Ultima atualização 26 de setembro

Cobertura de RC Ambiental poderia cobrir prejuízos do incêndio em SC

Apesar de ainda não ter sido feita nenhuma divulgação a respeito de cobertura de risco ambiental, há um Comitê de Gerenciamento de Crise avaliando todas as possibilidades para evitar que os danos sejam ainda maiores
Incêndio em São Francisco do Sul / Foto do Corpo de Bombeiros de SC
Incêndio em São Francisco do Sul / Foto do Corpo de Bombeiros de SC
Incêndio em São Francisco do Sul / Foto do Corpo de Bombeiros de SC

Desde a noite da última terça-feira, 24/09, os bombeiros tentam controlar um incêndio em um armazém de fertilizantes no porto de São Francisco do Sul/SC. A fumaça tóxica já se espalhou pelo Estado e cerca de 800 pessoas foram para abrigos ou casas de parentes e amigos. Pelo menos 121 pessoas foram atendidas com sintomas de intoxicação. Especula-se que é pouco provável que haja seguro, porque o material em si não era tóxico. A fumaça produzida pelo incêndio é que espalha o gás amônio, este sim, tóxico.

“O armazém não é obrigado a ter seguro. E pior, seguro da dano ambiental é raro de se ver. Provavelmente teremos a socialização do prejuízo. Na Alemanha, EUA, França, Austrália, etc, quando uma firma opera com produtos perigosos (tóxicos / químicos) ela é obrigada a ter seguro de RC por dano ambiental”, afirma o corretor Gustavo Mello.

Álvaro Igrejas, da Willis

De acordo com Alvaro Igrejas, diretor de Linhas Financeiras da Willis, em um caso como esse o seguro de RC Ambiental poderia ser contratado pela indústria de fertilizantes ou pelo armazém. “Neste caso, todos os danos causados pela fumaça, sejam materiais ou físicos estariam cobertos, respeitado o limite da importância segurada”.

Igrejas conta que os danos possíveis não são poucos: há os danos corporais (pessoas que passaram mal por inalar a fumaça), danos materiais (veículos que possam ter sido atingidos pelo fogo, armazéns vizinhos, lucros cessantes etc) e danos ambientais (resíduos gerados pelo incêndio podem causar vários prejuízos à natureza).

Já foi noticiado que a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul construiu uma piscina para armazenar a água utilizada para o resfriamento do local.

 

KellyLubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO