Ultima atualização 28 de agosto

Planos odontológicos são ferramenta para reter talentos

Empresas procuram serviços que visam o bem-estar do funcionário. Acesso a planos de saúde bucal está entre os três principais pedidos

A saúde bucal dos brasileiros é uma questão que passa antes de tudo pelos valores culturais. Embora as pessoas apresentem reais preocupações com a qualidade de vida, elas tendem a dispor maiores recursos em planos de saúde. Os planos odontológicos acabam ficando em segundo plano, pois os problemas desencadeados às vezes demoram a aparecer e despertar preocupações.
O custo do atendimento odontoló­gico particular é uma das questões que mais pesam para que as pessoas deixem de prestar atenção em sua importância. É isso o que afirma Andrea Figueire­do, superintendente executiva da Área Odontológica da SulAmérica. “Se uma pessoa não precisar de odontologia em determinado momento, ela vai contor­nando a situação, deixando para ir ao dentista quando estiver em uma melhor condição financeira ou em caso de ur­gência”, destaca.
Mas a dificuldade em lidar com odontologia acaba quando o assunto está diretamente ligado às empresas, sendo apresentado como um benefício. Andrea ressalta como ocorre essa mudança de acesso: “o plano odontológico empresa­rial é barato para quem dá e essencial para quem recebe. Entra para preencher essa lacuna, e ainda ajuda a reter o bom profissional”, afirma.

Desempenho do mercado
O interesse pelo investimento por parte das empresas impulsiona o mer­cado, que tem crescido na casa dos dois dígitos. Em 2012, segundo dados divul­gados pela ANS, o ramo atingiu 12% de crescimento, mesmo em época de desa­celeração da economia. Mesmo assim, a odontologia possui apenas cerca de 18 milhões de beneficiários, o que é um número muito pequeno perto do tamanho da população.
Fabio Nogi, superintendente de planos odontológicos da MetLife, traça um paralelo com o mercado odonto­lógico norte-americano. “Nos Estados Unidos, que possui um mercado muito mais maduro nesta linha de negócio, mais de 60% dos habitantes possuem alguma modalidade de seguro odontoló­gico. Naquele país, a MetLife possui 24 milhões de beneficiários e mais de 180 mil dentistas credenciados”, destaca. O mercado brasileiro possui aproximada­ mente 250 mil profissionais, porém a abrangência de planos fica em apenas 9% da população.
Hoje, a região que mais possui be­neficiários é a Sudeste, com destaque para Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Porém, a região Nordeste e alguns estados do Norte, em termos absolutos, representam o crescimento mais signifi­cativo do mercado.
A Odontoprev, por exemplo, aposta em clientes com perfil pré-determinado. “Do ponto de vista de planos coletivos, o executivo de RH das empresas é o target principal, uma vez que é o responsável pela análise e aprovação dos benefícios que são disponibilizados aos colaborado­res”, revela Renato Velloso Dias Cardoso, diretor de desenvolvimento de mercado do Grupo.

Interesse nos clientes
Para Cardoso, o grande desafio é estar mais perto dos clientes. “Estender a cobertura de seguros para um número cada vez maior de empresas localizadas em novos centros econômicos” é a aposta que o executivo faz para conseguir um número cada vez maior de clientes.
Reter o funcionário vai muito além da questão salarial. As empresas que inves­tem em planos odontológicos estão aten­tas a isso e procuram oferecer produtos que se enquadrem nas necessidades, tanto dos empresários quanto dos funcionários. O produto é o terceiro mais procurado em relação aos benefícios empresariais. Cardoso reconhece as vantagens de in­vestir no ramo empresarial “A assistência odontológica se tornou um diferencial competitivo para atrair e reter talentos, bem como diminuir a rotatividade e o ab­senteísmo, além de aumentar a motivação e melhorar a qualidade de vida dos fun­cionários, reforçando nossa necessidade de atuação junto aos RHs”, explica.
Já Andrea destaca que existe outra utilização: “Não é apenas reter funcio­nário. Às vezes a empresa é familiar. Os planos PME são mais interessantes que o individual também nesses casos”.
Sabendo dessa perspectiva de mer­cado, o Inpao Dental resolveu investir em marketing e conversar diretamente com quem propõe os benefícios para funcionários. “Estamos investindo com mais força em ações de marketing de relacionamento e em campanhas promo­cionais de vendas. Em outra frente, temos buscado desenvolver negociações com os sindicatos (patronal e laboral) no sentido de tornar o benefício odontológico item de primeira necessidade no Acordo Co­letivo da Classe”, revela Wagner Martins, diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa.
O diferencial dos planos coletivos é a abrangência. Na maioria dos casos, não há como definir um público alvo, já que as empresas que contratam possuem diferentes ramos e tipos de profissionais. “Atualmente, o plano odontológico atinge públicos dos mais variados segmentos e classes sociais, em função da diversidade de produtos disponíveis no mercado e do custo mais acessível, quando comparado ao plano médico e a outros benefícios”, ressalta Nogi.

Confira a reportagem completa na edição de agosto (177).

Amanda Cruz / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO