúde da TOTVS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO