Ultima atualização 07 de agosto

Mais de 80% dos clientes desejam manter plano de saúde atual

Entre aqueles que não contam com o benefício, esse é o terceiro principal item de desejo, atrás da casa própria e da educação

Pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apresentada nesta terça-feira (06/08), constata que 85% dos beneficiários de planos de saúde de oito regiões metropolitanas do País pretendem continuar com seus planos atuais. O mesmo levantamento identifica que contar com um plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros das áreas pesquisadas e que não possuem esse benefício, ficando atrás somente da casa própria e da educação.
Para Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS, a fidelidade dos beneficiários é um importante indicativo de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. “O setor de saúde suplementar é bastante competitivo e pulverizado. Se o beneficiário quer manter o plano atual, uma das razões, certamente, é que ele está sendo bem atendido por seu plano”, avalia.
O Datafolha ouviu, em fevereiro, 3,32 mil pessoas, entre beneficiários e não beneficiários, em oito regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa revela que, entre os beneficiários que avaliaram os serviços dos planos, 90% consideram “muito bom ou bom”o atendimento dado durante os exames, ficando em 86% a análise positiva sobre o atendimento das consultas e 87%o atendimento dado durante as internações. Os entrevistados na Região Metropolitana de Porto Alegre apresentaram os maiores índices de avaliação positiva nesses itens: 95% para o atendimento de exames e de consultas médicas, e 97%o atendimento dado durante as internações.
Ainda conforme o levantamento, 96% dos entrevistados “concordam totalmente ou em parte” que “quem conta com plano de saúde tem mais segurança, no caso de doença ou acidente”, o mesmo índice de concordância para as frases de que o plano “é essencial” e “é essencial para quem tem filhos pequenos”. Dos entrevistados, 92% concordam que quem tem plano “é atendido quando precisa” e 91% também concordam que os planos oferecem “atendimento de melhor qualidade”.

Objeto de desejo

O levantamento constata que entre os principais motivos para se ter (ou desejar) um plano, entre aqueles que não contam com o benefício, estão: a qualidade do atendimento dos planos de saúde (47%); a saúde pública é precária e o cidadão não quer depender do SUS (39%); e por segurança, para sentir-se tranquilo em caso de doença (18%) – as respostas eram múltiplas e o entrevistado podia indicar mais de uma razão.
Carneiro enxerga nos resultados um forte indicativo para o crescimento da saúde suplementar no Brasil nos próximos anos. “Menos de 25% da população brasileira contava com esse benefício no fim do ano passado. Os resultados comprovam que os planos são essenciais e o brasileiro valoriza esse benefício”, analisa. Prova disso é, segundo ele, que o levantamento revela que 80% dos entrevistados manifestaram “concordar plenamente” com a afirmação de que “o plano de saúde é essencial”.

Planos odontológicos
A pesquisa identificou ser também elevado, nacionalmente, o grau de fidelização dos beneficiários de planos de saúde e odontológicos: 69% recomendariam o plano para amigos e familiares e 78% pretendem seguir com o serviço atual.

Os principais resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta em www.iess.org.br

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO