Ultima atualização 02 de setembro

Advogado assume presidência da Comissão de Ouvidorias da CNseg

Silas Rivelle terá como desafio implementar os indicadores de eficiência e incentivar sua utilização como canal de aproximação do mercado

A Comissão de Ouvidorias da CNseg acaba de eleger o novo presidente. O advogado Silas Rivelle, atual ouvidor do Grupo Seguros Unimed, assume o cargo com o desafio de implementar os indicadores de eficiência das ouvidorias e incentivar sua utilização como canal de aproximação do mercado segurador de órgãos reguladores e de proteção ao consumidor.

Segundo o novo presidente, uma das principais missões das ouvidorias hoje é ampliar a capacidade de resolução de conflitos no âmbito interno das empresas. “O cliente, muitas vezes, reclama por não ter recebido a informação necessária no momento da contratação do seguro ou durante a vigência e execução do contrato. Por isso, nosso esforço deve ser no sentido de tornar a ouvidoria como o canal prévio de procura do segurado antes de ingressar na justiça ou nos órgãos de defesa do consumidor. Ainda, difundir a cultura de que a reclamação não deve ser encarada como um problema e sim como um case, o que ajudará em muito no trabalho de apresentação de recomendações de melhorias”, explica.

O executivo destaca também a importância da atuação das ouvidorias nas redes sociais para a aproximação com o cliente. “Hoje, a maioria das empresas já recebe reclamação por meio das novas mídias. É um canal direto com o cliente e muito eficaz. É uma tendência, e o mercado já se adapta a essa nova realidade, mas ainda acreditamos no potencial dos outros canais”, ressalta Rivelle.

 

Nova regulação

Em abril, duas novas normas entraram em vigor no mercado segurador e de saúde suplementar. A Resolução Normativa 323, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e a 279, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), garantiram a obrigatoriedade da implantação de ouvidorias no setor em novos moldes. “Mesmo sem as resoluções, a maior parte das empresas de seguros já tinha implantado uma ouvidoria. Agora, o trabalho é de adaptação e de qualificação constante”, explica o novo presidente da Comissão.

A Comissão de Ouvidorias da CNseg, criada em 2005, conta atualmente com a participação de mais de 40 empresas, que representam 95% da receita do mercado segurador.

 

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO