Ultima atualização 25 de novembro

Tempo Assist encerra 3º tri com lucro líquido de R$ 6,7 milhões

Cifra é 4,8% superior à registrada no mesmo período de 2012

O Grupo Tempo Assist encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 6,7 milhões, alta de 4,8% em relação ao terceiro trimestre de 2012. A receita líquida somou R$ 243,4 milhões, valor 6% superior ao do mesmo período do ano passado. Em nove meses, o lucro líquido soma R$ 17,9 milhões e a receita líquida, R$ 710,8 milhões.

Os números consolidados se mostraram favoráveis quanto ao EBTIDA recorrente, que somou R$ 17,1 milhões no 3T13. O EBTIDA recorrente do terceiro trimestre foi impactado pelo provisionamento de bônus de R$ 2,5 milhões, que no ano passado foi inteiramente provisionado no 4º trimestre de 2012. Dessa forma, quando em bases comparáveis, o crescimento do EBTIDA recorrente em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 90,7%.

Colaboraram para o bom resultado apresentado pela Tempo Assist as unidades “Assistência” (Tempo USS) – impulsionada pelo crescimento comercial dos clientes que integram sua carteira – e “Odonto”, que cresceu no segmento Corporativo e Home Care – a divisão continua expandindo sua base de pacientes nos atendimentos de alta e baixa complexidades.

Além disso, a companhia teve também seus resultados alavancados por conta do foco em melhorar constantemente sua gestão operacional e pelas depurações dos contratos com os clientes, que estavam com suas margens depreciadas.

Para Marcos Couto, CEO da Tempo Assist e diretor de Relações com Investidores, os números apresentados no balanço da companhia no terceiro trimestre estão atrelados à atuação da área comercial e ao processo de renegociação de contratos. “O terceiro trimestre deste ano trouxe resultados muito positivos. Em todas as unidades de negócio há um forte foco comercial voltado para conquista de novos clientes e para melhora de rentabilidade dos contratos já existentes”, diz Couto.

 

Assistência

A Unidade Assistência (Tempo USS), que comercializa serviços assistenciais para veículos, pessoas e residências por meio de parceiros, finalizou o terceiro trimestre com receita líquida de R$ 118,6 milhões, 18,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, o lucro líquido cresceu 81%, para R$ 10,2 milhões.

A Tempo USS teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA recorrente) de R$ 17,0 milhões, crescimento de 98,0% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. No período, a margem atingiu o patamar de 14,3%, ante 14,8%.

O bom desempenho foi alcançado em função do desenvolvimento do canal de vendas por Afinidades e do cancelamento de contratos com alta sinistralidade. Houve também forte controle das despesas, que contribuiu para redução de 5% no custo do período.

 

Saúde Soluções

A receita líquida da Unidade Saúde Soluções (CRC, que atua há 20 anos nos setores público e privado, e Gama Saúde, que oferece a gestão de planos administrados) cresceu 3,1% no terceiro trimestre em relação ao 2T13. Diante do mesmo período, o EBTIDA Recorrente foi 43,8% melhor, apesar de ter contabilizado R$ 2,4 milhões em resultado negativo. A Unidade está atualmente focada na melhora de suas estruturas operacionais e de vendas, o que já trouxe novos clientes para a divisão, além das renegociações bem sucedidas de contratos com margens depreciadas.

“A queda no faturamento se justifica pela saída de um cliente da unidade, que não teve seu contrato renovado, porque os preços oferecidos não atendiam às margens mínimas aceitáveis pela empresa”, explica Couto.

 

Seguradora Saúde

Atuando sob a marca Tempo Saúde, a divisão atende cerca de 75 mil beneficiários. No terceiro trimestre, a receita líquida desta unidade caiu 3,0% e somou R$ 71,4 milhões, comparado ao mesmo período do ano anterior. Foi realizado recentemente um processo de renegociação dos contratos com clientes, a fim e melhorar a rentabilidade total do negócio. Este movimento apresentou resultados positivos e permitiu que o EBITDA Recorrente da Unidade melhorasse 56,8% diante do mesmo trimestre do ano anterior. Em números absolutos, passou de R$ 7,1 milhões negativos para R$ 3,1 milhões negativos.

“Tivemos uma importante melhora no ticket médio mensal da Unidade por conta dos reajustes contratuais realizados ao longo do ano. Sendo importante destacar ainda, que todos os contratos cancelados na divisão tinham histórico de sinistralidade acumulada superior a 85%”, diz Marcos Couto.

 

Odonto

A divisão de planos odontológicos Tempo Dental, no canal Corporativo de Comercialização, encerrou o terceiro trimestre com crescimento de 5,8% de sua base de beneficiários ativos e de 7,2% do seu ticket médio mensal.

No canal Afinidades, apesar de ter reduzido a base de beneficiários em 2,2%, elevou seu ticket médio mensal em 25,1%, devido a recomposições de preços realizados durante o período de comparação.

A receita líquida da Unidade atingiu R$ 21,6 milhões, alta de 15,8% diante do mesmo período do ano anterior, e o seu EBITDA passou de R$ 0,1 milhão no 3T12 para R$ 2,3 milhões no trimestre corrente, por conta do bom desenvolvimento comercial e do forte controle e gestão dos custos.

“Neste trimestre, a unidade de odontologia cancelou um contrato de 18 mil vidas, no qual a sinistralidade era maior do que a média que temos com outros clientes. Esse ato reafirma o compromisso da direção da companhia em rentabilizar adequadamente os contratos com as empresas parceiras. Além disso, para alcançar o bom resultado, atualizamos com sucesso os preços de diversos contratos da carteira de clientes já existente”, afirma Marcos Couto.

Atualmente, a Tempo Dental atende aproximadamente 524 mil beneficiários e tem uma rede com mais de oito mil dentistas, espalhados por todo o Brasil.

 

Home Care

Comparando o terceiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano anterior, a divisão expandiu sua Receita Líquida em 12,3%, para R$ 28,2 milhões, resultado gerado por conta do crescimento de 19% na quantidade total de pacientes atendidos. O EBTIDA totalizou R$ 2,6 milhões, o que representa um avanço de 9,8% frente ao visto no terceiro trimestre de 2012.

O resultado reflete o esforço da MED-LAR nas áreas comercial e administrativa, onde foi realizado um trabalho estratégico para estreitar o relacionamento com seus clientes, além das constantes melhorias operacionais realizadas ao longo de todo o período analisado.

 

J.N.

Revista Apólice

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