Ultima atualização 30 de janeiro

Aumenta o risco de terrorismo e violência política no Brasil

Segundo estudo da Aon, país é o único da América Latina a ver esses riscos crescerem devido às manifestações violentas e generalizadas anti-governamentais ocorridas durante 2013

gráfico bonecoO mapa de Terrorismo e Violência Política 2014 da Aon indica que o Brasil é o único país da América Latina a ver esses riscos crescerem de médio para grave devido às manifestações violentas e generalizadas anti-governamentais ocorridas durante 2013. A análise indica que essa agitação deverá continuar em 2014, particularmente por causa da Copa do Mundo FIFA e das eleições gerais em outubro.

Publicado nesta terça-feira, 28 de janeiro, o mapa anual sobre Terrorismo e Violência Política tem como objetivo ajudar organizações a avaliarem os níveis de risco nessas áreas pelo mundo. Produzido em colaboração com a consultoria de gerenciamento de riscos globais, a Risk Avisory Group, o mapa elaborado traz uma edição impressa e um painel online, proporcionando aos clientes uma visão clara e global a níveis nacionais sobre taxas de terrorismo e violências políticas.

Apesar de algumas melhorias nas taxas – oito diminuições e apenas uma aumento nos 37 países que cobrem a África Subsaariana, a África continua sendo um continente de grande risco político e de terrorismo, com 22 países tendo taxas muito elevadas.

O Oriente Médio é a região mais afetada pelo terrorismo no mundo, com 28% dos ataques terroristas registrados em 2013. A nova tensão de grupos extremistas emergiu na região e no Norte da África, áreas que tiveram um considerável aumento de riscos terroristas. Essa é a causa e efeito das limitadas políticas de recuperação dos países pós a Primavera Árabe, e tem contribuído para o crescimento severo das taxas de risco na região.

Quando olhamos por setores, as áreas de varejo e transportes foram significativamente afetadas em 2013, com 33% dos ataques terroristas afetando o setor de varejo e 18% o setor de transportes. O setor varejista inclui locais como mercados públicos, que são mais vulneráveis a ataques, como vimos no último ano no Quênia. Terrorismo continua a ser uma ameaça variável na região da Eurásia, com Rússia e Turquia sendo os mais afetados pela ameaça durante 2013. Adicionalmente, as Olimpíadas de Inverno na Rússia, que envolveu significativo tráfego de transportes, é visto como um alvo terrorista em potencial.

Além disso, Japão, Moçambique e Bangladesh também viram crescer as taxas por conta da agitação civil em Bangladesh, que teve mais de 70 dias de greve e protestos que ocorrem principalmente contra os baixos salários e condições precárias de trabalho na indústria têxtil, somando-se aos problemas que o setor varejista tem enfrentado.

Neil Henderson, chefe da área de gestão de terrorismo da AoN Risk Solutions, disse que “o mapa mostra que enquanto a ameaça terrorista no Ocidente tem diminuído, outras regiões têm passado por um aumento significante de violência e atividade terrorista. Ter esse acesso a dados regionais e baseados em fatos, permite aos nossos clientes a começarem a planejar o futuro dessas tendências fazendo a identificação de risco necessária e considerando soluções de gerenciamento preventivo do risco. Essa compreensão permite a nossos clientes planejarem sobre suas expansões ultramarinas ou crescimento internacional e dá suporte para que eles possam ser resistentes a ataques terroristas ou violências política”.

Ian Nunn, líder da área de consultoria de crises da Aon Risk Solutions, complementa: “Clientes naturalmente têm o desejo de penetrar mercados das economias mais importantes ao redor do mundo, e buscar fortemente oportunidades atrativas onde eles possam maximizar o retorno de seus investimentos. É importante para os negócios reconhecer os possíveis e significantes novos riscos políticos, de segurança e operacionais que terão que ser combinados com duras medidas regulatórias e legislativas. Um entendimento claro sobre exposição de riscos inclui a possibilidade de uma rápida mudança em situações políticas e de segurança nas suas regiões de operação, que é necessária para assegurar medidas de mitigação de riscos e gerenciar a exposição. O Mapa de Riscos Terroristas é uma das chaves que compõem a WorldAware Safe Travel Solution da Aon, para auxiliar os clientes a entenderem e gerenciarem os riscos globais”.

Henry Wilkinson, líder da área de Inteligência e Análide da Risk Advisory, disse que “o mapa mostra os meios para compreender e estar à frente das ameaças  de terrorismo e dos riscos de violência nunca foi tão importante. Apesar dos sinais globais de recuperação econômica, negócios em mercados emergentes estão expostos como nunca a uma diversidade de riscos e ameaças de adversários sofisticados e muitas vezes altamente conectados em rede. Novas ameaças podem surgir e crescer rapidamente, evoluírem mais rápido e desenvolver táticas que têm um impacto cada vez maior, seja através da mobilização de agitações em massas ou de montagem ataques terroristas armados sustentados. Comprometida com grandes empresas do mundo a alcançar em mercados emergentes, Risk Advisory tem o prazer de trabalhar em parceria com Aon em 2014 neste mapa”.

Metodologia e recursos

Classificações com códigos de cores dos 200 países e territórios medidos como um indicador para o nível geral de risco do terrorismo e da violência política aos negócios em cada país. Três ícones riscos indicam as classificações de risco de violência política encontradas por empresas:

Terrorismo e sabotagem
Greves, tumultos, comoção civil e danos à propriedades
Revolta, revolução, rebelião, golpe de estado, Guerra e Guerra civil

O mapa mede a violência política e o terrorismo em 200 países para ajudar companhias a compreenderem os níveis de risco. Produzido pela Aon em colaboração ccom a consultoria global de risco The Risk Advisory Group plc, o trabalho reflete dados recolhidos pela Terrorism Tracker, Aon WorldAware e peritos de situações de segurança. Cada país é atribuído a um nível de ameaça, a partir das insignificantes e subindo para baixo, médio, alto e grave.

Ameaça de terrorismo é definida como uma avaliação da intenção e capacidade de grupos terroristas para realizar ataques e a probabilidade de que eles terão sucesso.

O mapa pode ser acessado no endereço: http://www.aon.com/terrorismmap.

A.C.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO