Ultima atualização 24 de outubro

Aon traz ao Brasil serviço de gerenciamento do custo total do risco

Ferramenta estabelece comparativos de custo benefício e reduz gastos em até 15%

A consultoria e corretora de seguros Aon apresentou recentemente em algumas capitais brasileiras a nova metodologia de gestão que promete aperfeiçoar a carteira de seguros das companhias e reduzir despesas sem comprometer coberturas e limites segurados. O TCOR (Total Cost of Risk) é uma ferramenta de análise que vai além do benchmark para determinar quais são as apólices mais indicadas de acordo com a exposição e apetite de risco de cada empresa.
Segundo Hayden Lewis, especialista que atua na Aon Miami (EUA), quando a estratégia de uma companhia é a transferência de grande parte do risco, isso pode gerar altos custos e ineficiências, enquanto que assumir a maior parte dos prejuízos aumenta a volatilidade. “É preciso determinar o balanceamento ideal de transferência de risco, entender quanto é aconselhável reter e em quais condições. É isso que o TCOR oferece e a redução de custos pode chegar a 15%”, diz.
Lewis explica que a ferramenta identifica e consolida prêmios, custos de retenções e monitoramento de riscos para otimizar o retorno do portfólio de seguros e controlar a exposição a perdas catastróficas. “Nossa abordagem integra análises financeiras, atuariais e do mercado segurador. Nós fazemos uma série de simulações para verificar a exposição a todos os riscos, sejam mais ou menos frequentes”, explica.
Para Alexandre Botelho, diretor da área de consultoria em gestão de riscos da Aon Brasil, o uso da metodologia é fundamental para garantir a alocação eficiente de capital. “Além de auxiliar na análise e direcionamento das estratégias de gestão de riscos e eficiência financeira, o TCOR possibilita demonstrar aos sócios e acionistas o processo de tomada de decisão para controlar riscos e perdas”, comenta.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO