Ultima atualização 26 de junho

Recursos tecnológicos facilitam o cotidiano do corretor

Profissionais procuram acompanhar as atualizações e organizar a interação de sua rede interna, para que as novidades não virem problema

Para ser competitivo em qualquer mercado, todo profissional deve inserir-se no universo tecnológico. No ramo da corretagem há cada vez mais investimentos, tanto por parte dos corretores quanto das seguradoras. Este movimento atrai empresas de tecnologia para o desenvolvimento de produtos voltados para o mercado.

Corretores procuram acompanhar as atualizações e organizar a interação de sua rede interna, para que as novidades não acabem virando um problema.

É importante a relação do profissional de seguros com as ferramentas básicas. Computadores precisam estar funcionando perfeitamente, – em média devem ser trocados a cada dois anos -, tablets para consultas e comunicação, tanto interna quanto com clientes e sistemas como Windows e Linux sempre atualizados, para que seja possível a instalação de diversas plataformas desenvolvidas para facilitar o dia a dia da corretagem.

Plataformas seguras

O mercado já recebe investimento das empresas e possui plataformas que trazem agilidade ao corretor e dão a ele maior segurança no momento de calcular as propostas. Ferramentas de multicálculo foram desenvolvidas para trazer maior precisão e agilidade na emissão das apólices. Ao adquirir o produto, basta instalá-lo em um computador ou ter a senha para acessá-lo pela internet e a cotação do seguro pode ser feita de onde estiver.

É possível que o corretor tenha os dados de todos os seus clientes disponíveis nessas plataformas, bem como as informações das seguradoras e produtos que elas disponibilizam para cada perfil. Com tudo em um mesmo lugar, a cotação com diferentes seguradoras aumentam as chances de o cliente fazer uma escolha mais acertada em relação às suas necessidades.

Aleir Corrêa de Oliveira,corretor da Nice Seguros, destaca a importância de implantar um sistema como esse dentro da empresa: “A ferramenta nos permite administrar os contratos de seguro, permitindo análises gerenciais para a tomada de decisões, sem a qual seria muito difícil a administração da corretora. Não tem como fazer a gestão através de planilhas”, comenta.

Os distribuidores garantem a segurança. O acesso é restrito até mesmo para funcionários da corretora. Algumas opções podem ser disponibilizadas apenas ao administrador. Com esse tipo de plataforma, é possível organizar as comissões dos funcionários, ocorrências de sinistros, data de vencimento das apólices, fluxo de caixa, preparar relatórios e ter histórico dos segurados.

Informação nas nuvens

Outra novidade que tem atraído as corretoras é o armazenamento de arquivos em nuvem. O sistema funciona com a transferência de arquivos salvos no computador que podem ser enviados para serem guardados na web. Para acessá-los, basta possuir uma conta em uma plataforma online que disponibilize o serviço. Esses arquivos podem ser consultados a qualquer momento, bastando um computador, tablet ou smartphone com suporte e acesso à internet.

Há ainda plataformas que permitem não apenas o armazenamento, mas também o compartilhamento dos arquivos, que podem ser enviados de um computador a outro sem a necessidade de downloads, bastando apenas que os dois equipamentos estejam com a ferramenta instalada e permitam o acesso remoto.

Esses serviços oferecem um espaço determinado sem custos. À medida que o usuário precise de mais espaço poderá pagar por pacotes com planos anuais, permitindo o controle de gastos. Ângelo Monteiro, corretor da Acapu Seguros, é usuário do sistema, que deu à sua empresa uma nova dinâmica de operação. “Eu não preciso mais disponibilizar nada em rede. Disponibilizo arquivos para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Antes, se meu financeiro precisasse fazer um repasse de comissão teria que me enviar. Hoje, com o sistema implantado, ele altera no arquivo em nuvem, recebe um aviso e dá andamento”, explica.

A preocupação com o meio ambiente também entra em discussão. Automatizar os sistemas acaba por diminuir a quantidade de papel utilizado. “Em questão de custo, estamos deixando de imprimir muita coisa, trazendo economia, mas também estamos ajudando o planeta”, afirma Monteiro.

Confira a reportagem completa na edição de junho (175)

Amanda Cruz /Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO