Ultima atualização 30 de julho

Consumidores ficarão mais críticos em relação ao mercado segurador

Segundo pesquisa da ANSP, 63% dos acadêmicos acreditam que consumidor também estará mais atento aos contratos de seguros

O consumidor de seguros deverá passar por uma mudança profunda em sua maneira de lidar com o setor. Em análise de especialistas da área 63% indicam a esperança de que os clientes passarão, em cinco anos, a procurar serviços diferenciados, prestar mais atenção em detalhes das apólices e serem mais críticos em relação ao atendimento oferecido. Por isso, as empresas precisarão oferecer produtos muitos bem desenhados, que satisfaçam plenamente os anseios da população.
Já para 50% dos corretores que se manifestaram sobre o mercado, o seguro de pessoas daqui cinco anos será principalmente baseado em novos produtos. Segundo os seguradores os planos individuais é que terão maior atuação no mercado. O microsseguro também é outra aposta das companhias. Já para os advogados do setor, é o plano VGBL que apresenta grande potencial de crescimento.
Os dados são de uma pesquisa desenvolvida pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência – que divulgou hoje, 30/07, a primeira Pesquisa Acadêmica sobre o mercado de seguros. A entidade, que possui membros de diversas áreas, desenvolveu um panorama sobre as expectativas do mercado, ouvindo opiniões de seguradores (25%), corretores (22%), advogados (14%) e consultores ou prestadores de serviços (39%). Em um total de 81 acadêmicos participantes, dos 197 membros.
Na carteira de Automóvel, a questão era descobrir se ela continuará sendo o principal ramo de atividade no país. Para 45% dos seguradores ocorrerão transformações profundas no segmento. Fernando Simões, membro da Academia, ressaltou que essa é uma tendência natural das companhias. “O segurador não quer mais que automóvel continue sendo o carro-chefe”. Segundo ele as companhias anseiam por novos caminhos. Mas para a maioria dos demais colaboradores, em especial corretores, a crença é que a carteira continue tendo a mesma importância que tem hoje, mais de 50% das respostas indicaram essa opinião.
A pesquisa indica ainda qual deverá ser o foco das empresas. Pessoas e informática são o destaque dos prováveis investimentos, porém a categoria de advogados acredita na capilaridade, que visa o aumento da rede, viabilizando o contato mais próximo entre companhias e clientes, mas essa opção não aparece como grande intenção das seguradoras.
A última questão trata sobre o que falta no mercado em relação a trabalhos e debates do setor. Seguradores (45%) e corretores (39%) acreditam que a discussão de novos produtos que podem ser trazidos para o Brasil é a informação mais importante que deve ser trazida à tona. A maior parcela dos advogados (55%) acredita na discussão dos aspectos legais para melhor entendimento do mercado, enquanto consultores (53%) enfatizam a análise das tendências como assunto mais relevante a ser discutido. Nessa questão fica clara a tendência natural de interesses distribuídos por categoria. Cada profissional busca avaliar e compreender melhor sua área de atuação.
A pesquisa veio para abrir os caminhos dos profissionais nos próximos anos. Sabendo a relação que existe entre todos eles, é necessário avaliar os anseios de cada grupo para desenvolver um campo em que todos consigam atuar de forma mais satisfatória e que isso se reflita também no atendimento ao consumidor. Francisco Márcio Pires destaca a importância de realizar esse tipo de análise: “o mercado utiliza essas pesquisas para realizar o seu planejamento”, aponta.

Amanda Cruz/Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO