Os Prêmios Abramge de Medicina e Jornalismo “Domingos de Lucca Junior”, em sua 19ª edição, têm como tema Doenças Mentais e Emocionais – Causas, Diagnósticos, Tratamentos e Orientação para População. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 50% dos transtornos mentais começam antes dos 14 anos e, no mundo, por volta de 20% das crianças e adolescentes terão problemas de saúde mental.
Os participantes da premiação devem ser jornalistas de mídia impressa ou médicos. As reportagens sobre o tema escolhido deverão ter sido publicadas entre 6 de outubro de 2012 e 4 de outubro de 2013. Os médicos concorrem com trabalhos inéditos sobre o mesmo assunto – Doenças Mentais e Emocionais – Causas, Diagnósticos, Tratamentos e Orientação para População . A comissão julgadora dos Prêmios será constituída de cinco membros em cada uma das categorias.
Outra pesquisa da OMS informa que um em cada quatro pacientes que utiliza serviços de saúde tem pelo menos um transtorno mental, neurológico ou de comportamento. E mais, a maioria desses transtornos não é tratada ou sequer identificada.
“O objetivo dos Prêmios Abramge é estimular médicos e jornalistas a promover conhecimento sobre saúde, seja na área científica, ou na mídia impressa e trazer cada vez mais informações para o público em geral”, diz o presidente da Abramge, Arlindo de Almeida. Os prêmios para os vencedores compreendem R$ 15.000,00 (brutos); além de troféu de autoria da artista plástica Anita Kaufman e diploma, para os médicos. E a quantia de R$ 10.000,00 (brutos), mais troféu e diploma, para os jornalistas.
Os profissionais de imprensa e de saúde devem seguir formas de apresentação pré-estabelecidas no regulamento do Prêmio. Os candidatos precisam enviar ficha de inscrição e outros documentos. Confira os detalhes do Regulamento em www.abramge.com.br.

A.C.
Revista Apólice

Deixe uma resposta