Ultima atualização 18 de setembro

CNseg promove debate sobre prevenção à lavagem de dinheiro por meio de controles internos

Especialistas discutirão gestão de riscos operacionais, experiência europeia com Solvência II e lavagem de dinheiro

Com o objetivo de discutir a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro no mercado de seguros, a gestão de riscos operacionais e os desafios da Solvência II, modelo de cálculo de capital das empresas, no mercado europeu, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) realiza o VII Seminário de Controles Internos, Auditoria e Gestão de Riscos, cujo tema deste ano é “ Como Gerenciar o Risco Operacional”. Em parceria com a Escola Nacional de Seguros, o evento acontece nesta quinta-feira, 19 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Um dos destaques é a palestra do presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda (COAF-MF), Antonio Gustavo Rodrigues, que falará sobre a atuação do Conselho na prevenção à lavagem de dinheiro e a contribuição do setor de seguros. Durante a exposição, Rodrigues falará sobre a lei 9.613/98 e as alterações promovidas pela lei 12.683/12, e também a conversão do órgão como a Unidade de Inteligência Financeira do Brasil.

Para o superintendente de Regulação da CNseg, Alexandre Leal, há uma grande expectativa em relação à legislação para controles internos específicos para a prevenção e combate dos crimes de lavagem de dinheiro, publicada em julho de 2012. “O normativo vem sendo aperfeiçoado ao longo dos últimos anos e essa nova versão é um importante avanço em relação à anterior. A expectativa do mercado é que a nova regulamentação fortaleça ainda mais as ações de combate e prevenção”, explicou.

Regulação internacional

A implantação da Solvência II, modelo de capital a ser adotado pela Comunidade Europeia, é considerado por executivos do mercado um desafio para as seguradoras brasileiras, uma vez que leva a um aumento da necessidade capital e impacta processos e custos das empresas do setor. “Vários aspectos do modelo europeu estão sendo adaptados à realidade brasileira e as seguradoras já discutem com a Susep regras específicas para o Brasil levando em conta o impacto nas estratégias, as prioridades do setor e os benefícios para os negócios”, afirma Leal.

Segundo o executivo, a mudança visa a segurança do consumidor de seguros. “Com uma estrutura de capital mais adequada a tendência é a diminuição do risco das operações, o que traz maior segurança para o segurado que investe na compra de um produto”, explicou o superintendente da CNseg.

Durante o evento, também acontecerão painéis sobre os “Desafios da Solvência no Mercado Europeu e as regulamentações da Susep relacionadas à mensuração de risco”, com participação do representante da Deloitte Paris, Michel de La Bellière; “A Auditoria Interna e a sua relação com os Riscos Operacionais”, com palestra do presidente da Comissão de Controles Internos da CNseg, Assizio Oliveira; “A Ouvidoria como Fonte Mitigadora de Riscos Operacionais”, com participação do diretor da Cardif, Alexandre Pestilli; “Risco Operacional – Desafios e Oportunidades do mais novo Marco Regulatório”, com palestra do diretor da HDI Seguros, Alaim Assad; “O Desafio da Gestão de Riscos na Saúde Suplementar”, palestra ministrada pelo diretor da Bradesco Saúde, Flávio Bitter; e o painel “Tendência em Avaliação de Controles Internos Aplicada à Gestão de Risco Operacional”, com palestra do representante da KPMG, Phelipe Linhares. Ao final, o Grupo Toque de Areia ministrará a palestra motivacional “Ética – Se é que você me entende”.

 

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock