Ultima atualização 22 de outubro

ANS divulga novo rol de procedimentos dos planos de saúde

Nova lista de medicamentos e procedimentos deverá ser oferecida pelas operadoras de saúde aos usuários a partir de 2 de janeiro de 2014

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciaram nesta segunda-feira, 21, em Brasília, o novo rol de procedimentos obrigatórios das operadoras de saúde, que deverá entrar em vigor a partir de janeiro 2014. A partir da data, planos individuais e familiares contarão com 87 novos procedimentos, que incluem 37 medicações orais, utilizadas no tratamento de câncer, além de 54 indicações médicas e que servem para mais de um tipo da doença.

A entrega desses medicamentos passa a ser obrigatória e a operadora de saúde poderá escolher a maneira como será feita a distribuição: com envio para a residência do segurado, disponibilização nas unidades ou reembolso.
O presidente da ANS, André Longo, ressaltou o investimento que está sendo feito para ampliar também a atuação e o atendimento, pelos planos de saúde, de outros tipos de profissionais da área, como psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A disponibilização de consultas com esses profissionais deverá ser expandida.
A medida conta ainda com a inclusão de 28 novas cirurgias por laparoscopia, tratamento de radiofreqüência para dores crônicas; nova técnica de radioterapia IMRT para cabeça e pescoço (que atua de forma localizada, individualiza o local e poupa áreas sãs do corpo); para problemas de incontinência urinária masculina fará parte também o implante de esfíncter; além do fornecimento de bolsas coletoras para pacientes colostomizados.
Para incluir os novos procedimentos no rol obrigatório, foi feita uma consulta pública, que teve recorde de participação: 7.340 contribuições. Dessas, 50% foram contribuições de consumidores. Operadoras de saúde e prestadores de serviços representaram 16% e 15% das respostas, respectivamente.
“Sabemos que toda vez que se introduz novas técnicas, durante o período de adaptação pode haver negativas”, lembrou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Caso aconteça, é importante o usuário procurar o 0800 da ANS. Nossa preocupação é garantir o atendimento para o usuário. Se não conseguirmos pela mediação, partiremos para as multas”, informou.

A cada cinco problemas no atendimento registrados pela ANS, pelo menos quatro são sanados através de mediação da Agência.

No caso da medicação oral para tratamento do câncer, usuários que recebem o tratamento pelo SUS, mas possuem plano ou seguro saúde poderão optar por serem atendidos exclusivamente pelo plano de saúde, pedindo desligamento do SUS. Caso o usuário continue usando o sistema público, será cobrado o reembolso das operadoras.

Hoje, muitos clientes precisam recorrer aos tribunais para conseguir o tratamento. “Uma parte da medicação é judicializada, então esperamos reduzir a judicialização a partir dessa medida e do fornecimento efetivo das medicações. Algumas operadoras já ofereciam isso como um ‘plus’”, explicou Longo.
Quanto ao impacto que esse novo rol pode causar ao bolso do consumidor, o ministro da saúde foi enfático ao afirmar que os usuários não terão grandes surpresas. “Historicamente o rol nunca foi o real motivo de impacto no reajuste”.

Amanda Cruz/ Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock