Ultima atualização 27 de agosto

Profissional Seguro – As vantagens do Seguro de Responsabilidade Civil

*Deise Queiroz de Oliveira

O seguro de responsabilidade civil tem a finalidade de proteger o segurado, na maioria dos casos empresários e diretores de grandes empresas, de ações judiciais em que seja responsabilizado civilmente por danos a terceiros, sejam materiais, patrimoniais ou morais.
Ao contratar esse tipo de seguro, fica garantido o ressarcimento ao segurado da quantia que tiver que pagar em razão de reparações ou perdas causadas a alguém, desde que cobertos pela apólice contratada.
No Brasil, a oferta de tal modalidade de seguro, vem crescendo muito e tornou-se muito atrativa graças ao aumento no número de demandas que envolvem indenizações ou ressarcimento. O principal motivo é a constante luta do Poder Judiciário na proteção dos Direitos Humanos e do Consumidor que tem garantido o fácil acesso à Justiça, fazendo com que o cidadão procure, cada vez mais, a tutela dos seus direitos, principalmente no que diz respeito aos danos sofridos em decorrência das relações de consumo.
Outro fato que contribuiu para o crescimento deste produto foi a abertura do mercado de resseguros, em 2008, que possibilitou a entrada de empresas estrangeiras no mercado nacional e, também, contribuiu para o crescimento, especialmente, do seguro de responsabilidade civil.
As contratações deste seguro podem ser feitas de forma individual ou coletiva. No caso da contratação individual, o seguro é particular e protege um único segurado, enquanto que na contratação coletiva é destinada a vários segurados, por exemplo, quando o seguro é contratado em nome da empresa e visa proteger os sócios e diretores, os quais, mediante o pagamento de prêmio, terão seus prejuízos reembolsados.
Dentre os riscos protegidos pelo contrato de seguro está a responsabilidade por erros e omissões, o pagamento dos custos com defesa, multas, penalidades civis, danos morais, dívidas trabalhistas, entre outros.
Atualmente, os empresários e diretores de médio e grande porte buscam, cada vez mais, proteger-se contra reclamações e ações judiciais em razão de danos causados involuntariamente a terceiros.
Contratado o seguro, o profissional ou executivo pode tomar suas decisões amparadas pelo contrato, o que reduz significativamente os riscos do profissional que ocupa uma posição de destaque.
A garantia da proteção financeira, e, também, da tranquilidade para que todos os ocupantes de cargos de gestão tomem as decisões com segurança e serenidade é um dos principais atrativos do contrato de responsabilidade civil.
Com o aumento do mercado de seguradoras, a tendência é que esse tipo de seguro seja acessível, também, aos pequenos empresários e profissionais liberais, que na maioria das vezes são mais vulneráveis financeiramente às ações judiciais e consequente responsabilização civil pelos atos praticados em decorrência da profissão.
O intuito da contratação desta modalidade de seguros assemelha-se à contratação da cobertura de responsabilidade civil facultativa nos contratos de seguro de automóvel, ou seja, são cobertos os danos causados pelo segurado à terceiro.
Se há uma preocupação tão grande em proteger o veículo, por que não termos esse cuidado com a empresa ou até mesmo com o nosso futuro profissional? É sabido que os gastos com uma demanda judicial e eventual condenação, podem levar uma empresa desprotegida à falência ou até mesmo fulminar com as perspectivas de um profissional liberal.
Não há dúvidas acerca das vantagens do seguro de responsabilidade civil, cabendo à seguradora identificar os riscos do contratante e oferecer as soluções pertinentes para proteção do mesmo.

*Advogada do escritório Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock