Ultima atualização 04 de dezembro

Aprovação de operadoras de saúde chega a 63,5% em 2013

Índice desenvolvido pela ANS em 2009 avalia o desenvolvimento do setor

A ANS divulgou nesta segunda-feira (02/12), no Rio de Janeiro, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013 – ano base 2012, e a evolução significativa do setor nos últimos cinco anos. O índice revela que 94,6% dos beneficiários de planos de saúde do país estão em operadoras com avaliação regular, bom ou muito bom. Todas as operadoras de planos de saúde ativas e com beneficiários nos 12 meses de 2012 foram avaliadas. A pontuação completa de cada uma delas no IDSS 2013 pode ser consultada no Espaço da Qualidade.

Operadoras médico-hospitalares
Os resultados comparativos do IDSS nos últimos cinco anos demonstram que, de2009 a 2013, houve uma evolução positiva de 17,2% para 63,5% no percentual de operadoras médico-hospitalares situadas nas duas melhores faixas do IDSS. Em relação às duas piores faixas, houve redução de 53,6% para 11% no percentual de operadoras.
Já o percentual de beneficiários dessas operadoras situadas nas duas melhores faixas passou de 43,6% para 74%. Nas duas piores faixas, a redução do percentual de consumidores foi de 25% para 3,8%, no mesmo período.

Exclusivamente odontológicas
A avaliação das operadoras exclusivamente odontológicas demonstra que também houve aumento do percentual delas nas duas melhores faixas de IDSS: de 16% para 60,7% entre 2009 e 2013. Já nas duas piores faixas, o percentual foi reduzido de 63,3% para 15,1%, nesses cinco anos. Em relação ao percentual de beneficiários dessas operadoras nas duas melhores faixas de IDSS, o aumento foi de 59,1% para 82,6%, considerando o mesmo período. Enquanto isso, nas duas piores faixas de avaliação, a redução foi de 19,2% para 1,8%.
“Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais as formas de avaliação, seja sobre a satisfação do consumidor ou sobre a estrutura da rede disponível, tanto que prevemos realizar agora a primeira grande pesquisa da ANS sobre o setor da saúde suplementar”, antecipa o diretor interino de Gestão da ANS, Leandro Reis.
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. O índice varia de 0 a 1 (zero a um), abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. O IDSS considera quatro dimensões: assistencial (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras.
Essa avaliação do desempenho é realizada desde 2008 e faz parte da ação de indução da Agência a uma melhoria do setor de saúde suplementar. “O IDSS incentiva a transparência e a concorrência do setor, possibilitando que o consumidor faça as melhores escolhas. Além disso, reflete a atuação da própria ANS nos últimos anos, que reforça o papel da regulação para assegurar a qualidade dos serviços prestados à população pelas operadoras de planos de saúde”, ressalta o diretor-presidente da ANS, André Longo.

Fonte: Portal ANS

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock