Ultima atualização 04 de novembro

Dificuldade de funcionários em ter vida saudável amplia gastos com benefício-saúde

Pesquisas demonstram que 15% dos colaboradores gastam 70% dos recursos de saúde das empresas

A proporção é alarmante. Aproximadamente 15% dos funcionários e colaboradores de empresas brasileiras consomem 70% dos recursos despendidos com o pagamento do benefício-saúde. A dificuldade desses profissionais em adotar hábitos de vida mais saudáveis ampliam as estatísticas de absenteísmo e comprometem a produtividade, levando a custos excessivos com visitas a prontos-socorros, internações e consultas que poderiam ser evitados.
Com base nesses indicadores, a AxisMed, companhia do Grupo Telefônica especializada em programas de gestão de saúde populacional (GSP), concebeu uma solução desenhada exclusivamente para o mercado corporativo. O 15/70 consiste em uma combinação de seis programas que propõem encorajar colaboradores e dependentes a cultivar novos comportamentos de saúde e automonitorar suas condições clínicas, o que possibilitaria às empresas reduzir despesas com planos e evitar perdas geradas por constantes afastamentos e incapacitações de sua equipe.
Em um ano, a expectativa da companhia é levar o programa para as maiores empresas do país que oferecerão aos seus colaboradores este benefício de saúde diferenciado. “Estamos lidando com uma verdadeira bomba-relógio. Além do fato de a população brasileira estar envelhecendo, o sedentarismo e o estresse do universo corporativo atual ampliaram os índices de doenças crônicas no mercado de trabalho. Um custo alto para as empresas e para milhões de vidas, o que exige um trabalho intenso de reeducação”, avalia o diretor executivo Fábio de Souza Abreu.
O 15/70 é conduzido por uma equipe multidisciplinar constituída por mais de 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Combina essa especialização com uma estrutura avançada de tecnologia da informação, o que possibilitou a criação de um sistema de co-gestão online, por meio do qual os gestores de saúde ou de recursos humanos das empresas poderão acompanhar resultados clínicos, operacionais e financeiros, mediante a garantia de total sigilo das informações. O contrato estabelece sucess fee a partir do retorno sobre o investimento.
O primeiro passo do produto envolve o mapeamento da população assistida, com tratamentos diferenciados por faixa etária e condição clínica. “A partir dessa segmentação, conseguimos identificar com mais clareza riscos iminentes à saúde do funcionário e assegurar a destinação correta dos recursos das empresas”, comenta Abreu.
Conforme essa análise inicial, seis soluções são colocadas à disposição: gerenciamento de casos (atenção personalizada para pacientes em tratamento ou em situação de alta complexidade); gerenciamento de doentes crônicos; health coaching para monitorar complicações recém-diagnosticadas; presença ativa por meio de diálogos permanentes em situações de crise, lâminas educativas e cartilhas produzidas pela conceituada Harvard Medical School (EUA); o AxisLine, um sistema exclusivo de gestão clínica por telefone, 24 horas por dia; e o acompanhamento de pacientes internados.
“Essa atenção especial muda o olhar sobre a saúde no Brasil e pode tornar o cuidado com o bem-estar parte da cultura da população e também do mercado corporativo”, conclui Abreu.

A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock