Ultima atualização 29 de novembro

Relato integrado – Iniciativa Global – Avanços para transparência das informações empresariais

*Luiz Fiore

Companhias dependem cada vez mais de informações objetivas, consistentes e integradas para tomada de decisão e facilidade de acesso ao capital. A mudança do ambiente regulatório referente às normas contábeis, após convergência aos padrões internacionais com a criação da lei 11.638 de 2007, em alteração à lei 6.404 de 1976, representou um grande avanço para a internacionalização e uniformidade das informações financeiras divulgadas.
Ainda que positivas as mudanças para padronização das normas, existe um grande desafio que será facilitado com a construção do modelo de relatório batizado de “Relato Integrado”, tradução de Integrated Reporting. Este tipo de relato é uma ação internacional para aprimorar a comunicação com o público externo, a qualidade das informações que são divulgadas pelas empresas e reduzir a quantidade de relatórios.
Coordenada por um conselho global International Integrated Reporting Council, o grupo no Brasil é representado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que criou uma comissão especial para desenvolver o assunto, constituído por grandes companhias, reguladores, investidores, normatizadores, entidades contábeis e acadêmicas.

Objetivos
As divulgações de informações não financeiras (governança, sustentabilidade, social e ambiental) deverão ser transparentes, comparáveis e consistentes com os dados econômicos, financeiros e aderentes às expectativas do público externo. Dessa forma são evitadas situações que se contrariam quando comparadas, entre os quais: apresentação de excelentes projetos sociais no relatório anual e falta de uma política de recursos humanos satisfatória, confirmada pelo valor significativo de contingências trabalhistas que são informadas nas demonstrações financeiras impactando seu capital intelectual – reputação.
Outro ponto relevante será a reflexão dos riscos inerentes à operação e ao papel da companhia no monitoramento para prevenção e identificação de oportunidades com lastro de longo prazo. Ainda com a conectividade das informações, as companhias terão um exercício para aprimorar seus programas sociais, sustentabilidade e gestão, associando ao seu modelo de negócio e visão organizacional.
O conceito principal é baseado na interrelação das informações, trazendo um painel integrado que permita às empresas fazer uma análise mais abrangente de suas visões, missões e valores. Além disso, fornece mecanismos para que elas tenham um olhar prospectivo do negócio, alinhando seus objetivos estratégicos a ações assertivas que possibilitem sua consecução um curto, médio e longo prazo.

Divulgação
A adoção pretende não ser obrigatória, mas será referência de boas práticas para demonstração de transparência, linguagem comum, simples e clara para as partes interessadas e investidores. A partir de dezembro de 2013 está prevista a primeira versão da estrutura-modelo do Relato Integrado.  Empresas inseridas no projeto terão as primeiras versões do relatório divulgadas no início do próximo ano.
Essas mudanças refletem mais um passo para a construção de ações que contribuam para o pensamento reflexivo da gestão empresarial e facilitar pelo menos três pilares de governança corporativa: transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

*Luiz Fiore é gerente da área de risk advisory da BDO

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO