Ultima atualização 25 de outubro

Seguro agrícola multirrisco para todos os produtores: quando ele será possível para os produtores brasileiros?

Por Konrad Mello*

Diante de tantas incertezas e riscos inerentes às atividades agrícolas, existe a necessidade de proteção da produção de alimentos. O seguro agrícola é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de riscos que podem ser oferecidas aos produtores rurais.

O mercado segurador, em parceria com os Governos Federal e Estadual, vem trabalhando em melhorias dos principais produtos ofertados e dos processos para acesso ao seguro. Um exemplo disso é o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR). Implantado desde a safra 2005/06, o Programa atendeu às demandas do setor até o ano de 2009 (quando concedeu cerca de R$ 260 milhões em subvenção). De 2010 para cá as projeções de orçamentos, valores empenhados e realizados, não atendeu mais às expectativas do setor produtivo e de seguros e houve problemas com o fluxo financeiro entre Governo e mercado. O sistema, que fora amplamente discutido, começou a ser prejudicado. É evidente que a demanda pelo seguro aumentou substancialmente com a implantação da Parceria Público-Privada. O sistema, porém, carece invariavelmente de apoio público – o que não tem acontecido.

As lavouras de trigo do Paraná sofreram bastante com as fortes geadas durante o inverno de 2013. Muitas regiões tiveram três eventos severos (em maio, julho e agosto) que atingiram a planta de trigo nos estádios fenológicos mais sensíveis e que afetaram a produtividade em cerca de 570 mil hectares. Segundo último relatório da SEAB/DERAL (23.09.13), a estimativa de quebra de produtividade média do Estado é de 25%. Os relatórios do MAPA indicam que somente cerca de 25% das áreas de trigo do Paraná possuem seguro agrícola – ou seja, 75% das áreas produtivas estão desprotegidas. Os produtores que contrataram seguro foram amparados pelo mercado segurador e conseguiram reaver boa parte das perdas em campo. Aqueles que não contratam seguro, não. Nem mesmo diante deste cenário de riscos climáticos, existem garantias de que o cumprimento do orçamento de R$ 700 milhões para o PSR será efetivamente realizado. Para que mais produtores tenham acesso ao seguro, é imprescindível que os valores orçados para o Programa sejam efetivamente disponibilizados dentro do mesmo.

Face a esta situação, a ESALQ/USP, em parceria com a Munich Re do Brasil, realizará o II Seminário de Seguro Rural nos dias 28 e 29/10/2013, com a presença de representantes de governo, produtores, mercado de seguros e resseguros e instituição de ensino, pesquisa e extensão, onde serão discutidas propostas para superar os presentes desafios. Neste evento, uma representante dos agricultores dos Estados Unidos está presente e irá compartilhar a experiência vivida pelos produtores dos EUA no ano de 2012, diante da pior seca das últimas décadas.

* Konrad Mello é subscritor de seguro agrícola da Munich Re do Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO