Ultima atualização 03 de dezembro

Pesquisa do Instituto Caixa Seguros revela como jovens brasileiros lidam com a sexualidade

Resultados mostram alto grau de desinformação e preconceito de gênero e contra homossexuais

Os jovens brasileiros de 18 a 29 anos ainda têm conceitos machistas em relação à sexualidade. Um em cada quatro jovens concorda que a mulher que se veste de maneira insinuante não pode reclamar caso sofra violência sexual. Esse dado foi revelado na pesquisa inédita “Atitude e tolerância: o que os jovens pensam sobre sexualidade”, encomendada pelo Instituto Caixa Seguros, com a colaboração do Departamento de DST/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde (Opas).
A pesquisa ouviu 1.208 jovens, entre 18 e 29 anos, em 15 estados e no Distrito Federal. As perguntas dividiam-se em três temas: educação sexual, equidade de gênero e tolerância à diversidade. Alguns temas trouxeram à tona o alto grau de desinformação e preconceito dos jovens brasileiros. Quase 40% dos jovens concordam, total ou parcialmente, que o homem precisa mais de sexo do que a mulher.
O estudo também aborda a questão do preconceito em relação à orientação sexual. Ainda que mais da metade dos jovens seja a favor da adoção de crianças por casais homossexuais, a orientação sexual ainda é um tabu. Quase 50% dos jovens se incomodaria de alguma forma caso descobrisse que o irmão é gay ou a irmã, lésbica.
A pesquisa traz ainda dados capazes de ajudar famílias, governos e movimentos sociais a traçar políticas públicas e inserir nas escolas e em outros espaços frequentados pelos jovens temas sobre sexualidade. No caso do Instituto Caixa Seguros, os resultados serão utilizados para aprimorar seu programa social: o Jovem de Expressão.
Aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, o estudo foi concebido e analisado pela John Snow Brasil Consultoria. As informações foram coletadas pela Opinião Consultoria.

Leia aqui a íntegra da pesquisa.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock