Ultima atualização 10 de janeiro

Revista Apólice – Edição 178

seguros | economia

Prêmios crescem no semestre, mas lucro encolhe
Manuela Almeida
O faturamento do mercado de seguros teve expansão de 19,5% de janeiro a junho, apesar de a economia brasileira ter avançado apenas 2,6% no período. Embora a inflação e o aumento dos juros preocupem as seguradoras no que tange à renda disponível da população, os níveis de emprego ainda saudáveis e melhor distribuição salarial seguem impulsionando o setor

O mercado brasileiro de seguros fechou a primeira metade deste ano como um ponto fora da curva no contexto econômico. Impulsionado pelos índices de empregabilidade ainda saudáveis e a melhor distribuição de renda, fruto dos avanços sociais obtidos nos últimos anos, o setor conseguiu entregar alta taxa de crescimento no primeiro semestre. Foram R$ 73,5 bilhões em prêmios de seguros no período, montante 19,5% superior ao visto nos seis primeiros meses de 2012. Embora o ritmo de avanço do setor continue elevado, se considerado o desempenho da economia brasileira, diminuiu quando avaliadas as taxas de expansão dos últimos dois anos, o que comprova que o setor não tem passado ileso ao menor crescimento do País. O lucro líquido dos dez maiores grupos do mercado de seguros, por exemplo, recuou 2% no primeiro semestre deste ano, para R$ 5,1 bilhões, ante igual intervalo do ano passado, segundo análise da consultoria Siscorp.
Na primeira metade do ano, a economia brasileira cresceu 2,6% em relação ao mesmo período de 2012, mas economistas já temem uma possível retração no terceiro trimestre deste ano, após o melhor desempenho visto entre os meses de abril e junho. “O desenvolvimento econômico brasileiro tem sido uma fonte de decepção há alguns anos. Uma das principais razões foi, sem dúvida, o movimento do governo brasileiro em abandonar gradualmente o foco na estabilidade econômica, que tinha perseguido durante anos”, avalia Gregor Eder, da área de análise econômica da Allianz, em relatório ao mercado.
Além das buscas conflitantes entre o estímulo ao crescimento e o controle da inflação, que têm comprometido a credibilidade da política econômica do Brasil, segundo o especialista, o ritmo lento de investimentos em setores fundamentais para o País, como educação, saúde e infraestrutura, configuram um obstáculo para o crescimento da economia e, consequentemente, impactam na demanda por seguros.
Ainda assim, a baixa penetração do mercado no Produto Interno Bruto (PIB), de cerca de 5,7%, tem possibilitado às seguradoras manterem o ritmo de crescimento de vendas nas apólices. Neste semestre, todo o esforço em elevar os preços em meio à queda dos juros também permitiu que as companhias apresentassem melhor desempenho operacional. Desde que o Banco Central iniciou o processo de redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, o setor foi forçado a ser mais eficiente na subscrição e precificação de riscos, uma vez que já não era mais possível compensar perdas operacionais com o resultado financeiro. Ainda assim, metade das 50 maiores seguradoras em prêmios emitidos, conforme a Siscorp, encerrou o primeiro semestre deste ano com índice combinado em 100% ou acima desse patamar. Apesar disso, quando avaliado o índice combinado dos 50 maiores grupos, verifica-se melhora de três pontos percentuais, para 90%, segundo a Siscorp.
Em algumas seguradoras, o aumento de preços passou de 20%, numa tentativa de compensar um menor resultado financeiro. Neste ano, porém, aconteceu o contrário. Diante das pressões inflacionárias, o Banco Central passou a elevar os juros. Apesar de trazer maior alívio para as seguradoras quanto ao retorno de suas aplicações uma vez que, por serem consideradas investidores conservadores, têm a maior parte das reservas técnicas aplicadas em títulos públicos, que rendem juros, mesmo com uma Selic maior, atualmente em 9% ao ano, o resultado financeiro das seguradoras continua em queda. De janeiro a julho, totalizou R$ 10,7 bilhões, conforme dados da Susep, declínio de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Além da queda dos juros, o resultado foi impactado, segundo especialistas, pela marcação a mercado dos títulos. Este conceito consiste em atualizar o preço do título ao real preço do dia.
O resultado financeiro ainda em queda reforça a tese de algumas seguradoras de que o aumento dos juros ainda não gerou grandes impactos no mercado de seguros como, por exemplo, uma redução nos preços cobrados. “Não sentimos este movimento. Nosso foco continua sendo eficiência operacional”, destaca o presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi.
No entanto, analistas do mercado financeiro e também executivos ouvidos por Apólice acreditam que, a cada aumento dos juros, já foram quatro consecutivos, a possibilidade de o mercado de seguros passar por uma revisão de preços para baixo se materializa mais. São ciclos do mercado que pressionam, principalmente, os prêmios dos seguros de automóveis, mais suscetíveis à concorrência.
Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Porto Seguro, Marcelo Picanço, o cenário financeiro é “desafiador”. Por isso, o executivo acredita que o mercado de seguros deve assumir uma postura mais “conservadora” no que diz respeito ao preço. No entanto, ele lembra que o mercado de seguros atualmente apresenta boas margens operacionais e que em algum momento pode ocorrer uma compressão. “É difícil dizer quando vai acontecer. Depende muito de fatores específicos, as ambições de cada seguradora. O aumento dos juros e as margens podem levar a uma tendência de baixa, mas ainda temos um cenário econômico e financeiro bastante desafiador”, destaca ele.
O fato de as seguradoras locais possuírem maior participação no mercado brasileiro e estarem sendo pressionadas no resultado financeiro pode retardar, na opinião de especialistas do setor, uma baixa nos preços. Já as companhias estrangeiras, que buscam mais market share no mercado, estão sendo impactadas pelo aumento do dólar frente ao real que, conforme Picanço, faz com que as mesmas tenham de produzir um lucro maior em real para depois convertê-lo na moeda do seu país de origem.

Setor bancário reforça atuação
As seguradoras ligadas a bancos reforçaram seu foco no mercado de seguros durante o primeiro semestre. O setor tem ganhado cada vez mais peso no resultado das instituições bancárias, que se viram obrigadas a diversificar suas receitas com a redução dos juros no crédito, principal atividade. A oportunidade de ganhos no segmento, que ainda convive com um processo de aculturamento da população quanto à importância do seguro para os riscos inerentes à vida, também atrai cada vez mais players para o mercado.
A abertura de capital da BB Seguridade, holding que congrega os negócios de seguros do banco, foi um dos destaques na primeira metade do ano. A companhia se juntou ao pequeno grupo de seguradoras com ações listadas em bolsa que conta ainda com a SulAmérica e a Porto Seguro. A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da BB Seguridade movimentou cerca de R$ 11,5 bilhões na maior abertura de capital realizada no Brasil desde 2009, quando o banco espanhol Santander levantou R$ 14 bilhões. “O semestre marca a estratégia que o banco adotou há cinco anos, quando fez reorganização societária e mudança de atuação no ramo de seguros”, avaliou o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, em conversa com a imprensa para comentar os resultados do grupo.
O resultado deu certo. A participação da BB Seguridade nos resultados do Banco do Brasil alcançou 20,9% no segundo trimestre deste ano, superior à fatia de 14% registrada em igual intervalo do ano passado. Um dos passos dados pela instituição em meio à reestruturação do seu braço de seguros foi a parceria com a espanhola Mapfre. Passados dois anos do início da operação em conjunto, Marcos Ferreira, presidente do grupo BB Mapfre, ressalta que a companhia ganhou escala importante, o que possibilitou à seguradora espanhola melhorar suas despesas administrativas e, consequentemente, sua eficiência operacional. Sobre as expectativas quanto ao segundo semestre, ele lembra que este período geralmente é mais “competitivo”, uma vez que concentra 60% dos prêmios da indústria de seguros. “Esperamos um segundo semestre ainda mais competitivo, mas melhor em termos de emissão de prêmios e sinistralidade”, diz ele.
O mercado brasileiro de seguros continuou atraindo novos players no primeiro semestre. O banco de investimentos do BTG Pactual iniciou a operação da sua seguradora e da sua resseguradora em março último. Em um primeiro momento, o foco da companhia será mais voltado para seguro garantia e riscos de engenharia, apólices mais voltadas a grandes projetos. A BTG Pactual Seguradora emitiu R$ 29,5 milhões prêmios nos seis primeiros meses de 2013 e já figurou entre as dez maiores companhias em seguro garantia, cuja liderança continua nas mãos da J.Malucelli, com R$ 132 milhões em prêmios. André
Gregori, presidente da seguradora e da resseguradora do BTG, lembra que a companhia passa por uma fase de adaptação, o que é normal no caso de estreantes, mas que a partir de setembro a seguradora está pronta para atuar em todos os ramos dos quais tem interesse. “Junho e julho não foram meses muito bons para a gente. Tivemos devoluções de prêmios de apólices que foram canceladas, mas agosto está sendo um mês esplendoroso para nós”, conta ele.
A seguradora do BTG Pactual prepara, inclusive, o lançamento de novos produtos relacionados ao setor de infraestrutura, que devem estar disponíveis, conforme Gregori, ainda neste ano. Um deles, segundo ele, é a garantia financeira para grandes projetos, cujo objetivo é garantir as obrigações de pagamento. Em vista, o BTG Pactual tem 40 projetos de infraestrutura que englobam desde o financiamento até a contratação do seguro garantia para a realização dos mesmos. “Esperamos que pelo menos 40% dos projetos demandem apólices ainda este ano”, afirma o executivo.

Seguro ganha mais espaço no resultado
Após bater as projeções feitas para o crescimento de prêmios neste ano já na primeira metade de 2013, o Bradesco também está confiante de um segundo semestre ainda melhor para a sua operação de seguros. No primeiro semestre, a participação de seguros no resultado do banco permaneceu em 31%. Em recente apresentação a investidores e analistas do mercado financeiro, o diretor executivo do Bradesco, Luiz Carlos Angelotti, afirmou que a projeção da instituição para o crescimento dos prêmios de seguros
em 2013 pode ser superada. O banco espera avanço de 12% a 15% neste exercício. De janeiro a junho, os prêmios emitidos pela Bradesco Seguros cresceram 15,3% no primeiro semestre em um ano, para R$ 24,2 bilhões.
O Itaú Unibanco, que tem parceria com a Porto Seguro, também segue bastante focado em crescer no mercado de seguros. A área de seguridade galgou participação de 16,9% ao final de junho, o maior porcentual já registrado pelo banco no último ano. “A estratégia de crescer nossa operação de seguros vem dando os resultados esperados. A gente vê como a participação de seguros melhorou em relação ao histórico que tínhamos no Banco”, avaliou Alfredo Egydio Setubal, vice-presidente executivo do Itaú Unibanco, em recente conversa com analistas e investidores.

case premiado | Admix
Parceria para desenvolver um Programa de Qualidade de Vida

No cenário atual de terceirização da gestão dos benefícios corporativos, as áreas de Recursos Humanos das organizações de grande porte buscam parceiros estratégicos que consigam potencializar os recursos investidos em saúde, proporcionando economia para o negócio e a melhor experiência com os benefícios para o colaborador. A Admix, com mais de 20 anos de experiência nesse segmento, formalizou parceria com a Leroy Merlin em 2007, com o propósito de desenvolver um modelo de administração adequado à realidade da multinacional francesa.

Voz do colaborador é essencial para a melhoria dos benefícios oferecidos
O desafio de estruturar um projeto alinhado com as especificidades da Leroy Merlin era pautado por duas premissas: a presença geográfica da varejista em sete estados brasileiros – o que iria requerer um mapeamento aprofundado dos perfis de cada loja – e o sistema de gestão do negócio, no qual as diretorias das lojas são autônomas e cada líder determina as ações específicas para a sua unidade.
O trabalho inicial da Admix consistiu em visitar as lojas e entender as necessidades dos gestores e colaboradores no tocante aos benefícios oferecidos. Nesse cenário, o público interno era assistido pelas operadoras Intermédica e NotreDame. Ao longo da parceria, a Admix também veio a assumir a gestão do benefício odontológico.
Ainda como fruto da atuação da gestora de benefícios, em 2011 algumas lojas passaram a ser cobertas pelo sistema Unimed, tendo em vista o atendimento de uma solicitação dos colaboradores apurada na pesquisa de clima periódica da Leroy Merlin.

Evolução da parceria e ampliação dos investimentos na saúde e no bem-estar dos colaboradores
A Leroy Merlin hoje é a maior varejista do ramo de construção no país, empregando quase 7 mil colaboradores, baseados na matriz e nas 31 lojas distribuídas em sete estados brasileiros – São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Para permanecer no topo, as ferramentas de Recursos Humanos são essenciais para manter as equipes motivadas, produtivas e focadas em resultados.
A Admix prestou suporte nesse processo, tanto na elaboração de planos de ação, quanto no apoio às iniciativas idealizadas pela Leroy Merlin. Nesse contexto, são considerados marcos: a realização das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPATs); a promoção de Campanhas de Vacinação – com adesão de cerca de 90% dos colaboradores – e a substituição do fornecedor de saúde ocupacional.
O ponto culminante da evolução dessa parceria foi a concepção de um Programa de Qualidade de Vida, com vistas à ampliação das ações de saúde e bem-estar para os colaboradores e ao estabelecimento de um diferencial competitivo ante ao mercado, posicionando a Leroy Merlin como a única empresa varejista instalada no Brasil a ter um Programa de Qualidade de Vida estruturado e homologado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

Programa de Qualidade de Vida: Construindo o Seu Bem-Estar
O conceito do Programa de Qualidade de Vida preconiza o encorajamento e o apoio a hábitos que propiciem saúde e bem-estar para os colaboradores e seus familiares. O Programa foi alicerçado sobre os seguintes pilares: acompanhar a saúde dos colaboradores, ser sustentável em longo prazo, elevar a produtividade da empresa e ampliar a integração entre o público interno.
A loja Lar Center, situada no bairro Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, foi a unidade escolhida para o projeto piloto. Durante a semana, foram promovidas atividades com foco em saúde e bem-estar, tais como: check-up express; palestras sobre saúde bucal, alimentação saudável e qualidade de vida; intervenções teatrais com discursos bem-humorados relacionados a práticas saudáveis; distribuição de cartões que permitem a aquisição de produtos e serviços de lazer com descontos para os colaboradores e sua famílias e um espaço de massagem para os participantes.
Estas ações identificaram um hipertenso, que logo começou seu tratamento. Após todos os esforços, o faturamento desta unidade cresceu 16%. Uma das razões apontadas para esse excelente resultado foi o aumento do engajamento da equipe.

case premiado | AIG

Retorno em grande estilo
2012 marca a volta da AIG como seguradora, com lançamento de produtos que antes não existiam no mercado brasileiro

O ano de 2012 trouxe mudanças para a AIG. A companhia anunciou em novembro a retomada de suas principais operações de seguros em todo o mundo. No Brasil, retornou seu nome para seguradora – desde 2008 vinha atuando sob a marca Chartis – e anunciou investimentos intensivos para lançamento de novos produtos, abertura de regionais e contratação de executivos e profissionais especializados.
Com o retorno do nome veio também o retorno do tagline “Prontos para o amanhã”. O momento marcou também a recompra das ações que estavam nas mãos do tesouro americano desde a crise de 2008, demonstrando recuperação e um retorno positivo sobre o empréstimo, de mais de US$ 22 bilhões para o Governo dos Estados Unidos.
A AIG está presente em mais de 90 países e tem como CEO no Brasil Jaime Calvo, que também atua como COO para o Mercosul. Calvo anunciou investimento de US$ 220 milhões no país para os próximos cinco anos, de forma a permitir que se cumpram os planos da companhia.
A ação no mercado brasileiro inclui o lançamento de uma série de produtos que ainda não são oferecidos no país. Em 2012, a empresa lançou o CyberEdge, seguro contra riscos cibernéticos. No início de 2013, a novidade trazida foi o Propety 500, além do Seguro Terrorismo.
O Property 500 é voltado para empresas com mais de R$ 20 milhões em patrimônio, como hospitais, metalúrgicas, shoppings, entre outras. O produto é dividido em quatro modalidades. A primeira delas é a cobertura Nomeada, que é a apólice em que segurador e corretor nomeiam as coberturas desejadas.
A Property Operacional cobre praticamente todos os eventos e danos causados às propriedades. Já a cobertura para Lucros Cessantes visa indenizar o contratante caso os danos causados à propriedade prejudiquem os lucros.Por fim, a Quebra de Máquinas cobre qualquer equipamento essencial para o funcionamento da propriedade, como geradores e transformadores.
O principal objetivo da AIG é liderar o mercado de Property no Brasil. Aumentando sua capacidade, a seguradora começou a atender melhor seus clientes e conquistar novos contratos. O Property 500 reforçou essa proposta, tornando sua imagem a de uma empresa inovadora que dita tendências ao mercado segurador, sempre visando que as soluções oferecidas ajudem os clientes a ter sucesso em seus negócios.
A seguradora retornou também ao mercado de varejo, utilizando uma plataforma de comercialização inédita, que integra corretores e clientes, o Seguro Auto AIG. Inicialmente, o produto foi apresentado apenas em Minas Gerais, mas gradualmente será levado a outras regiões. O portfólio engloba ainda seguros de viagem (Travel Guard), vida e garantia estendida. A intenção é oferecer cada vez mais produtos diversificados para a população brasileira.
Para colocar em prática os planos, a seguradora dobrou o quadro de funcionários – hoje possuem cerca de 400 talentos -, e segue em um ritmo acelerado de contratações. Hoje, a presença da AIG vai além de São Paulo, com escritórios no Rio de Janeiro, Curitiba e em Belo Horizonte.
As ações da AIG na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) passaram a integrar o S&P 100, que reúne as 100 ações mais negociadas no mercado norte-americano, comprovando a solidez e mostrando ser uma companhia cada vez mais interessante para segurados, corretores, funcionários e investidores.
A AIG Property Casualty, como é chamada nos Estados Unidos, é líder de mercado em todo o mundo e uma das poucas seguradoras de propriedades e responsabilidade civil verdadeiramente globais. A marca volta ao mercado demonstrando estar comprometida com seu sucesso.

case premiado | Assist Card
Liderança em Assistência Viagem
Bom momento da Assist Card mostra porque se tornou a nº 1 em vendas no segmento no Brasil

A Assist Card é o maior grupo de assistência viagem do mundo. Presente em 110 países, a companhia realiza mais de 200 mil atendimentos por ano a pessoas em viagem, graças a sua habilidade única de atuar em minutos em quase todos os lugares do planeta. Para que isso seja possível, a companhia opera 24 horas, todos os dias, e oferece acesso a mais de 155 mil prestadores de serviços de assistência médica, odontológica, jurídica e de bagagem.
Apesar dos números impressionantes, o que chama a atenção mesmo é o crescimento da empresa no Brasil. Nos últimos dois anos, as operações da Assist Card no país cresceram 70%. O sucesso pode ser medido também pelo faturamento da sua principal campanha de vendas. Realizada anualmente em junho, a já tradicional “2×1” – na venda de um voucher o outro sai grátis – alcançou R$ 10 milhões, um crescimento de 49% em comparação à promoção de 2012, quando registrou R$ 6,8 milhões, até então o melhor desempenho comercial da sua história.
Esse crescimento acelerado se deve a diversos fatores, como o desenvolvimento e ampliação de novos canais de venda e os investimentos em tecnologia e marketing, mas também graças ao seu grande desempenho no segmento corporativo, onde as corretoras de seguros possuem destacada participação. Nos últimos dois anos, esse canal de vendas apresentou um crescimento médio de 40% e deve terminar 2013 com expansão de quase 50%.
Para atender essa crescente demanda, a companhia passou a oferecer, já há alguns anos, um atendimento verdadeiramente personalizado, com executivos dedicados integralmente a atuar junto aos corretores. Atualmente, além de ser a única do segmento a contar com uma equipe nesse modelo, é a responsável pelo atendimento de algumas das principais companhias do país, como Petrobrás, grupo Vale e AmBev. Além disso, a companhia é parceria de algumas das principais corretoras de seguros do país, casos da Aon, Marsh, Willis, Qualicorp, Interbrok, Admix, entre outras.
Entre os diferenciais da Assist Card estão o maior limite de assistência médica do mercado (US$ 1 milhão); a única que cobre o cancelamento de viagem por qualquer motivo; e o Certificado de Satisfação de Garantia, um selo que garante o reembolso do voucher se o cliente não ficar contente com o serviço prestado.
Essa postura reflete em um índice de satisfação dos seus clientes superior a 97%. Para atingir essa marca que beira a perfeição, a empresa – que há mais de 40 anos oferece soluções locais a emergências no exterior sem nenhum custo adicional para o seu cliente – conta com uma estrutura verdadeiramente diferenciada.
A companhia é a única no mercado que prima pelo serviço personalizado, ou seja, realiza o atendimento na língua nativa do seu cliente, que simplesmente liga a cobrar para qualquer uma das 63 centrais próprias de atendimento da Assist Card distribuídas nas principais cidades do mundo – Miami (EUA), Madri (ESP), Seul (KOR), Buenos Aires (ARG), entre outras.
Todo esse esforço explica também porque a Assist Card possui pelo sexto ano consecutivo o selo do Sistema de Gestão de Qualidade da ISO 9000. Além desses serviços, a companhia oferece ainda seguros de Cancelamento de Viagem, Acidentes Pessoais e Bagagem.

case premiado | Berkley
Fiança Locatícia é sinônimo de agilidade para o mercado corporativo

Segurança e agilidade ao locador e locatário. Estas são as principais vantagens do produto Fiança Locatícia da Berkley, que substitui o fiador em casos de aluguel de imóveis corporativos, com aprovação de crédito e emissão de apólice em 48 horas.
Voltado às pessoas jurídicas, o seguro garante o pagamento de encargos não pagos pelo inquilino e cobre eventuais danos ao imóvel, assim como multas contratuais por rescisão, antes mesmo da decretação do despejo, ou seja, durante o andamento da ação judicial.
A contratação do produto é simples, podendo ser efetuada diretamente pelos corretores, através de sistema especialmente desenvolvido para emissão remota, o que possibilita a entrega da apólice com rapidez, permitindo ao locatário fechar o contrato de locação e, ao locador, o conforto necessário para continuidade de suas atividades.
Além da apólice, a Berkley se responsabiliza também pela execução dos acordos e, caso os mesmos não sejam cumpridos, indeniza o beneficiário se subrogando no direito de regresso.
Ocorrendo uma expectativa de sinistro, caracterizada pela ação de despejo, abandono ou entrega amigável das chaves, a companhia concede ao locador os adiantamentos necessários para que o mesmo não tenha prejuízo algum, agilizando também todas as alternativas legais para que o mesmo disponibilize o imóvel para novas locações.
Atuando como mediadora, a seguradora tem provocado a entrega imediata do imóvel, num trabalho em parceria com seus advogados e com os demais atores jurídicos dos representantes, promovendo a confissão de dívida e o acordo que, na maioria das vezes, são acertados entre as partes, não resultando em sinistros ou indenizações.

case premiado | Brasil Assistência
Excelência no atendimento ao cliente

Com mais de 20 anos de atuação no país, a Brasil Assistência – unidade no Brasil da Mapfre Assistência, multinacional de seguros, resseguros e serviços com presença direta em 40 países, líder mundial na prestação de serviços de assistência e gestão de serviços – se destaca no mercado brasileiro por sua excelência no atendimento e inovação em produtos.
A filosofia da Brasil Assistência é a vocação de prestar serviço às pessoas em qualquer lugar do mundo.
No Brasil, oferece o portfólio mais completo de produtos do mercado de assistência no país, e consolida-se junto aos clientes através da alta qualidade em serviços e produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida de mais de 27 milhões de usuários.
Os grandes diferenciais da companhia sempre foram a qualidade e a agilidade no atendimento ao cliente, com todos os colaboradores focados no negócio, que é cuidar de pessoas. Nos últimos 12 meses, a empresa registrou mais de 2,65 milhões de chamadas recebidas, com 266.625 assistências prestadas, resultando em um índice alto de satisfação, com menos de 0,1% de reclamações.
Com Certificação ISO 9001:2008 pela Quality Evaluations INC, a Brasil Assistência tem preocupação constante com o atendimento em todos os momentos: desde o primeiro contato com o cliente, passando pelo envio do serviço solicitado, até o retorno sobre a qualidade dos serviços, com todos os processos sempre auditados pela área de qualidade, com administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, estendendo-se também a fornecedores, distribuidores e clientes corporativos. Este processo compreende a análise de todas as reclamações e não conformidades detectadas; relatório de atendimento e conclusão do caso para cada reclamação recebida; pesquisa dos atendimentos fornecidos para identificar o nível de satisfação dos clientes; gerenciamento da performance individual dos prestadores; e, por fim, avaliação dos resultados, promovendo a melhoria contínua dos processos.
Como exemplo dos esforços no atendimento ao cliente, há o case de Assistência Residencial na Grande São Paulo, que hoje é realizada por frota própria e registra 99,99% de satisfação: foram 7.760 serviços prestados em residências e apenas uma reclamação durante os últimos 12 meses.
Além da excelência no atendimento ao cliente, outro diferencial é a inovação constante em produtos, através de um departamento focado no desenvolvimento de novas soluções, de acordo com as demandas de clientes corporativos e seus usuários, propondo novas soluções através de pesquisas constantes com diferentes públicos.
Como exemplo de inovação, é possível citar o lançamento dos produtos Mulheres, Jovem, Torcedor e Terceira Idade, que são soluções combinadas de assistências automóvel, imóvel e pessoas, para atender todas as necessidades desses públicos específicos.
Atualmente, a Brasil Assistência tem o portfólio mais completo do mercado no país, contanto com 40 produtos. Sua carteira é composta por mais de 35 clientes corporativos e aproximadamente 20 milhões de usuários no Brasil. A companhia realiza mais de um milhão de atendimentos por ano e faturou R$ 113 milhões em 2012.

case premiado | Buonny
Excelência em gerenciamento de riscos
Experiência e uso inteligente da tecnologia colaboram para a Buonny manter a qualidade da sua operação

Uma das maiores gerenciadoras de riscos do Brasil, a Buonny tem como missão aumentar a segurança da carga transportada, antecipando medidas de segurança para detectar e prevenir riscos nas operações de logística e transporte de produtos.
Para isso, conta com central de monitoramento, escolta 24 horas das cargas e apoio logístico, além de atendimento rodoviário com o socorro em estrada.
A equipe ainda efetua vistorias de sinistros de transporte nacional e internacional, faz análise do perfil profissional dos motoristas carreteiros e também tem um programa de qualificação técnica e comportamental destes profissionais.
Entre os lançamentos mais recentes, estão o serviço de análise de crédito, e o cartão eletrônico para pagamento de frete, o Repom Buonny Amigos da Carga, em parceria com a Repom.
Com essas ações, o gerenciamento de riscos auxilia a transportadora a cumprir o compromisso de entrega das mercadorias ao seu destino. Para o embarcador, significa a preservação da marca e a manutenção do seu market share, e à seguradora, possibilita o equilíbrio do índice de sinistros e prêmios, viabilizando melhores taxas de seguros.
Com unidades em São Paulo, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, a empresa conta com mais de 7 mil clientes ativos, entre seguradoras, corretoras de seguros multinacionais, operadores logísticos e embarcadores referência em seus segmentos, como automotivo, farmacêutico, eletroeletrônico, informática, alimentício, ferro e aço.
“A premiação é uma recompensa pelo empenho, dedicação e qualidade do nosso trabalho, que é constante em nossa empresa e equipe”, comenta o presidente da Buonny, Cyro Buonavoglia.
Segundo ele, é este conjunto de fatores que possibilita o bom desempenho da companhia. “Gerenciamento de riscos é inteligência e tecnologia. Não existe um fator destacado e sim um conjunto de normas e procedimentos aplicados a cada operação para obter o resultado alcançado”, complementa o executivo.
A Buonny, que está no mercado desde 1996, contribuiu para a mudança da visão da importância do gerenciamento de riscos.
De acordo com Buonavoglia, o gerenciamento de riscos era tido no passado como um ônus para as companhias transportadoras e embarcadores. Com essa mudança de pensamento, hoje tanto embarcadores quanto transportadores entendem o gerenciamento de riscos como algo que acrescenta à operação deles.
O uso da tecnologia também colabora para aumentar os benefícios da operação. Por exemplo, ferramentas como o plano de rotas, que identifica os locais de risco potencial ao longo dos trajetos e indica os pontos seguros de parada a fim de evitar exposição a roubos e acidentes, além do uso de rastreadores. Na central de monitoramento dos veículos utiliza-se a tecnologia embarcada para o controle e segurança das viagens. É ela também a responsável por criar um histórico das viagens, que se transformam em informações importantes para localização e recuperação de mercadorias roubadas.
O SIL – Sistema de Informações Logísticas – integra em um software todas as tecnologias e informações das viagens, proporcionando à empresa contratante a organização de todas as suas viagens, reduzindo tempo e custos.

case premiado | Camed Corretora de Seguros
Seguro de Vida do Agricultor Familiar

Desde outubro de 2012, os micros e pequenos produtores rurais brasileiros contam com uma nova modalidade de seguro. Chamado de “Seguro de Vida do Agricultor Familiar”, o produto é resultado de uma parceria entre a Camed Corretora de Seguros, Mapfre Seguros, Banco do Nordeste (BNB) e Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Com parcela única de R$ 20,00, o seguro garante indenização aos beneficiários em caso de falecimento do titular no valor de R$ 3 mil, e auxílio funeral de R$ 840. Oferece ainda quatro sorteios mensais de R$ 1,5 mil cada, por meio da Loteria Federal.
A iniciativa é pioneira no Brasil e tem como público-alvo os clientes do Agroamigo, programa de microcrédito produtivo e orientado do BNB, que atende agricultores familiares do Grupo B do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Para tanto, a renda bruta anual do agricultor deve ser de até R$ 6 mil, excluídos benefícios sociais e proventos previdenciários decorrentes de atividades rurais.
Esta é uma ação de inclusão bancária e securitária, permitindo às famílias que trabalham no campo, até então excluídas do segmento de seguros, terem acesso a uma cobertura de baixo custo, que lhes oferece a tranqüilidade de contar com um funeral digno, além de um valor para reequilibrar as finanças familiares no caso de falecimento de seu provedor.
A aquisição do seguro é espontânea e não está vinculada à contratação de financiamento no âmbito do Pronaf.
A operacionalização é realizada pela Camed Corretora e a comercialização por equipe especializada do Inec, que conta, atualmente, com 1.000 assessores de microcrédito rural. A contratação do seguro é feita por meio de contato direto com os agricultores, em sua própria comunidade rural, ressaltando o caráter de inclusão social do produto.
Entre 17/10/12 e 10/09/13, foram contratados 96.827 seguros (média de 376 seguros/dia útil), o que indica a excelente aceitação desse novo produto.
Quem faz este produto
Integrante do Grupo Camed e parceira do BNB, a Camed Corretora completou 30 anos em 2013. A empresa possui carteira de mais de 1,8 milhão de seguros ativos e está presente nas nove capitais do Nordeste, mas com raio de atuação em todo o Brasil.
A Mapfre Seguros é um dos mais importantes players do mercado de seguros nacional. Com 125 sucursais pelo Brasil e 18 Diretorias Territoriais, oferece soluções personalizadas em seguros, assistência, atividades financeiras e serviços.

case premiado | Edmundo Vasconcelos
Modernização na Prestação de Serviços Hospitalares
Pelo segundo ano consecuti­vo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos re­cebe o Prêmio Melhores do Seguro na categoria Modernização na Prestação de Serviços Hospitalares. A conquista destaca a instituição por seu comprometimento em oferecer o que há de melhor para os seus clientes.

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos caracteriza-se por ter atuação multidisciplinar, atendendo o cliente em todas as suas necessidades, desde a consulta médica em consultó­rios especializados até os mais comple­xos exames de imagem e intervenções cirúrgicas. A instituição faz parte de um seleto grupo de hospitais certifi­cados com a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, con­cedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação máxima é dada pela entidade aos hos­pitais que adotam as melhores práticas de qualidade e assistência, aliadas à gestão integrada.
Em 2012, o Complexo Hospitalar teve sua excelência prestigiada in­ternacionalmente, figurando entre os 40 Melhores Hospitais e Clínicas na América Latina, em ranking da revista América Economia.
A Instituição também foi eleita, recentemente, pelo terceiro ano con­secutivo, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em pesquisa realizada pela revista Época.
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza, aproximadamente, 12 mil procedimen­tos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames.

case premiado | Crivo
Marítima moderniza sistema de Cotação Online com ferramenta Crivo

A Marítima Seguros está há dois meses utilizando uma nova ferramenta para as propostas de Cotação Onli­ne: o software Crivo. Mesmo em pouco tempo, já observa resultados bastante positivos nos negócios. A seguradora buscava um serviço que oferecesse mais facilidade e agilidade aos pro­cessos e que tivesse menos limitações. Para o gerente de Auto da empresa, Adriano Fernandes, “os ganhos são em melhora de imagem e confiabili­dade (com o consumidor final e com os corretores), maior assertividade de aceitação e precificação e redução de custos operacionais”.
Fernandes ressalta que, de mais importante, a ferramenta dá liberdade para fazer várias coisas recorrendo pouco à equipe de TI. “Antigamente, para ajustar ou modernizar todos os critérios desenvolvidos dentro do meu sistema, eu precisaria de um grande investimento em infraestrutura para fazer o acerto. Com o Crivo, temos liberdade muito maior para fazer isso. Em longo prazo, melhorar as práticas de utilização da própria ferramenta”, destaca o executivo.
A flexibilidade da ferramenta Crivo – que existe há mais de 10 anos no mercado e é uma das mais comple­tas na área de automação de análise de crédito, risco e fraude – permite aumentar a qualidade da tomada de decisão e atingir objetivos por meio de tecnologia exclusiva, soluções inte­gradas e inovadoras e ainda possibilita total autonomia nos seus processos, sem depender de terceiros para modi­ficar os parâmetros da cotação online. Isso porque a parametrização fica sob responsabilidade integral da Marítima Seguros, que pode também fazer qual­quer alteração em tempo real.
Outra vantagem destacada pelo executivo é com relação à resposta rápida para o corretor que solicita uma cotação no site da seguradora. “Nossos processos de buscas externas eram fei­tos no momento depois da proposta do consumidor e, com o Crivo, agora con­seguimos fazer no momento da cotação online”. Assim, a aceitação da proposta acontece em tempo real e o consumidor tem, portanto, resposta imediata.
Agilidade e simplicidade nos pro­cessos de indenizações são caracterís­ticas marcantes da Marítima Seguros no atendimento aos seus segurados. E isso é viável com sistemas informati­zados pioneiros no mercado, que per­mitem, por exemplo, mais rapidez nos processos de sinistros, indenizações e reparos de veículos. A base de toda a agilidade está na estrutura tecnoló­gica, considerada de última geração e em permanente renovação, como esta recente, que adotou a ferramenta Crivo. Por meio da tecnologia da informação, a Marítima tem condições de operacio­nalizar emissão de apólices e análise de processos de sinistros de forma rápida e sem burocracia.
A seguradora oferece atendimento totalmente personalizado, utilizando os mais modernos recursos de tecnolo­gia; garantia aos parceiros (corretores e prestadores) de amplo suporte na condução dos negócios, sempre com a preocupação de garantir a satisfação dos segurados.
A Crivo TransUnion, fusão de duas empresas líderes do mercado – a brasileira Crivo e a norte-americana TransUnion, é responsável pelo desen­volvimento de uma das ferramentas mais completas do mercado na área de automação de análise de crédito, risco e fraude, que permite às empresas aumentar a qualidade da tomada de decisão e atingirem seus objetivos por meio de tecnologia exclusiva e soluções integradas e inovadoras. Seus produtos proporcionam vantagens competitivas, gerando economia de tempo, redução de custos, decisões ágeis, flexíveis e assertivas. Além disso, a Crivo TransUnion cria vantagens econô­micas, profissionais e pessoais para a empresa, acionistas, clientes, cola­boradores e a sociedade. A empresa também é provedora de serviços de informação, analytics, decisão e, para isso, desenvolve soluções personali­zadas de acordo com as necessidades dos clientes.

case premiado | Escola Nacional de Seguros
Tudo Sobre Seguros – uma história de sucesso

Tudo Sobre Seguros (TSS) é um portal na internet com informações sobre o merca­do de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, criado recentemente pela Escola Na­cional de Seguros.
O projeto do TSS teve início em 2007, com a visita de Paola Casado, superintendente administrativo-finan­ceira da Escola Nacional de Seguros, ao Insurance Information Institute (III), dos Estados Unidos. Tal Instituto existe há mais de 50 anos e tem como objetivo melhorar a compreensão do público e difundir a cultura do seguro naquele país. Para isso, entre outras ações, o III mantém um portal de in­formações sobre seguros na internet bastante extenso.
Ao tomar conhecimento dessa experiência bem sucedida nos Estados Unidos e tendo em vista a inexistência no País de iniciativas similares, a di­reção da Escola Nacional de Seguros resolveu lançar um portal no Brasil nos moldes do III, ação que se encaixa perfeitamente na missão da Escola de desenvolver o mercado através da ge­ração e difusão de conhecimento e da capacitação de profissionais.
Surgiu, assim, o projeto do portal Tudo Sobre Seguros objetivando di­fundir e melhorar a compreensão do público sobre o mercado de seguros, previdência privada e capitalização. A missão de criar e coordenar as ativida­des do portal foi confiada pela Escola ao economista Lauro Vieira de Faria, que foi redator-chefe da revista Conjuntura Econômica, da Fundação Getulio Var­gas, e pesquisador da própria Escola Nacional de Seguros.
A montagem do TSS começou em 2008 com a definição da identidade visual e a redação dos primeiros con­teúdos. Em 2009 e 2010, teve início a publicação na internet da página de entrada (homepage), dos textos sobre os fundamentos da indústria de seguros e os produtos mais importantes do mer­cado nacional, notadamente, os seguros de automóveis e de pessoas, e os seguros e planos de saúde.
Desde 2011, o projeto visual do portal foi aprimorado, foram revistos e atualizados todos os conteúdos do site, inseridos novos conteúdos e formado o “pool” de especialistas (profissionais do mercado) encarregados da revisão e atualização de textos e das respostas aos internautas que interagem com a equipe do portal por meio das ferramentas “Fale Conosco” e “Pergunte ao Especialista”. Tal interação, sem ônus para os inter­nautas, é um importante serviço que a Escola, através do TSS, presta aos con­sumidores e ao mercado. Além disso, o portal conta com perfis no Facebook e no Twitter e publicou, via Escola Nacional de Seguros, a revista (impressa) “Tudo Sobre Seguros”, que reúne os textos gerais sobre o mercado constante do site.
O TSS apresenta e explica, na for­ma de perguntas e respostas rápidas, os produtos mais importantes do mercado de seguros. Cada produto é descrito de­talhadamente e em linguagem acessível ao consumidor. O portal explica do que se trata cada produto, os diferentes tipos de coberturas, o que o consumidor deve atentar em termos de custo-benefício para fazer uma boa compra, a questão da vigência das apólices, o que fazer em caso de sinistro, perguntas frequentes, dicas e fatos, e estatísticas do produto em questão. O portal também disponibi­liza análises e indicadores econômico-financeiros do mercado como um todo, bem como aborda os temas do momento na seção “O seguro cobre?”. Seu público-alvo é, assim, composto de indivíduos, empresas, mídia e o próprio mercado, ou seja, todos que utilizam a rede mundial de computadores.
O sucesso da iniciativa está fora de dúvida: de 38.070 visitas entre 01/08/2009 e 31/07/2010 (período de es­treia do portal), o TSS obteve, três anos depois, entre 01/08/2012 e 31/07/2013, 948.854 visitas, portanto, próximo do milhão, que deve ultrapassar no acu­mulado de 2013. E a iniciativa continua pioneira tanto nos Estados Unidos, via III, quanto no Brasil, via TSS, haja vista que, na maioria dos países, há carência de informações completas, sistemati­zadas e de fácil leitura na linha desses dois portais.

case premiado e pesquisa | Liberty

Como a seguradora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014, a Liberty não poderia ficar de fora da Copa das Confede­rações, realizada também pela FIFA, este ano, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Sal­vador (BA).
Além de patrocinadora do evento, a companhia programou diversas ações para os clientes e os principais parceiros nas vendas, os corretores de seguros. Entre as ações, estava a segunda fase da “Campanha Artilheiros” – promovida de julho de 2012 a março de 2013 -, na qual os corretores foram divididos em chaves, conforme produção e potencial, e pontuados conforme os produtos comercializados. Os premiados foram definidos conforme um ranking e faturaram como premiação a oportuni­dade de assistir aos jogos da Copa das Confederações. A viagem de premiação reuniu 326 viajantes no total (corretores e seus acompanhantes) e distribuiu 652 kits exclusivos. A ação ainda envolveu a realização de “esquenta” antes dos jogos, área VIP no estádio para o grupo e experiências diferenciadas, como a realização do Soccer Experience com o Cafú (em Brasília e Belo Horizonte), além de jantar de premiação com dis­tribuição da bola Cafusa. A campanha também premiou outros 60 corretores com ingressos para diversos jogos da primeira fase.
Outras ações compreenderam a exposição da marca Liberty Seguros no campo durante os jogos, estandes nos estádios onde ocorrem os jogos – com a distribuição de mais de 11,5 mil kits e cerca de 15 mil visitantes -, além de apoio a carrinhos elétricos para atender pessoas com dificuldade de locomoção (grávidas e idosos), ação nos aeroportos e guinchos com decoração especial da Copa.
O conteúdo online relacionado ao patrocínio da seguradora à Copa das Confederações também foi intensificado. No mês da Copa das Confederações, a companhia registrou em sua página no Facebook mais de 104 mil novos fãs e o conteúdo postado impactou uma média de 48 mil pessoas por post e gerou mais de 15 mil interações.
Houve, ainda, a realização de uma ação social com a Escola Olodum e o projeto social da Liberty, Sinal Livre, com o objetivo de conscientizar a popu­lação sobre a importância do respeito ao pedestre.
Além de sair vitoriosa do Prêmio Melhores do Seguro com este case, a Liberty Seguros ainda foi apontada pe­los corretores, conforme pesquisa feita pela CVA Solutions a pedido da Revista Apólice, destaque na categoria “seguro de vida na região sul”.
“É um reconhecimento importante do trabalho que realizamos na região, o que certamente confirma o sucesso da implementação de todas as nossas ações ao longo dos últimos anos, sempre com foco na agilidade dos processos, produ­tos inovadores e qualidade em serviços”, analisa o diretor de Vida da companhia, Alexandre Vicente.
Segundo o executivo, a região Sul é muito importante para a Liberty, pois trata-se de uma localidade com grande potencial para compra de seguro de vida e possui enorme representatividade na produção atual e ainda assim, um grande campo a ser explorado.
“Os corretores são parte fundamen­tal do trabalho da Liberty, por isso procu­ramos envolvê-los ao máximo em nossas ações, além de oferecer treinamentos, realizar campanhas e fazer pesquisas periódicas”, finaliza Vicente.

case premiado | Minuto Seguros
Fan Page – Uma nova forma de pensar e falar sobre seguros
Ter uma estratégia para as mídias sociais passou a ser obrigatório para a maioria das empresas. Seguradoras e corretoras divulgam informações so­bre seus produtos e serviços, falam de cidadania e promovem a qualidade de vida. Ninguém questiona a importância dessas mídias e é raro encontrar no setor empresa que não possua canais próprios e ativos nas principais redes.
A Blay Seguros, no mercado desde 1993, foi rebatizada em dezembro de 2011 como Minuto Seguros, por seus sócios Marcelo Blay e Manes Erlich­man. A empresa trouxe a proposta de comercializar seguros pela internet com apoio de call center, levando o melhor para o consumidor. Mas como construir conhecimento para a marca, potencializar seu posicionamento e gerar interesse em seus produtos no dinâmico mundo das mídias sociais? Como se diferenciar da concorrência?
No segundo semestre de 2012, as agências F.biz e MTCom se uniram e criaram a estratégia de redes sociais para a Minuto. Uma vez que boa parte das empresas do setor se comportava de forma semelhante, com forte apelo corporativo, a Minuto adotou uma abordagem diferente. A proposta foi descomplicar o conhecimento e a rela­ção que as pessoas têm com os seguros por meio de conteúdo divertido, útil e curioso, relacionado ao universo da marca. Além do novo enfoque dado aos produtos, empregou-se uma linguagem direta, descontraída e carregada de humor. O visual atraente e a adoção de formatos variados (infográficos, enquetes, cards etc.) também ajudaram a atrair e cativar usuários.
Para dar unidade à linguagem visual, foi criado um projeto gráfico, respeitando as constantes mudanças impostas pelas mídias sociais. Uma campanha de mídia com a promoção de posts também foi utilizada para aumentar a base de fãs e ampliar o alcance da mensagem. Outro fator importante para o sucesso foi o cui­dado dedicado às interações com os usuários. Agilidade, informação e gentileza de todas as equipes envol­vidas geraram elogios e ajudaram a prever e reverter eventuais quadros negativos que extrapolassem os limi­tes da fan page. O que, quando e como responder foram orientações definidas e alinhadas durante o planejamento e adotadas desde então.
Em poucos meses, já foi possível comemorar o principal objetivo da Minuto Seguros nas mídias sociais: conhecimento da marca. De 600 fãs no Facebook em julho de 2012, afan page da corretora saltou para 140 mil fãs em junho de 2013. Mais que isso: os usuá­rios passaram a comentar e compartilhar o conteúdo, aproximando-se da empresa e validando seu posicionamento.
Não se pode desprezar ainda a importância da criação de um canal aberto para falar com o consumidor e, principalmente, escutá-lo não apenas no Facebook, mas também no Google+, LinkedIn e Twitter. Além de ajudar na difusão da marca e no relacionamento com clientes, esses canais tornaram-se importantes meios de acesso ao site da empresa, que passou a receber muitas visitas interessadas nos produtos e em realizar cotações.

case premiado | Tempo Dental
Excelência no relacionamento com o cliente

Buscar a excelência no aten­dimento aos usuários, aper­feiçoando constantemente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, sempre foi a prin­cipal meta da Tempo Dental, operadora de planos odontológicos do Grupo Tempo Assist. Em 2013, esta conquista foi alcançada e, no que depender da empresa, será aprimorada ainda mais.
Foi com o case “Relacionamento com Clientes” que a companhia saiu-se vitoriosa no IV Prêmio Melhores do Seguro. “Sabemos que o plano odontológico já é o benefício que mais cresce no Brasil, e receber este prêmio é muito importante para toda a equi­pe da Tempo Dental, pois comprova nossos esforços em fornecer inúmeras vantagens aos clientes, possuindo um amplo portfólio para atender as neces­sidades existentes”, destaca Julio César Felipe, vice-presidente da companhia.
Entre as ações para estreitar seus laços e garantir a satisfação de seus usuários está a participação constante nas chamadas “Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATs)”. São eventos realizados pelos clientes para oferecer dicas aos colaboradores sobre prevenção de do­enças e conselhos práticos para manter a higiene e a saúde bucal.
A fim de facilitar o processo de adesão aos planos, a Tempo Dental oferece, no momento da contratação, a personalização dos materiais que com­põem o kit de aderência, como: fichas de cadastro, folders, cartazes, e-mails marketing, além de outros produtos desenvolvidos conforme a necessidade de cada cliente. São oferecidos ainda plantões de dúvidas aos funcionários para destacar a importância sobre a contratação do benefício odontológico.
“As empresas devem reconhecer que cuidar da saúde bucal dos cola­boradores traz inúmeras vantagens, já que muitas doenças pulmonares e cardiovasculares, além de complicação de quadros de diabetes, podem ser evi­tadas com prevenção”, explica Felipe.
A participação da companhia na 39ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH 2013), organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e consi­derado um dos maiores do país no setor, colabora neste processo, auxiliando a companhia na aproximação com o mercado.
Outra característica que marca a qualidade de atendimento da Tempo Dental são as visitas periódicas aos clientes, não apenas para esclarecer dúvidas de funcionários, mas também para auxiliar os departamentos de RH. Por meio da plataforma CRM, ferra­menta de gerenciamento de contas, a companhia consegue realizar a gestão de todos os clientes, averiguar o histórico de utilização do plano, analisar riscos e até indicar possibilidades de ações, tudo para ampliar a qualidade e eficácia do serviço que está sendo prestado.
Estudos de mercado também estão na mira da Tempo Dental. A companhia realiza pesquisas semestrais para atua­lizar e oferecer as melhores práticas em seus serviços. O uso de e-mail marketing com dicas odontológicas, destinados aos clientes, também auxilia a companhia a se aproximar de seus respectivos pú­blicos. Na Internet, a empresa já detém ferramentas e canais nas redes sociais (Linkedin, Facebook e Twitter), com interação e conselhos práticos para todos que se preocupam com a saúde bucal.
“A Tempo Dental é uma das quatro maiores operadoras de odontologia do Brasil, possuindo mais de 630 mil beneficiários por meio das operadoras Odonto Empresas e Prevdonto. Estamos no caminho certo, ampliando o relacio­namento com nossos clientes e garan­tindo a excelência em atendimento”, conclui Marcos Couto, CEO do Grupo Tempo Assist.

case premiado | Vayon
Distribuição de seguros no pequeno e médio varejo
Especialista no mercado tecnológico, a Vayon desenvolve plataforma que traz agilidade e facilita cotidiano das seguradoras

Fundada em 2003, a Vayon une pessoas que gostam do que fazem, entendem do mercado tecnológico e que possuem longa atuação no mercado de seguros. Dessa junção nasceu um histórico de sucesso através do fornecimento de serviços e produtos de TI voltados para o mercado de seguros e seus diversos processos de negócios, em companhias nacionais e multinacionais. A empresa busca inovações tecnológicas constan­tes, procurando entender o comporta­mento dos consumidores e os fatores que interferem e moldam o futuro do mercado de seguros.
A partir de 2008, teve início a construção da plataforma de processa­mento de seguros, lançada oficialmente no evento Insurance Service Meeting , em novembro de 2010.
A plataforma on.iBusiness® foi pensada para facilitar o cotidiano das companhias seguradoras. Seu propó­sito teve quatro aspectos principais.
O Vayon Insurance Business® é uma plataforma especializada no proces­samento (distribuição, cobrança, back office, comissão, sinistro e atendimento ao cliente) de seguros massificados, populares e microsseguros; é uma so­lução que abarca software, hardware, armazenagem, poder de processamento e administração de apólices. Logo, a companhia seguradora não necessita instalar, manter ou contratar nenhum hardware ou software adicional.
Um produto configurado no Vayon Insurance Business® já está pronto para ser comercializado pelos canais tradicionais (call center, comércio varejista e utilities), e por novos meios de distribuição (celular, point of sale, redes sociais e internet).
A empresa se preocupou com al­guns aspectos para o desenvolvimento da plataforma. O primeiro deles foi viabilizar novos meios de distribuição, utilizando ferramentas como celular, PoS, redes sociais e web; depois disso veio a preocupação em diminuir o time to market das operações.
Como novos produtos trazem tam­bém impactos ao cliente, a empresa se preocupou em entregar novos meios de relacionamento com o cliente, fazendo com que o contato com a se­guradora – solicitações de assistência/ benefícios, o pagamento de prêmios e o eventual sinistro – sejam feitos de forma conveniente e rápida. O último aspecto foi tangibilizar os produtos de seguros, incentivando a permanência dos segurados nas apólices, além de agregar relevância e conveniência na vida dos segurados.
Habilitar canais de distribuição, como pequeno e médio varejo, impõe desafios (captura de dados para venda, cobrança, integração, infraestrutura) que aumentam o time to market ou até inviabilizam a operação. O produto de­senvolvido pela Vayon entrega inova­ções que permitem que qualquer canal seja habilitado. Para o canal de varejo, há a tecnologia Vayon Insurance PDV®(on.iPDV) que permite a captura e cobrança de seguros sem a necessida­de de customizar/integrar o sistema de PDV do pequeno e médio varejo. Em relação à cobrança, a tecnologia Vayon Insurance PDV® entrega um gateway de pagamentos online, que permite a automatização das vendas/emissão com total segurança do recebimento dos prêmio por diversos meios (cartão de crédito, cartão de débito, boleto e débito automático em conta corrente).
A Vayon, em conjunto com a Bradesco Seguros, venceu em 2011 o concurso de inovação para microsse­guros, promovido pela Microinsurance Innovation Facility, uma divisão da Organização Internacional do Traba­lho (OIT).
Em reconhecimento de sua espe­cialização e inovação, a Vayon é hoje a única empresa de tecnologia que integra a Microinsurance Network, contribuindo com os grupos de traba­lho de distribuição e tecnologia.

pesquisa | homenagem especial

Roberto Barbosa e Marco Antonio Rossi são os grandes laureados da festa
Durante a cerimônia, duas personalidades do mercado receberam troféu por sua atuação e importância para o desenvolvimento do setor de seguros no Brasil

Além da premiação por cases e pela pesquisa, a Revista Apólice decidiu premiar duas personalidades que contribuem imensamente para o cres­cimento do mercado.
O primeiro contemplado foi o corretor de seguros de Minas Gerais, Roberto Barbosa. Atualmente, ele é vice-presidente da Fenacor e, em breve, deverá presidir o Instituto Brasileiro de Autorregulação da Corretagem de Seguros, Resseguros, Capitalização e Previdência Privada Aberta. Ao longo de sua carreira de 58 anos em seguros, Barbosa participou de quase todas as entidades representativas do setor em seu Estado, e no Brasil.
Em seu agradecimento, o corretor ressaltou que estava duplamente feliz: a primeira alegria é saber que meu trabalho junto à Fenacor está sendo reconhecido por pessoas que não são corretores. “Apesar de não achar mere­cido, isso faz muito bem ao meu ego”, brincou. “A segunda alegria me remete há algum tempo, nas décadas de 70 e 80, quando eu sempre reclamava que o mercado não tinha meios de divulgação, tanto para o público interno quanto externo”, continuou. “Éramos pobres de divulgação e os corretores mal sabiam o que acontecia no seu ramo de atuação”.
Neste período existiam três veícu­los de comunicação mais significativos: a revista da Fenaseg e os jornais do Sincor-RJ e do Sincor-SP. “Eu recla­mava muito e agora vejo que minha preocupação foi resgatada e hoje temos vários órgãos de divulgação. É o resgate de um sonho”, acrescentou Barbosa.
Agora, o desafio do homenageado será alçar a classe dos corretores a um nível altamente profissional. “Temos quase 50 anos de profissão regulamen­tada e nunca fomos fiscalizados. Com isso, o corretor relaxou. Temos agora que fazer uma grande catequese, para que o profissional esteja preparado”, finalizou Barbosa.
No final da cerimônia, Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg, foi convidado ao palco para receber sua homenagem. Ele foi escolhido pela sua postura ao assumir o cargo, de investir na comunicação do mercado de seguros com a sociedade. Esta é uma bandeira que a Revista defende há muito anos. “Acreditamos que o mercado só terá um crescimento sus­tentado e alicerçado quando chegar aos meios de comunicação em massa com informações positivas”, disse Rossi.
Ele agradeceu a homenagem, afirmando que “o Prêmio é um tra­balho de toda a diretoria da CNseg e da Bradesco Seguros. Nossa missão é continuarmos crescendo, desenvolven­do o mercado de seguros e ocupando um espaço. Vocês também têm um papel importante, para que possamos pavimentar este crescimento e desen­volvimento”, completou.

pesquisa | planos de saúde
Operação no Sudeste e com classes C e D destacam operadora

No fim do ano passado, a Amil teve o controle de suas operações adquiri­do pela norte-americana United Health e espera, com a união, fazer uso de avançadas tecnologias, tradição de inovação, iniciativas de serviços e programas clínicos para reforçar ainda mais a saúde no Brasil. A meta é permitir que a Amil cresça ainda mais rápido e faça mais para cuidar de seus pacientes do mercado brasileiro.
Para isso, a companhia conta com os corretores como importante canal de distribuição. “A Amil tem no corretor, a figura central do seu processo organizacional, pois, através dos mesmos, temos a convicção que poderemos continuar com o nosso projeto, que é levar a melhoria da saú­de à nossa sociedade”, diz Norberto Birman, diretor corporativo da Amil.
A companhia tem se destacado entre os corretores, como demonstra a indicação da Amil como operadora destaque nas categorias “Planos de Saúde – Região Sudeste” e “Planos de Saúde Classes C e D – Nacional”, conforme pesquisa feita pela CVA Solutions para o Prêmio Melhores do Seguro 2013 da Revista Apólice.
“O reconhecimento das ações desenvolvidas pela empresa reforça, ainda mais, nosso interesse em inves­tir nessas áreas, pois nos incentiva a dar continuidade ao trabalho, levan­do medicina de qualidade, aliada às estratégias de nossos propósitos”, complementa Birman. Segundo ele, entre as ações com foco nos corretores realizadas pela companhia estão a constituição de uma universidade de vendas, que tem como objetivo a ca­pacitação dos profissionais de vendas, campanhas de incentivo, ferramentas e canais exclusivos. “Entendemos que teremos um aprofundamento, ainda maior, na relação com os corretores, não somente através da relação pes­soal, mas também por meio de outras ferramentas tecnológicas, que possi­bilitarão aos corretores maior facili­dade nos seus processos de vendas”, complementa o executivo.
Birman explica que a região Sudeste se caracteriza por possuir o maior PIB do Brasil e, como conse­quência, tem um grande agrupamento populacional. Portanto, para que a empresa possa almejar um crescimen­to sustentável, foca suas ações nessa região como estratégia.
Já o segmento que engloba as clas­ses C e D continua a ser uma grande oportunidade de crescimento, diz o executivo, pois a companhia possui produtos destinados a todas as faixas de renda. “Se considerarmos a atual taxa de cobertura dos planos médicos no Brasil, e o fato de que a maior parte das pessoas não cobertas por planos de saúde estão situadas nas classes mais baixas, percebe-se que a possibilidade do mercado crescer nas classes C e D é muito grande”, analisa.
A Amil deu continuidade à sua estratégia de crescer organicamen­te. Além da inauguração de novos escritórios e filiais, ampliou outras unidades, estendendo a presença no Brasil. Também reposicionou as marcas – com a Amil passando a ser o nome forte, enquanto Blue, Medial e Dix se tornaram linhas de produtos – e reviu o portfólio para torná-lo mais competitivo. “Seguiremos, nos próximos anos, nessa mesma linha, direcionando investimentos a negó­cios e iniciativas que possam levar a Amil à ascensão contínua”, finaliza Birman.

pesquisa | saúde, marítimo/aeronáutico, previdência e capitalização

Grupo é destaque em quatro categorias
Cenário econômico positivo dos últimos anos foi benéfico para o mercado segurador e refletiu no bom desempenho das empresas do Grupo Bradesco Seguros

Foram quatro os troféus rece­bidos por empresas do Grupo Bradesco Seguros no Prêmio Melhores do Seguro 2013. Segundo pesquisa com corretores, companhias do Grupo se destacaram nacionalmente nos ramos de seguro marítimo/aeronáutico e saúde, além da liderança em volume de prêmios em capitalização e o destaque na per­formance da carteira de previdência privada.
“A conquista do prêmio ‘Melhores do Seguro’ mostra que a empresa está no caminho certo, mas ainda reco­nhece que sempre há oportunidades de melhorias a serem exploradas e faz isso de forma continuada, melhoran­do sempre a atenção à saúde de seus segurados”, observa o presidente da Bradesco Saúde, Marcio Coriolano.
A Bradesco Saúde e sua controla­da Mediservice possuem juntas mais de 4 milhões de clientes. No primeiro semestre de 2013, o faturamento das duas empresas foi de R$ 5,7 bilhões, o que representa crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa de crescimento para 2013 é de 17% a 19%.
O destaque foi para o segmento de seguro saúde SPG (Seguro para Peque­nos Grupos – de 3 a 99 segurados), que cresceu 30,4 % no ano, em números de beneficiários, em relação ao mesmo período do ano anterior. A carteira de pequenas e médias empresas (PMEs) da Bradesco Saúde encerrou o primeiro semestre com mais de 678 mil vidas.
Outro fato importante em 2013 foi que a Bradesco Saúde e a Mediservice cresceram 7,06% na região Norte, 20,32% na região Nordeste e 15,5% na região Centro-Oeste em número de beneficiários (em relação a jun/2012). “Os bons resultados mostram que essas regiões vivem expansão econômica fundamentada na confirmação de qua­tro importantes cenários: o aumento da renda das famílias, a incorporação das classes C e D ao consumo, o cres­cimento da formalização do emprego e a necessidade de retenção de mão-de -obra pelas pequenas e médias empre­sas em novas condições competitivas”, analisa Coriolano.
Segundo o executivo, a parceria com os corretores é essencial para que a Bradesco Saúde, em conjunto com a Mediservice, mantenham a sua posição de líderes do mercado de saúde suplementar no segmento de planos e seguros coletivos, com pre­sença em todas as regiões do país. A rede de corretores que comercializa produtos Bradesco Saúde é composta por cerca de 2,2 mil profissionais.
Já a indicação como destaque nos ramos Marítimo/Aeronáutico é creditada ao “fruto do trabalho de uma equipe de profissionais qualificados e muito dedicados no atendimento personalizado de corretores e segurados, buscando oferecer o melhor em serviços e so­luções”, comenta Fernando Cheade, superintendente executivo do Grupo Bradesco Seguros.
De acordo com ele, a companhia está operando fortemente no segmento de aeronaves executivas e embarcações de recreio e comerciais, além de pro­mover investimentos significativos no desenvolvimento de sistemas para maior comodidade do corretor e agilidade nos processos da seguradora.
Os dois segmentos representam, hoje, em torno de 20 % de Ramos Elementares Corporativos. A expec­tativa de crescimento para 2013 é em torno de 10% para ambos os segmen­tos, considerando o aquecimento nas vendas de aeronaves executivas e de embarcações de lazer e de apoio à prospecção de petróleo.
“Mantemos a política de 100% corretor em todos os seguros da Brades­co, com foco no bom atendimento aos corretores e clientes, desde a emissão dos seguros ao atendimento em caso de sinistros”, garante Cheade.
“A Bradesco Vida e Previdência atua no mercado segurador há 32 anos. Foi a primeira seguradora ligada a uma instituição financeira a acreditar e a comercializar planos de previdência privada no país. Este reconhecimento é reflexo do comprometimento de nossos colaboradores em atender com excelência os nossos clientes”, considera Lúcio Flávio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, ao anali­sar o prêmio recebido pela performance da carteira da companhia.
Segundo ele, a empresa entende que o futuro faz parte de seu negócio, seja pela oferta de serviços e produtos cada vez mais adequados a seus clientes, seja pela promoção de iniciativas que visam a promover a longevidade com qualida­de de vida e bem-estar. “Pensando nisso, a seguradora investe constantemente no desenvolvimento de seus funcionários e colaboradores, incluindo programas de capacitação, cursos de especializa­ção no Brasil e no exterior, além de treinamentos presenciais e à distância. Paralelamente, realiza também Encon­tros Empresariais por todo o país, com o objetivo de apresentar os conceitos de seguros de vida e previdência privada, e a importância dos benefícios para as empresas como ferramenta de retenção de talentos”, completa.
No primeiro semestre de 2013, os planos de previdência privada repre­sentaram 84,27% do faturamento da Bradesco Vida e Previdência. Para este ano, a empresa tem como objetivo man­ter o mesmo ritmo de crescimento dos anos anteriores – cerca de 20% a 25% nos segmentos de vida e previdência.
O mercado segurador e de pre­vidência tem muito a crescer nos próximos anos, pois ainda é reduzido o número de brasileiros que possuem se­guro de vida e/ou plano de previdência privada. Em sua maioria, a população ainda está desenvolvendo o hábito de poupar e se planejar para o futuro. “O avanço da conscientização e da educa­ção financeira, associado ao aumento da renda, do emprego formal e da oferta de bons produtos, certamente cria um ambiente favorável ao desenvolvimento desse mercado”, observa Oliveira.
O cenário econômico tem se mos­trado muito positivo para o mercado segurador, que vem, nos últimos anos, crescendo bem acima da taxa de expan­são do PIB. Esse ciclo favorável con­tribuiu decisivamente para despertar o potencial do segmento de capitalização, o que também se refletiu no desempe­nho da companhia.A Bradesco Capitalização regis­trou faturamento de R$ 2,1 bilhões no primeiro semestre de 2013, cresci­mento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2013, a empresa pagou R$ 1,7 bilhão aos seus clientes, através de prêmios de sorteio e resgates de títulos. Desse total, pagou R$ 55,6 milhões em prêmios brutos, distribuídos para 1.231 títulos sorteados nesse período. A em­presa encerrou o primeiro semestre de 2013 com carteira de 22,5 milhões de títulos ativos, dos quais 8,2 milhões são títulos tradicionais e 14,3 milhões são títulos de cessão de direito de sorteio (como o Bilhete Residencial Premiável, por exemplo).
O bom desempenho da companhia rendeu à Bradesco Capitalização o destaque pela liderança em volume de prêmios. “O reconhecimento do prêmio ‘Melhores do Seguro’ é motivo de orgulho e grande satisfação para todos da Bradesco Capitalização”, diz o presidente da companhia, Norton Glabes Labes.
Hoje a empresa oferece ao merca­do títulos que compõem a família “Pé Quente Bradesco”, que variam de acor­do com o valor – a partir de R$ 8 -, forma de pagamento, prazo de contribuição, periodicidade dos sorteios e valor das premiações. Entre os produtos de maior destaque estão os títulos vinculados às causas sociais e às práticas ambiental­mente responsáveis. A novidade mais recente é o “Bradesco Solução de Alu­guel” comercializado pelos corretores cadastrados no Grupo Segurador, além das imobiliárias correntistas do Banco Bradesco em todo o Brasil.
Para 2013, a meta é a manutenção desse cenário e acompanhar o cresci­mento do mercado. “Por isso, a Bradesco Capitalização prioriza oferecer produtos e serviços alinhados com as necessida­des do consumidor moderno, cada vez mais exigente”, finaliza Labes.

pesquisa | auto
Conquistando objetivos e ampliando metas

Atualmente a HDI se apre­senta como uma companhia já consolidada no mercado brasileiro. Ganhadora do Prêmio Melhores do Seguro na cate­goria Auto da região Sul, a seguradora demonstra seu crescimento e o reco­nhecimento que recebe daqueles que conhecem a marca.
Assim foi desde o início da traje­tória da companhia. Há três décadas a HDI se instalava na região Sul do país e trazia consigo a confiabilidade que já possuía na Europa. Por conta disso, os imigrantes do sul do Brasil tornaram-se o foco inicial da seguradora.
Hoje, a companhia é líder nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo que o último ocupa a maior parcela no faturamento, além de uma participação de mercado de 16%. Ver esse crescimento a cada ano foi o que impulsionou a busca de espaço nos demais estados do país.
A expansão levou a seguradora a figurar entre as seis maiores do Brasil no segmento de automóveis, alcançando 1,4 milhão de veículos segurados em todo o país.
Outro ponto de destaque para a trajetória é a parceria com os corre­tores, que foram os responsáveis pela escolha da seguradora na categoria, como mostrou pesquisa realizada pela Revista Apólice.
Flávio Rodrigues, vice-presidente comercial da HDI, conta a importância da indicação ter sido feita por seus maiores parceiros: “Para nós, o corretor é e sempre foi visto e tratado como um fiel aliado estratégico. Receber esse reconhecimento, além de ser motivo de muita honra e orgulho, é também a con­firmação inquestionável do sucesso des­se relacionamento”, destaca. Rodrigues explica ainda que o foco dessa relação é pautá-la sempre pela ética e o respeito.
Por esse reconhecimento mútuo, a companhia pensa em ações exclusivas para atender os corretores, fazendo com que essa parceria seja fortalecida e aprofundada. Prova disso é que a dispo­nibilização de ferramentas para ajudar o profissional de seguros a agilizar seu atendimento, como é o caso do HDI Digital. Nesse sistema os corretores têm acesso online e em tempo real a todos os produtos da companhia, realizando cotações e tornando ágil o processo de venda.
Além disso, para continuar desen­volvendo projetos que sejam atraentes para angariar colaboradores, Rodrigues revela a interação com atividades vol­tadas aos corretores: “vamos continuar participando ativamente dos mais im­portantes eventos dirigidos aos correto­res de seguros, seja como patrocinador ou com palestras que visam o desenvol­vimento e aperfeiçoamento profissional e humano dos profissionais”, afirma.
Para o futuro, a seguradora conti­nuará investindo em sua fórmula que já vem dando certo, com destaque para as Centrais Bate-Pronto. Com insta­lações modernas, analistas e peritos ficam disponíveis nessas unidades para orientarem os clientes no caso da ocorrência de sinistro. Nelas, é possível realizar uma avaliação do carro e sair de lá sabendo qual será a dimensão do conserto e em qual oficina o trabalho poderá ser executado. “Tudo isso é feito com o máximo de agilidade. Em média, os segurados da HDI atendidos nessas unidades têm seus casos encaminhados e liberados pela seguradora em até 30 minutos”, aponta o executivo.
Ao todo são 41 centrais Bate-Pronto espalhadas pelo Brasil. Juntas elas atendem, em média, 9,5 mil sinistros por mês. “Contamos também com uma forte estrutura de filiais comerciais em todo o País que, plenamente adaptadas aos mercados regionais, nos permitem adequar o atendimento à realidade es­pecífica de cada local”, revela.
Para continuar crescendo e se des­tacando no mercado, a HDI já tem uma meta traçada que, segundo Rodrigues, vem se revelando eficaz em todo país: “aliar um preço justo à indiscutível qua­lidade de nossos produtos e serviços”. O executivo faz a afirmação destacando a competitividade do mercado com consumidores cada vez mais atentos e exigentes e expressando a necessidade de ir além.
“Temos de estar sempre sensíveis às mudanças e exigências do mercado. Buscamos atender de forma rápida e eficiente às demandas e necessidades do consumidor. Estes são posicionamentos dos quais não abrimos mão”, finaliza Rodrigues.

pesquisa | resseguradora local

Mais uma vez, o IRB-Brasil Re foi indicado pelos corretores como resseguradora nacional de maior destaque no último ano. A constatação foi verificada conforme pesquisa realizada pela CVA Solu­tions, a pedido da Revista Apólice, para o IV Prêmio Melhores do Seguro. É a quarta vez que a companhia recebe esta indicação.
“Ser reconhecido, mais uma vez, pelos corretores como a resssegura­dora nacional de maior destaque no último ano significa que continuamos no caminho certo. A percepção desse grupo, em especial, é muito importan­te para a empresa”, afirma o diretor de subscrição do IRB-Brasil Re, José Farias.
“A partir da quebra de monopó­lio em 2007, o IRB-Brasil Re vem passando por uma profunda transfor­mação, buscando adaptar-se ao am­biente de mercado livre, oferecendo a seus clientes um serviço mais ágil e competitivo, realidade percebida pelo mercado”, complementa o diretor.
Em 2012, o volume de prêmios emitidos alcançou a marca de, apro­ximadamente, R$ 2,7 bilhões, repre­sentando um crescimento de 19%, com resultado operacional de R$ 293,4 milhões e lucro líquido de R$ 397,1 milhões, superando em 14,7%, o resultado do exercício de 2011, tendo, ainda, um volume de sinistros retidos de R$ 799,9 milhões. Com isso, a empresa atingiu market share de aproximadamente 47% do mercado total de resseguros do país.
“Com o objetivo de manter sua condição de líder no Brasil e ampliar sua participação no mercado interna­cional, o IRB-Brasil Re permanecerá investindo na construção de relações de confiança e parceria com os seus clientes, oferecendo capacidade, agilidade, inovação e bons serviços”, acrescenta Farias.
Recentemente, o IRB-Brasil Re anunciou que concluirá sua privati­zação, finalizando um processo que durou 13 anos. Os últimos trâmites burocráticos devem ser finalizados em 1º de outubro.
A companhia será gerida por qua­tro instituições financeiras – o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e o Fundo de Investimentos da Caixa Econômica Federal. Esses bancos estão com­prando ações detidas pela União para assumir o controle do IRB-Brasil, cujo capital será 51% privado. Para a priva­tização do IRB-Brasil ser concluída, a Susep também precisa homologar o aumento de capital da empresa.
O IRB foi criado em 1939, pelo presidente Getúlio Vargas, e detinha o monopólio do mercado de resseguros até 2007. Atualmente, existem 110 empresas de resseguro no país.

pesquisa | crédito, rural e previdência privada
Oportunidades estreitam a relação com corretores
Companhia aproveita ramos pouco difundidos no mercado para expandir atuação e se aproximar dos colaboradores

A Mapfre Seguros aparece nas áreas de seguro de crédito e seguro rural como pioneira. Ainda que esses ramos sejam pouco ofertados por corretores, a companhia realiza ações que visam preparar melhor os colaboradores para que estes tenham condições de ampliar as carteiras. A área de Previdência Privada também é destaque na atuação da companhia.
Por conta dessas iniciativas, a Mapfre foi eleita, mais um ano, como vencedora do Prêmio Melhores do Seguro 2013, de acordo com pesquisa realizada pela Revista Apólice em conjunto com a CVA Solutions.
O seguro rural da companhia traz proteções específicas como o seguro para canaviais, máquinas e equipamentos agrícolas (que cobre acidentes e os danos que eles possam trazer às plantações), cobertura contra granizo, amparo às construções feitas em áreas agrícolas e todo o conteúdo delas (como produtos agropecuários, mercadorias, insumos e equipamen­tos fixos), entre outros. Além disso, o seguro pecuário tem como foco os animais destinados ao consumo, cria, recria e engorda.
A agropecuária tem uma forte atuação econômica, porém a im­portância segurada, comparada à produção, ainda é pequena. Durante o inverno desse ano muitos foram os prejuízos decorrentes das baixas tem­peraturas e o seguro rural veio à tona com mais força. A declaração dada por Luis Carlos Guedes Pinto, diretor de Seguros Rurais do Grupo BB e Mapfre demonstra que a companhia está preparada para os acontecimen­tos, com uma central de atendimento pronta para atender a demanda.
O seguro de crédito também é pouco difundido no Brasil. O início das operações no ramo aconteceu no país em 2000, mas já aparece como uma oportunidade para o corretor desenvolver suas áreas de atuação e oferecer aos clientes um produto que muitas vezes não é contratado pela falta de conhecimento.
Nesse produto os segurados ficam protegidos contra as imprevisi­bilidades de pagamento dos clientes domiciliados no país. Assim, fica garantido, com percentual definido previamente na apólice, que a empresa receberá de volta o gasto com perdas líquidas definitivas ou desembolso de gastos gerados pela inadimplência dos clientes.
“É uma felicidade muito grande ganhar esse prêmio, principalmente por conta da nossa equipe na área comercial, que é muito grande, tem muitos produtos pra vender e gasta um tempinho vendendo o seguro de crédito”, afirma Pedro Mattosi­nho, gerente Executivo de Grandes Riscos.
O ramo de Previdência Privada, por sua vez, também se apresenta como uma oportunidade de atuação. “Não basta a proteção dos bens e da vida, a Mapfre também garante prote­ção para o futuro dos clientes”, afirma Maristela Gorayb, diretora da Mapfre Previdência e Vida Resgatável.
No início de 2013 a seguradora decidiu investir ainda mais no conhe­cimento dos corretores parceiros. Para isso, criou um processo de treinamen­to realizado em encontros mensais. “Temos como um de nossos objetivos continuar levando para o corretor de seguros de todo Brasil, mesmo para aqueles que não têm o foco na venda de seguros para pessoas, o conceito da importância desse produto em suas vidas”, conclui Maristela.

pesquisa | vida
Reforço na parceria com corretores
MetLife pretende ampliar a atuação em todo o território nacional e diversificar cada vez mais o portfólio de produtos

Responsável por cerca de 85% das vendas da MetLife, o seguro de vida fez com que a seguradora se sobressaísse no mercado de seguros brasileiro. Segundo pesquisa realizada com corretores, a pedido da Revista Apólice, a companhia foi a que mais se destacou nacionalmen­te neste ramo.
“Para a MetLife é uma honra re­ceber esta homenagem na categoria de Seguro de Vida, pois estamos trabalhan­do fortemente na melhoria de processos, tecnologia e novos produtos. O nosso ob­jetivo é atender cada vez melhor nossos clientes e corretores”, enfatiza a diretora comercial da companhia, Renata Ferraz.
No segmento seguro de vida, a MetLife oferece diferentes planos corporativos (MetLife Empresa, MetLife Grupo e MetLife Corporate), que variam de acordo com o tamanho da empresa, a forma de contratação, o alcance das coberturas etc. O segmento empresarial possui ainda dois produtos diferenciados: MetLife Buy & Sell, um plano especial de sucessão empresarial em que a empresa paga aos herdeiros legais o valor correspondente às cotas do sócio que tenha falecido. Assim, os herdeiros mantêm seus direitos e os de­mais sócios continuam suas atividades sem que os herdeiros assumam parte do controle acionário da companhia. E o AP Estudante, que é um seguro ofereci­do a escolas com cobertura por morte ou acidente e despesas médico-hospitalares em caso de acidentes com alunos.
O mercado de seguros de pessoas encerrou o primeiro semestre de 2013 com evolução de 21%, comparado com o mesmo período do ano anterior. Arrecadou R$ 12,7 bilhões e pagou R$ 2,9 bilhões em indenizações. De acordo com a Fenaprevi, o baixo índice de desemprego e melhor distribuição de renda da população possibilitaram este avanço.
Com isso, a expectativa é de man­ter o crescimento em 2013. “O mercado de seguros está bastante aquecido. As nossas previsões devem acompanhar o mercado e crescer na casa de dois dígitos”, comenta Renata.
As estratégias para continuar neste objetivo envolvem fortalecer ainda mais a parceria com os corretores, ampliar a atuação em todo o território nacional e diversificar cada vez mais o portfólio de produtos.
“Desde quando iniciamos a nossa operação no Brasil em 1999, o corretor sempre foi um grande parceiro da MetLife, por isso procuramos valori­zar muito esta confiança, oferecendo aos corretores um relacionamento próximo, excelência nos serviços e o reconhecimento por meio de campa­nhas de incentivo”, reitera a executiva.
Quanto ao reforço no portfólio, Renata destaca o segmento das PME’s, para o qual a companhia está desen­volvendo linhas de produtos voltados para este setor. “Na linha do segmento PME Vida estamos trabalhando para trazer ainda mais diferenciais em nos­sos produtos, que serão divulgados em breve”, relata.
Outro fator que deve contribuir para o avanço da seguradora é a aprovação da resseguradora própria, permitindo que empresas multinacio­nais operem por meio de subsidiárias no Brasil. “Elas poderão agora incluir suas apólices locais de seguro de vida em grupo e acidentes pessoais coletivos em um pool multinacional, mantendo um serviço local de alto nível e usufruir de uma estrutura de alcance global com presença em mais de 100 países, além de contar com a solidez de uma empresa especializada em benefícios para empregados que ocupa posições de destaque no seg­mento corporativo nos mercados em que atua”, finaliza Renata.

pesquisa | plano de saúde premium
Fidelidade às expectativas dos clientes
Mantendo o foco em padrões de alta renda, Omint vence Prêmio Melhores do Seguro e confirma o reconhecimento de seus colaboradores

Fidelidade ao mercado de alto padrão marca a trajetória da Omint desde que começou a atuar no Brasil, em 1980. Esse investimento tem sido reconhecido. Com aproximadamente 105 mil vidas na carteira de clientes e faturamento de R$ 754 milhões em 2012, o cresci­mento da operadora fica em torno de 15% ao ano e 50% de suas vendas são efetuadas por corretores parceiros que reconhecem, mais uma vez, a Omint como melhor operadora na categoria Plano de Saúde Premium, conforme pesquisa realizada pela Revista Apóli­ce, em parceria com a CVA Solutions.
“Para nós é de extrema importância o reconhecimento desses profissionais. Eles são o nosso principal canal de vendas. A Revista Apólice é fonte de consulta desse canal, por isso estamos muito satisfeitos”, conta Cícero Barreto, diretor Comercial da Omint.
Investir nas classes A e B é ter o desafio de sempre inovar, pois este é um público exigente que espera receber um serviço de acordo com seu padrão de vida. Por isso, a companhia lançou esse ano o Omint Corporate.
Esse produto foi concebido em parceria com os corretores, que traziam à operadora uma demanda reprimida no mercado de atender clientes que estão na alta coordenação das empresas. Esses profissionais careciam de um programa com alto padrão voltado para eles. Mesmo os que estão em ascensão buscam um serviço com mais qualidade e planos diferenciados. Para tornar isso uma realidade, a Omint apostou em uma rede credenciada que faça jus ao desejo de seus segurados. “Nosso diferencial é não ter burocracia e disponibilizar o melhor da medicina e da odontologia no país”, ressalta Barreto.
Dentro de cada produto, além das redes credenciadas, há a preocupação em oferecer serviços que façam com que o cliente mantenha a média de permanência dos planos em 8 anos, como é hoje. No produto Corporate há dois programas específicos, um deles é o Boa Hora, que acompanha gestantes. O outro é o Leve na Boa, que cuida da saúde alimentar dos clientes.
Outro serviço diferenciado entre os destaques é a capacidade da operadora de prestar assistência médica para clien­tes que estão viajando, disponibilizando atendimento até para os que possuem doenças pré-existentes e em viagens ao exterior.
Hoje, aproximadamente 400 cor­retores trabalham em parceria com a Omint e o foco é mantê-los cada vez mais próximos. “Continuaremos traba­lhando com relacionamento próximo e com um canal de comunicação aberto. A companhia promove esse contato e percebemos que isso está dando certo”, afirma o executivo. Além dos corretores, o setor de vendas conta ainda com uma equipe de gerentes preparados para atender e dar suporte aos corretores, tirando dúvidas e auxiliando no fecha­mento das vendas.
O foco em um público específico, ao invés de restringir a atuação da Omint, acaba por consolidá-la cada vez mais no mercado. A companhia se empenha em atender as necessidades de clientes e colaboradores e recebe o reconhecimento de cada um deles.

pesquisa | automóvel e transporte
Parceria e benefícios que trazem resultados
A boa relação com o corretor e os benefícios agregados às apólices foram os principais responsáveis pela escolha da Porto Seguro como destaque nacional em duas categorias.

A Porto Seguro considera a relação com o corretor o mais relevante meio para realização de negócios e para ajudar a seguradora a disseminar e consolidar a cultura do seguro, mos­trando a seus clientes a importância de investir nesse instrumento de proteção. “Sermos premiados porque os corre­tores de seguros assim o decidiram, por meio de sua indicação, traduz o reconhecimento desses profissionais quanto à nossa postura de parceria”, afirma o diretor Executivo de Produ­ção, Rivaldo Leite.
Vencedora do Prêmio Melhores do Seguro 2013 nas categorias Automóvel e Transportes em âmbito nacional, a seguradora reconhece a grande impor­tância que essas duas carteiras têm para a companhia. O ramo Auto é o que pro­porciona a solidez e é a principal linha de produtos da Porto Seguro, garantindo a liderança desse mercado, além de ser o segmento mais procurado para contra­tação de apólices.
Já a importância da carteira de Transportes se dá pelo perfil da ativi­dade no país. As transportadoras são responsáveis pelo encaminhamento da maior parte do que é gerado por diversos mercados do País e são essen­ciais para fazer a economia brasileira funcionar.
Tendo como base os resultados do primeiro semestre de 2013, o volume de prêmios movimentados pelo Porto Seguro Auto, comparado com mesmo período do ano anterior, cresceu 16,1%. No seguro de Transportes esse valor ficou em 1%.
“Proteção Total” é o conceito que está em voga dentro da companhia. “Significa: estar ao lado do cliente no dia a dia, e não apenas no momento de um sinistro”, explica Leite. O executivo afirma ainda que essa máxima é algo que está intimamente ligado com a dinâmica do produto seguro. “Quem contrata uma apólice, a princípio, espera não ter que acioná-la, pois isso implica ter que mi­nimizar os prejuízos com determinadas ocorrências. Ou seja: em um primeiro momento, o cliente só percebe o valor do seguro que fez quando precisa acioná-lo”, exemplifica.
É justamente por modificar esse quadro que a Porto Seguro tornou-se reconhecida. Ela agregou uma série de serviços a seus seguros, para a re­sidência, carro, cliente, descontos em teatro. “São vantagens que permitem ao segurado usufruir a sua apólice no cotidiano. Sem deixar de lado o total apoio na hora em que o sinistro ocorrer”, observa Leite.
A história da Porto Seguro teve origem em 1945, quando contava com 50 funcionários. Hoje, a companhia atua com 135 sucursais escritórios regionais para atender mais de 24 mil corretores, 13 mil funcionários e 12 mil prestadores, além do controle de uma seguradora com mesmo nome no Uruguai.
Pela trajetória que a seguradora segue, os corretores poderão continuar contando com produtos que sejam atrativos a eles também. “Acima de tudo, queremos manter a relação de parceria e confiança construída com nossos corretores”, lembra o executivo. Assim, os corretores terão condições para oferecer aos clientes de acordo com múltiplas necessida­des. “Queremos ainda aperfeiçoar os canais de atendimento e formação que dispomos aos corretores, como palestras, cursos e serviços online, estrutura de apoio de apoio em nossas sucursais e regionais, entre outras iniciativas”, finaliza Leite.

pesquisa | previdência e saúde
Sul e Sudeste concentram público ideal para previdência e saúde
Segmentos renderam dois prêmios à SulAmérica, que foi indicada como destaque pelos corretores

O bom desempenho da SulAmérica nas regiões Sul e Sudeste renderam à seguradora duas indi­cações no Prêmio Melhores do Seguro 2013. Conforme pesquisa realizada com corretores pela CVA Solutions, a pedido da Revista Apólice, a companhia foi apontada como destaque em “saúde e previdência privada nas regiões Sul e Sudeste”.
“Isso só reforça a constante pre­ocupação da companhia em oferecer sempre os melhores produtos e ser­viços ao consumidor final, além de ferramentas eficazes para auxiliar o corretor de seguros na comercializa­ção”, avalia Manoel Cardoso, diretor de Relacionamento da área de Saúde e Odonto da SulAmérica.
Cardoso destaca, entre as ações da área para apoiar o corretor, a fer­ramenta de cotação, que visa propor­cionar mais praticidade no momento de executar as vendas; e o aplicativo de saúde, que disponibiliza serviços como o cartão digital de saúde e a localização de rede referenciada por geolocalização.
Segundo o executivo, as duas regiões concentram grande parte dos clientes. “Principalmente em São Pau­lo, capital e interior, sede de muitas empresas, de pequeno, médio e grande porte e que oferecem a seus funcioná­rios um plano de saúde”, diz.
Saúde é um dos benefícios mais desejados pelos brasileiros. Um reflexo disso está na expansão desse mercado, observada no primeiro semestre deste ano. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam um crescimento de 13,2% no período, alcançando R$44 bilhões em prêmios.
“Há pouco mais de um ano lan­çamos o novo portfólio de Saúde Empresarial e PME e o retorno que recebemos hoje é muito positivo. Além disso, lançamos um novo portfólio de seguro odontológico e planos por adesão. Também passamos a operar com tabela de preços regionalizada. Tudo isso, somado a uma atuação forte e direcionada da área Comercial, com aberturas de novas filiais, tem resulta­do nesse expressivo reconhecimento”, define Cardoso.
Já o destaque em previdência privada, segundo o diretor técnico da área, Márcio Magnaboschi, pode ser creditado a alguns fatores. Entre eles, o potencial de desenvolvimento e investimento nesse tipo de produto que a região Sudeste proporciona. Seja pelo seu PIB per capita, quanto pela disponibilidade de renda e força do seu parque industrial. Outro fato positivo para região é que ela concentra a maior parte das pessoas de alta renda.
“Podemos destacar também a estratégia de segmentação de clientes, a flexibilidade e qualidade do produto, que apresenta taxas de administração de ativos bem competitivas e não pos­sui taxa de carregamento na entrada; o constante trabalho de treinamento e capacitação dos corretores (nosso principal canal de distribuição) e a ótima performance dos nossos fundos”, justifica Magnaboschi.
A seguradora entende que a força de vendas dos corretores deve ir além da comercialização do produto em si e mostrar aos clientes o quão impor­tante é a consultoria de um profissional especializado no momento da compra do seguro. “Previdência é um inves­timento de longo prazo e o corretor tem o papel fundamental de orientar o consumidor para que o mesmo adquira o melhor produto dentro daquilo que deseja ou almeja. Não tem como ser diferente”, finaliza o executivo.

pesquisa | resseguradora internacional
Diversidade na subscrição de riscos
A Swiss Re investe na parceria com o corretor para conhecer melhor o consumidor final e aposta em seus diferenciais de mercado

Em 2013 a Swiss Re conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a indicação dos corretores na ca­tegoria Resseguradora Interna­cional do Prêmio Melhores do Seguro. Há um ano, a companhia recebeu auto­rização para atuar no Brasil como res­seguradora local. “Esses primeiros 12 meses foram realmente muito bons. É empolgante, mas também desafiador”, conta Margo Black, Head de resseguros para América Latina Sul e presidente da Swiss Re Brasil Resseguros.
A executiva revela que uma das maiores dificuldades foi atrair a equipe certa, atualmente a companhia tem 48 colaboradores que foram escolhidos cuidadosamente para atuar no Brasil, re­cebendo apoio de todo o grupo Swiss Re.
Com sede em Zurique (Suíça), a Swiss Re investe nas oportunidades do mercado brasileiro desde 1924 e acre­dita na importância de estar presente no país. “Existe uma vontade evidente de estar presente e de concorrer neste que é o maior mercado latino-ameri­cano”, afirma Margo.
A atuação da Swiss Re no Brasil se diferencia principalmente por sua di­versidade e atuação em diversas linhas, especialmente as áreas de agricultura, engenharia, aviação e marítimos. Em catástrofes naturais a companhia apresentou, no mês de agosto, uma ferramenta para o cálculo adequado ao risco de inundação, em um evento apoiado pela CNseg.
Outro ponto que desperta interes­se na atuação é o setor de seguros de vida. “Há um gap de proteção do risco de morte, ou seja, a diferença entre os recursos necessários e recursos disponíveis para manter o padrão de vida das pessoas no comando após falecimento do provedor”, explica Margo. Para esse ramo a companhia está desenvolvendo ferramentas que facilitem serviços e tragam soluções, como a telessubscrição, uma forma de subscrever apólices de vida através de entrevistas telefônicas.
Já o ramo de seguros de engenha­ria é um ponto forte da resseguradora há mais de 50 anos em todo o mundo. Existem desafios especiais ligados ao seguro de grandes projetos de infra-estrutura, como grandes quantias seguradas, prolongados períodos de construção e o rápido desenvolvimento tecnológico, que alteram constante­mente o cenário de riscos. Hoje os conhecimentos da Swiss Re oferecem subscrição e gestão de riscos de en­genharia civil, mecânica, química, nuclear e ambiental.
Como uma companhia consoli­dada no mercado brasileiro, a Swiss Re entende a importância da parceria com os corretores, relacionamento que caminha muito bem. “Na Swiss Re, acreditamos que a cadeia de valor do seguro começa com a compreensão do consumidor final, suas preferências e necessidades de proteção. Os correto­res são as pessoas que estão mais perto do cliente final. Vamos continuar co­laborando e providenciando pesquisas com consumidores, desenvolvimento de insight, ideias de estratégias de marketing e distribuição”, completa Margo Black.

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