Ultima atualização 20 de setembro

Demanda regulatória é risco que preocupa seguradoras

Fator colabora para que as companhias dêem mais atenção a questões ligadas a seus controles internos e ao risco operacional

Um levantamento recente realizado pela consultoria EY, com executivos de 65 companhias seguradoras no mundo inteiro, indicou que o risco de demandas regulatórias é um dos riscos que mais preocupa o mercado segurador global – ele aparece em segundo lugar no ranking elaborado pela consultoria neste ano. Em 2015, este risco deverá pular para o primeiro lugar do ranking de preocupações dos executivos – seguido por riscos com tendências econômicas, riscos cibernéticos e proteção de dados, crise da zona do euro, entre outros.

A gestão da demanda regulatória é um desafio a ser enfrentado pelas seguradoras. Como reagir de forma mais eficiente? Os temas regulatórios estão moldando empresas e definindo o mercado. Questões envolvendo o tratamento ao consumidor estão muito fortes também. Um exemplo recente é a regra que obriga a criação de ouvidorias nas companhias do setor.

Todos esses fatores colaboram para que as seguradoras dêem mais atenção a questões ligadas a seus controles internos e ao risco operacional, que pode resultar em falhas nas suas operações e, portanto, prejuízos. Este tema foi esmiuçado por diversos especialistas durante o 7º Seminário de Controles Internos & Compliance, promovido pela CNseg nesta quinta-feira, 19 de setembro, em São Paulo.

“Entendemos que a demanda regulatória é composta por componentes e fatores importantes, e sua adesão é compulsória, as companhias precisam atender. Cada vez mais as demandas regulatórias são disciplinares. Atingem todos os setores e as funções das empresas”, analisou Marcos Bentes, gerente sênior executivo da área de Financial Services da consultoria EY, um dos palestrantes.

De acordo com ele, para evitar falhas relacionadas a questões regulatórias, as seguradoras devem sempre ficar atentas a quatro fatores: qualidade das informações – “é preciso ter uma boa base de dados e com informações de qualidade”; procedimentos de controle – “quem controla, quem atesta, quem define se a documentação é válida, entre outros pontos; modelo de governança – é importante identificar o modelo de controle associado ao modelo de governança; e a quantidade de normativos – “é necessário acompanhá-los e verificar as mudanças”.

Jamille Niero / Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO