Ultima atualização 25 de novembro

Fundación Mapfre apoia Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia

Evento teve como tema a necessidade de capacitar médicos generalistas para atender de forma constante os motociclistas em prontos-socorros

Os acidentes envolvendo motociclistas são uma preocupação contínua das autoridades brasileiras. Por conta da gravidade e das consequências para os acidentados, que normalmente vão a óbito, o tema tem despertado cada vez mais a atenção dos agentes públicos. E é pensando justamente na questão do socorro a essas vítimas que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia realizou, de 14 a 16 de novembro, a 45ª edição de seu congresso anual.

O evento, que teve a Fundación Mapfre como uma das patrocinadoras (entidade sem fins lucrativos que contribui para a formação do cidadão), colocou em discussão a necessidade de capacitar os médicos generalistas para atenderem de forma rápida e eficiente as vítimas de acidentes como motos, uma vez que o fator tempo, neste caso, é crucial para garantir a sobrevivência dos envolvidos.

A gravidade dos acidentes com motocicletas faz com que muitas vezes a vítima venha a falecer durante o percurso, quando esta é transportada não estabilizada, mesmo em ambulância, devido à hemorragia ou ao choque neurogênico. Por essa razão, quanto mais rápido e mais próximo do local do acidente ocorrerem os primeiros socorros, maior a possibilidade de sobrevivência.

Nesta edição, o congresso contou com convidados especiais, como o profissional Jeffrey Anglen, da Academia de Trauma dos Estados Unidos e Jeff Jupter, especializado no tratamento de fraturas de mão e membros superiores. Além disso, participou do evento o brasileiro Júlio Fernandes, paranaense radicado no Canadá e responsável pelo curso de pós-graduação da instituição voltado para a pesquisa sobre cartilagem.

Durante o evento, a Fundación Mapfre, com o intuito de alertar ainda mais para os riscos com relação aos acidentes com motos, apoiou exclusivamente o “Simpósio Pé”, que debateu temas como Trauma de Alta Energia no Pé, Lesões do Médio Pé e Lesões Associadas de Partes Moles.

O apoio é mais uma iniciativa do Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente da entidade, que tem como meta desenvolver atividades com o objetivo de proteger cada vez mais a saúde das pessoas em relação a todo tipo de risco, tanto na esfera individual como coletiva, além de dar enfoque à prevenção e a promoção da saúde e contribuir com o cuidado da pessoa a partir da redução de lesões e enfermidades.

Esta não é a primeira vez que a Fundación Mapfre demonstra preocupação com a vulnerabilidade dos motociclistas. No último mês de outubro, por exemplo, a entidade realizou dois seminários para apresentar um estudo inédito feito na América Latina focado exclusivamente no tema, com o intuito de alertar ainda mais para os riscos com relação aos acidentes com motos.

Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, “quanto mais forças estiverem atentas à gravidade do problema mais ações poderão ser realizadas”, comenta. Ainda de acordo com Fátima, ter ortopedistas e traumatologistas de prontidão para os primeiros socorros são, sem dúvida, “ponto chave para que cada vez mais vidas sejam poupadas”, finaliza.

 

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO