Ultima atualização 07 de agosto

Poderes devem ser independentes e harmônicos

O presidente da Fenacor e deputado federal Armando Vergílio fez um balanço de suas ações na Câmara durante almoço do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo
Mauro Batista (Sindseg-SP), Armando Vergílio e Alexandre Camillo

Oito projetos em tramitação no Congresso Nacional tem relação direta com o mercado de seguros. O presidente da Fenacor, Armando Vergílio, apresentou todos eles ao mercado paulista durante o almoço mensal do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, realizado nesta terça-feira (06), no Circolo Italiano.

Ele é relator da nova Lei Geral de Seguros, que está tramitando no Congresso. O seguro de RC Profissional obrigatório para corretores de seguros também já foi aprovado e, em breve, deverá ser regulamentado. Há também o projeto de inclusão dos corretores de seguros no sistema de tributação do Simples. Vergílio defende que a inclusão das empresas deva levar em conta apenas o seu faturamento, até R$ 3,6 milhões/ano, e não o ramo de atividade. Já foi determinado pela comissão que cuida deste projeto que sejam realizados cinco seminários regionais para a discussão dos termos em que esta lei devera estar baseada.

Inspirado em um projeto do senador Romeu Tuma (falecido em 2010), Vergílio apresentou a proposta que regulamenta os desmanches. Segundo ele, este é um ato de grande importância porque suas consequências afetam diretamente a segurança pública (o fechamento dos desmanches ilegais inibe o roubo e furto  de veículos); barateiam o custo do seguro (ao fornecer partes e peças com certificado de origem e segurança); e promovem a indústria de autopeças. “Esta é uma ferramenta imprescindível para o surgimento do seguro popular de automóveis”, declarou Vergílio.

Há ainda a regulamentação do microsseguro e a possibilidade de cooperativas de reparação de veículos comercializarem seguros. Ele disse também que a regulamentação dos agentes de seguros não pode ser feita por norma infralegal, uma vez que a instituição de uma profissão deve ser feita via Poder Legislativo.

Por fim, Vergílio ratificou a sua posição de luta contra o seguro marginal, antes chamado equivocadamente de seguro “pirata”. “O brasileiro gosta do que é pirata, porque isso significa ser uma cópia fiel do original só que mais barata”. Temos que lutar contra estas associações e vamos fazer isso em parceria com a CNseg.

Kelly Lubiato / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO