Ultima atualização 27 de agosto

Comportamento do proprietário pode evitar roubo de automóvel

Com algumas medidas simples, é possível diminuir as chances de ter seu automóvel roubado

Um levantamento da área de Prevenção de Perdas da Zurich Seguros apontou que o comportamento dos proprietários de veículos também contribui negativamente para o aumento dos índices de roubo de automóveis, o que impacta diretamente no aumento do valor do seguro dos carros.
“A frequência com que um determinado modelo de automóvel é roubado é critério para a composição do preço do seguro, bem como o perfil do motorista. Por isso, alterar ou rever alguns comportamentos é válido não só para o mercado perceber que aquele modelo não é mais alvo de ladrões e baixar o preço do seguro, mas principalmente para evitar um trauma dentro de uma família”, comenta o consultor de Riscos de Transportes e Frotas da Zurich Seguros para a América Latina, Luis Vitiritti, responsável pela elaboração do estudo, que completa: “Instruções simples de seguir podem ser essenciais para evitar surpresas desagradáveis”.
No Brasil, de acordo com números divulgados pela CNseg, que utiliza como base dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o combate a esse tipo de crime ainda representa um desafio para as autoridades. Para se ter ideia, entre janeiro e junho deste ano, 1256 veículos foram roubados diariamente, em todo território nacional, algo em torno de 38 mil ocorrências mensais. Se este cenário se repetir nos próximos seis meses, deve-se fechar 2013 com mais de 458 mil casos. Ainda segundo o CNseg, dos 229.280 mil automóveis roubados até junho de 2013, o Sudeste concentra, em média, 63,43% das ocorrências, seguido do Sul (14,65%), Nordeste (10,69%), Centro-Oeste (7,88%) e Norte (3,35%).
De Norte a Sul do país, o importante é ter atenção a pequenos detalhes do dia-a-dia. Luis Vitiritti ressalta que essas medidas de segurança podem ser facilmente aplicáveis à rotina de qualquer pessoa. “Para quase todos os casos, aconselhamos que os proprietários ajam com atenção para resguardar sua segurança pessoal e também dos automóveis e bens especialmente em congestionamentos e locais de grande aglomeração, que representam o maior ambiente de risco nesses casos”.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a prevenir que seu carro seja roubado e te poupar de uma dor de cabeça.

1. Esteja atento quando trafegar em vias congestionadas e acompanhe os movimentos ao redor de seu veículo, especialmente se houver pessoas andando entre os carros. Lembre de fazer a observação utilizando os três espelhos do carro.
2. Teste seus alarmes e sistemas de rastreamento. Peça para que o instalador e equipe de manutenção ajudem nessa tarefa. E se não os tiver, avalie o investimento na instalação de equipamentos que dificultam a ação de bandidos como travas, alarmes, filmes protetores nos vidros, rastreadores, entre outros. Isso, inclusive, é ponto passível de redução do valor do seu seguro.
3. Prefira trafegar em vias de menor fluxo, mas com iluminação adequada e sempre com os vidros levantados.
4. Seja rápido ao estacionar ou sair do local estacionado, já que a maioria das abordagens ocorre exatamente neste momento.
5. Nunca deixe seu veículo desacompanhado e ligado, com a chave no contato, nem quando for apenas deixar uma encomenda na portaria do prédio do seu melhor amigo.
6. Estacione sempre em locais iluminados e dê preferência a estacionamentos privados. Na rua, prefira os locais debaixo de postes ou em frente a locais com maior movimentação.
7. Evite estacionar ou mesmo trafegar próximo de locais em que estejam acontecendo grandes eventos, como: shows, jogos de futebol, manifestações, eventos religiosos. Para quê arriscar se é possível buscar vias alternativas?
8. No caso de uso de “valet park” acompanhe a vistoria do manobrista e solicite um comprovante contendo nome claro do prestador de serviço e CNPJ da empresa.
9. Fique atento às notícias de roubo em locais onde você costuma trafegar ou mesmo em que vai passar.
10. Guarde em sua residência cópia dos documentos e dados do veículo e seus equipamentos.

Prevenindo roubo de bens – Outro problema constante está nos roubos e furtos de objetos e aparelhos eletrônicos instalados ou deixados nos automóveis. Para esses casos, o levantamento realizado pela seguradora recomenda o seguimento de duas orientações básicas: evite chamar a atenção para bens deixados dentro de carros, como: celulares, tablets, laptops, aparelhos de GPS, bolsas, malas e mochilas. Use e abuse dos porta-objetos de seu automóvel, que preservam seus bens mais escondidos e longe dos olhos dos oportunistas de plantão. Além disso, os aparatos tecnológicos que ajudam a estacionar e executam outras funções de auxílio ao motorista, apesar de práticos, devem ser evitados, pois são chamarizes para ladrões.

O que fazer em caso de roubo – Mesmo com toda prevenção, há ocasiões que não estão sob o controle de ninguém, portanto, a dica aqui é a de manter a calma e não esboçar nenhum tipo de reação diante da abordagem direta. Após o roubo ou furto, no entanto, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima, fornecendo o máximo de detalhes possível. O cliente Zurich Seguros deve acionar a Central de Serviço do Segurado e seguir todas as instruções. Para quem possui rastreador ou localizador, também é necessário pedir a ativação do sistema com a empresa responsável.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO