Ultima atualização 22 de outubro

Minuta que muda regulamentação dos corretores de seguros está em discussão na Fenacor e CNseg

Modelo de nova regulamentação agora está sendo analisada pelas duas entidades que esperam discutir com autarquia o melhor modelo

A Susep enviou uma minuta à Fenacor que visa maior regulação na atuação dos corretores de seguros para atender seus clientes. Pela minuta, enviada pela Susep à Fenacor e à CNseg, os corretores deverão apresentar três propostas de diferentes seguradoras aos contratantes. Além disso, a minuta também versa sobre a obrigatoriedade das seguradores oferecerem o mesmo valor de comissão para todos os corretores, sem levar em consideração condições comerciais diferenciadas.

De acordo com o superintendente da Susep, Luciano Portal Santana, esta medida visa a tutela do consumidor. “Nosso objetivo é direcionar o corretor para ser o defensor do consumidor e não da seguradora que lhe oferece melhores condições comerciais ou de comissionamento”. Ele afirmou também que norma pretende inibir a atuação dos corretores que comercializam produtos de apenas uma empresa.

Para o deputado Armando Vergílio a medida é “desnecessária”. Segundo ele, o corretor é independente e deve ter autonomia para decidir como conduzir a relação com o cliente. O deputado enfatiza que houve um Grupo de Trabalho para discussão de diversos temas junto à autarquia, que contou com a presença de representantes da Fenacor, mas que nem todos os pontos discutidos foram levados em consideração. “Muitas coisas que estão colocadas na minuta foram rejeitadas pelo grupo de trabalho e algumas poucas coisas foram realmente debatidas e ajustadas”, esclarece.

Vergílio declarou ainda que a Fenacor irá ouvir todos os sindicatos e formalizar críticas e sugestões que deverão ser enviadas à Susep. “O que nos compete a fazer hoje é isso. Vamos nos manifestar emitindo a opinião de consenso vinda de todos os sindicatos, que são os legítimos representantes, juntos com a Fenacor, da categoria econômica dos corretores de seguros”, finaliza.

O superintendente da Susep fez questão de ressaltar que esta é apenas uma minuta e que irá receber os representantes tanto da CNseg quanto da Fenacor para o debate. Qualquer mercado não gosta de regras. Cada um faz seu papel e o nosso é buscar a defesa do consumidor.

Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg disse que o mercado tem capacidade de se regular e de trabalhar com a livre concorrência entre as áreas. “Vamos debater este tema com seguradores e corretores de seguros para buscar o melhor para o consumidor”, ratificou.

Kelly Lubiato, de Brasília

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO