Ultima atualização 25 de outubro

Planos odontológicos empregam 65% dos dentistas

Odontologia já é o segundo benefício mais solicitado pelas empresas

Um mercado que cresceu quase 525% desde 2001 é também o principal responsável pela ocupação da maioria dos dentistas do país. Com aproximadamente 19 milhões de beneficiários, os planos odontológicos mantém vínculo com nada menos do que 253,5 mil dentistas (65%), de um total de 390 mil profissionais que o país possui atualmente.
Desse montante, 64,7% são cirurgiões dentistas; 24,4% são atendentes de saúde bucal; 5,2% são técnicos em prótese dentária; 4,2% são técnicos em saúde bucal e 1,2% são auxiliares de prótese dentária, segundo estatística do Conselho Federal de Odontologia.
Em sua maioria, os planos odontológicos são oferecidos por empresas de odontologia de grupo, cooperativas, medicina de grupo, autogestão, entre outras modalidades. “Contamos hoje com aproximadamente 14 mil cirurgiões dentistas em nossa rede credenciada”, garante Claudio Aboud, diretor de Administração do Inpao Dental. “E com o aumento constante da demanda por esse benefício, principalmente pelas empresas, já planejamos expandir nosso atendimento em outras regiões do país, o que significa a contratação de mais profissionais”, completa.
De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), que responde por mais de 50% do número de usuários de planos odontológicos no Brasil através de suas associadas, a odontologia já é o segundo benefício mais solicitado pelas empresas. Atualmente, o setor gera mais de 3,5 mil empregos diretos e 78 mil indiretos.
Apesar desse crescimento, a saúde bucal no Brasil ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total (190 milhões de pessoas). Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista e apenas 9,8% têm planos odontológicos.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock